Faculdade de Ciências Administrativas de Curvelo: Corpo discente e docente e matriz curricular (1991-1994)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Bruno Anthony Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira, Flávio César Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3528
Resumo: Esta pesquisa na área da História da Educação teve o objetivo geral de compreender o processo de implantação da Faculdade de Ciências Administração de Curvelo, no Estado de Minas Gerais (MG), no período de 1991 a 1995. Nesse sentido, de maneira específica, visa a delimitação do perfil discente, suas origens territoriais e sociais, a caracterização do corpo docente quanto aos aspectos relativos à sua formação, profissional e acadêmica, bem como a matriz curricular implantada, inicialmente, no curso de Administração, criado em 1990, com o ingresso da primeira turma, em 1991. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Documental, com fontes primárias e secundárias obtidas nos arquivos da Mitra Arquidiocesana de Diamantina, na legislação pertinente, bem como em fontes bibliográficas da área de história da educação. A partir desta pesquisa foi possível compreender o perfil dos alunos, dos professores, bem como a matriz curricular, de maneira a estabelecer um panorama institucional dos primeiros anos de funcionamento da instituição na cidade de Curvelo, MG.
id UEMG-2_338118ed58abc948c3c6dfa653c85a54
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3528
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Faculdade de Ciências Administrativas de Curvelo: Corpo discente e docente e matriz curricular (1991-1994)História de Instituição Educativa. Corpo Discente. Corpo Docente. Matriz Curricular.Esta pesquisa na área da História da Educação teve o objetivo geral de compreender o processo de implantação da Faculdade de Ciências Administração de Curvelo, no Estado de Minas Gerais (MG), no período de 1991 a 1995. Nesse sentido, de maneira específica, visa a delimitação do perfil discente, suas origens territoriais e sociais, a caracterização do corpo docente quanto aos aspectos relativos à sua formação, profissional e acadêmica, bem como a matriz curricular implantada, inicialmente, no curso de Administração, criado em 1990, com o ingresso da primeira turma, em 1991. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Documental, com fontes primárias e secundárias obtidas nos arquivos da Mitra Arquidiocesana de Diamantina, na legislação pertinente, bem como em fontes bibliográficas da área de história da educação. A partir desta pesquisa foi possível compreender o perfil dos alunos, dos professores, bem como a matriz curricular, de maneira a estabelecer um panorama institucional dos primeiros anos de funcionamento da instituição na cidade de Curvelo, MG.EDUEMG2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/352810.24934/eef.v23i39.3528Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 227-248Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 227-248Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 227-2482317-00931519-332210.24934/eef.v23i39reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3528/2635Copyright (c) 2020 Bruno Anthony Gonçalves Menezes, Flávio César Freitas Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Bruno Anthony GonçalvesVieira, Flávio César Freitas2020-06-10T15:59:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3528Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-06-10T15:59:01Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Administrativas de Curvelo: Corpo discente e docente e matriz curricular (1991-1994)
title Faculdade de Ciências Administrativas de Curvelo: Corpo discente e docente e matriz curricular (1991-1994)
spellingShingle Faculdade de Ciências Administrativas de Curvelo: Corpo discente e docente e matriz curricular (1991-1994)
Menezes, Bruno Anthony Gonçalves
História de Instituição Educativa. Corpo Discente. Corpo Docente. Matriz Curricular.
title_short Faculdade de Ciências Administrativas de Curvelo: Corpo discente e docente e matriz curricular (1991-1994)
title_full Faculdade de Ciências Administrativas de Curvelo: Corpo discente e docente e matriz curricular (1991-1994)
title_fullStr Faculdade de Ciências Administrativas de Curvelo: Corpo discente e docente e matriz curricular (1991-1994)
title_full_unstemmed Faculdade de Ciências Administrativas de Curvelo: Corpo discente e docente e matriz curricular (1991-1994)
title_sort Faculdade de Ciências Administrativas de Curvelo: Corpo discente e docente e matriz curricular (1991-1994)
author Menezes, Bruno Anthony Gonçalves
author_facet Menezes, Bruno Anthony Gonçalves
Vieira, Flávio César Freitas
author_role author
author2 Vieira, Flávio César Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Bruno Anthony Gonçalves
Vieira, Flávio César Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv História de Instituição Educativa. Corpo Discente. Corpo Docente. Matriz Curricular.
topic História de Instituição Educativa. Corpo Discente. Corpo Docente. Matriz Curricular.
description Esta pesquisa na área da História da Educação teve o objetivo geral de compreender o processo de implantação da Faculdade de Ciências Administração de Curvelo, no Estado de Minas Gerais (MG), no período de 1991 a 1995. Nesse sentido, de maneira específica, visa a delimitação do perfil discente, suas origens territoriais e sociais, a caracterização do corpo docente quanto aos aspectos relativos à sua formação, profissional e acadêmica, bem como a matriz curricular implantada, inicialmente, no curso de Administração, criado em 1990, com o ingresso da primeira turma, em 1991. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Documental, com fontes primárias e secundárias obtidas nos arquivos da Mitra Arquidiocesana de Diamantina, na legislação pertinente, bem como em fontes bibliográficas da área de história da educação. A partir desta pesquisa foi possível compreender o perfil dos alunos, dos professores, bem como a matriz curricular, de maneira a estabelecer um panorama institucional dos primeiros anos de funcionamento da instituição na cidade de Curvelo, MG.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3528
10.24934/eef.v23i39.3528
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3528
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i39.3528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3528/2635
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Bruno Anthony Gonçalves Menezes, Flávio César Freitas Vieira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Bruno Anthony Gonçalves Menezes, Flávio César Freitas Vieira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 227-248
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 227-248
Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 227-248
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i39
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469787357184