Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/90 |
Resumo: | A experiência docente tem sido tratada a partir dos estudos sobre os saberes práticos do professor. Em razão disso, vários desses estudos atestam que os saberes da docência podem ser classificados em saberes de professores novatos, experientes e de aposentados; e, ainda, saberes da formação inicial, da formação continuada, curriculares, pedagógicos, experienciais etc. O presente artigo pretende mostrar algumas lacunas sobre esse debate principalmente em função da exclusão de autores que discutiram a experiência propriamente dita. É por esse motivo que o texto retoma alguns estudos de Benjamim e Foucault sobre o tema a fim de problematizar a noção atual de experiência docente. Porém, mais do que isso, quer convidar os pesquisadores e os professores a pensarem com mais rigor a relação docência e sociedade contemporânea, posto que é nesse contexto que a experiência necessita ser pensada. Afinal, a experiência é um caminho aberto ao desconhecido. |
id |
UEMG-2_35c7992981881b5a9b39968c8c39ffe6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/90 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusãoExperiência de siexperiência docentedesilusão socialWalter BenjaminMichel Foucault.A experiência docente tem sido tratada a partir dos estudos sobre os saberes práticos do professor. Em razão disso, vários desses estudos atestam que os saberes da docência podem ser classificados em saberes de professores novatos, experientes e de aposentados; e, ainda, saberes da formação inicial, da formação continuada, curriculares, pedagógicos, experienciais etc. O presente artigo pretende mostrar algumas lacunas sobre esse debate principalmente em função da exclusão de autores que discutiram a experiência propriamente dita. É por esse motivo que o texto retoma alguns estudos de Benjamim e Foucault sobre o tema a fim de problematizar a noção atual de experiência docente. Porém, mais do que isso, quer convidar os pesquisadores e os professores a pensarem com mais rigor a relação docência e sociedade contemporânea, posto que é nesse contexto que a experiência necessita ser pensada. Afinal, a experiência é um caminho aberto ao desconhecido.EDUEMG2010-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/9010.24934/eef.v13i15.90Educação em Foco; Vol. 13 No. 15 (2010): Educação em Foco; 37-60Educação em Foco; Vol. 13 Núm. 15 (2010): Educação em Foco; 37-60Educação em Foco; v. 13 n. 15 (2010): Educação em Foco; 37-602317-00931519-332210.24934/eef.v13i15reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/90/125Favacho, André Marcio Picançoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/90Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão |
title |
Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão |
spellingShingle |
Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão Favacho, André Marcio Picanço Experiência de si experiência docente desilusão social Walter Benjamin Michel Foucault. |
title_short |
Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão |
title_full |
Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão |
title_fullStr |
Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão |
title_full_unstemmed |
Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão |
title_sort |
Experiência docente e desafios extremos: aproximações entre experiência de si e tempos de desilusão |
author |
Favacho, André Marcio Picanço |
author_facet |
Favacho, André Marcio Picanço |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Favacho, André Marcio Picanço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência de si experiência docente desilusão social Walter Benjamin Michel Foucault. |
topic |
Experiência de si experiência docente desilusão social Walter Benjamin Michel Foucault. |
description |
A experiência docente tem sido tratada a partir dos estudos sobre os saberes práticos do professor. Em razão disso, vários desses estudos atestam que os saberes da docência podem ser classificados em saberes de professores novatos, experientes e de aposentados; e, ainda, saberes da formação inicial, da formação continuada, curriculares, pedagógicos, experienciais etc. O presente artigo pretende mostrar algumas lacunas sobre esse debate principalmente em função da exclusão de autores que discutiram a experiência propriamente dita. É por esse motivo que o texto retoma alguns estudos de Benjamim e Foucault sobre o tema a fim de problematizar a noção atual de experiência docente. Porém, mais do que isso, quer convidar os pesquisadores e os professores a pensarem com mais rigor a relação docência e sociedade contemporânea, posto que é nesse contexto que a experiência necessita ser pensada. Afinal, a experiência é um caminho aberto ao desconhecido. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/90 10.24934/eef.v13i15.90 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/90 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v13i15.90 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/90/125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 13 No. 15 (2010): Educação em Foco; 37-60 Educação em Foco; Vol. 13 Núm. 15 (2010): Educação em Foco; 37-60 Educação em Foco; v. 13 n. 15 (2010): Educação em Foco; 37-60 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v13i15 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468458811392 |