Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favacho, André Marcio Picanço
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/90
Resumo: A experiência docente tem sido tratada a partir dos estudos sobre os saberes práticos do professor. Em razão disso, vários desses estudos atestam que os saberes da docência podem ser classificados em saberes de professores novatos, experientes e de aposentados; e, ainda, saberes da formação inicial, da formação continuada, curriculares, pedagógicos, experienciais etc. O presente artigo pretende mostrar algumas lacunas sobre esse debate principalmente em função da exclusão de autores que discutiram a experiência propriamente dita. É por esse motivo que o texto retoma alguns estudos de Benjamim e Foucault sobre o tema a fim de problematizar a noção atual de experiência docente. Porém, mais do que isso, quer convidar os pesquisadores e os professores a pensarem com mais rigor a relação docência e sociedade contemporânea, posto que é nesse contexto que a experiência necessita ser pensada. Afinal, a experiência é um caminho aberto ao desconhecido.
id UEMG-2_35c7992981881b5a9b39968c8c39ffe6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/90
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusãoExperiência de siexperiência docentedesilusão socialWalter BenjaminMichel Foucault.A experiência docente tem sido tratada a partir dos estudos sobre os saberes práticos do professor. Em razão disso, vários desses estudos atestam que os saberes da docência podem ser classificados em saberes de professores novatos, experientes e de aposentados; e, ainda, saberes da formação inicial, da formação continuada, curriculares, pedagógicos, experienciais etc. O presente artigo pretende mostrar algumas lacunas sobre esse debate principalmente em função da exclusão de autores que discutiram a experiência propriamente dita. É por esse motivo que o texto retoma alguns estudos de Benjamim e Foucault sobre o tema a fim de problematizar a noção atual de experiência docente. Porém, mais do que isso, quer convidar os pesquisadores e os professores a pensarem com mais rigor a relação docência e sociedade contemporânea, posto que é nesse contexto que a experiência necessita ser pensada. Afinal, a experiência é um caminho aberto ao desconhecido.EDUEMG2010-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/9010.24934/eef.v13i15.90Educação em Foco; Vol. 13 No. 15 (2010): Educação em Foco; 37-60Educação em Foco; Vol. 13 Núm. 15 (2010): Educação em Foco; 37-60Educação em Foco; v. 13 n. 15 (2010): Educação em Foco; 37-602317-00931519-332210.24934/eef.v13i15reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/90/125Favacho, André Marcio Picançoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/90Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão
title Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão
spellingShingle Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão
Favacho, André Marcio Picanço
Experiência de si
experiência docente
desilusão social
Walter Benjamin
Michel Foucault.
title_short Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão
title_full Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão
title_fullStr Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão
title_full_unstemmed Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão
title_sort Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão
author Favacho, André Marcio Picanço
author_facet Favacho, André Marcio Picanço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Favacho, André Marcio Picanço
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência de si
experiência docente
desilusão social
Walter Benjamin
Michel Foucault.
topic Experiência de si
experiência docente
desilusão social
Walter Benjamin
Michel Foucault.
description A experiência docente tem sido tratada a partir dos estudos sobre os saberes práticos do professor. Em razão disso, vários desses estudos atestam que os saberes da docência podem ser classificados em saberes de professores novatos, experientes e de aposentados; e, ainda, saberes da formação inicial, da formação continuada, curriculares, pedagógicos, experienciais etc. O presente artigo pretende mostrar algumas lacunas sobre esse debate principalmente em função da exclusão de autores que discutiram a experiência propriamente dita. É por esse motivo que o texto retoma alguns estudos de Benjamim e Foucault sobre o tema a fim de problematizar a noção atual de experiência docente. Porém, mais do que isso, quer convidar os pesquisadores e os professores a pensarem com mais rigor a relação docência e sociedade contemporânea, posto que é nesse contexto que a experiência necessita ser pensada. Afinal, a experiência é um caminho aberto ao desconhecido.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/90
10.24934/eef.v13i15.90
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/90
identifier_str_mv 10.24934/eef.v13i15.90
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/90/125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 13 No. 15 (2010): Educação em Foco; 37-60
Educação em Foco; Vol. 13 Núm. 15 (2010): Educação em Foco; 37-60
Educação em Foco; v. 13 n. 15 (2010): Educação em Foco; 37-60
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v13i15
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468458811392