Pesquisas com bebês e crianças pequenas: Problematizações teórico-metodológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3449 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo a proposição de uma abordagem reflexiva acerca de questões teórico-metodológicas no sentido de garantir a visibilidade dos bebês e crianças pequenas nas pesquisas. São discutidos assuntos concernentes aos desafios na entrada em campo, aos acordos, à ética e à necessidade de abordagem dos bastidores das pesquisas. Com foco em preceitos da pesquisa de inspiração etnográfica, são apresentados desafios como a triangulação na interpretação e análise dos dados, a reflexividade e o diálogo com as metodologias visuais. Por último, são expostas questões sobre possibilidades do direito de participação dos bebês e crianças pequenas na geração, análise e discussão dos resultados das investigações e reflexões sobre como as pesquisas combebês e crianças pequenas podem contribuir para a educação infantil. |
id |
UEMG-2_39eec2084db78b86a26b0c68b9dadda2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3449 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisas com bebês e crianças pequenas: Problematizações teórico-metodológicaspesquisasmetodologiasbebêscrianças pequenasO presente artigo tem como objetivo a proposição de uma abordagem reflexiva acerca de questões teórico-metodológicas no sentido de garantir a visibilidade dos bebês e crianças pequenas nas pesquisas. São discutidos assuntos concernentes aos desafios na entrada em campo, aos acordos, à ética e à necessidade de abordagem dos bastidores das pesquisas. Com foco em preceitos da pesquisa de inspiração etnográfica, são apresentados desafios como a triangulação na interpretação e análise dos dados, a reflexividade e o diálogo com as metodologias visuais. Por último, são expostas questões sobre possibilidades do direito de participação dos bebês e crianças pequenas na geração, análise e discussão dos resultados das investigações e reflexões sobre como as pesquisas combebês e crianças pequenas podem contribuir para a educação infantil. EDUEMG2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/344910.24934/eef.v23i39.3449Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 149-167Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 149-167Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 149-1672317-00931519-332210.24934/eef.v23i39reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3449/2631Copyright (c) 2020 Ana Cristina Coll Delgado, Carolina Machado Castelliinfo:eu-repo/semantics/openAccessColl Delgado, Ana CristinaCastelli, Carolina Machado2020-06-10T15:59:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3449Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-06-10T15:59Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisas com bebês e crianças pequenas: Problematizações teórico-metodológicas |
title |
Pesquisas com bebês e crianças pequenas: Problematizações teórico-metodológicas |
spellingShingle |
Pesquisas com bebês e crianças pequenas: Problematizações teórico-metodológicas Coll Delgado, Ana Cristina pesquisas metodologias bebês crianças pequenas |
title_short |
Pesquisas com bebês e crianças pequenas: Problematizações teórico-metodológicas |
title_full |
Pesquisas com bebês e crianças pequenas: Problematizações teórico-metodológicas |
title_fullStr |
Pesquisas com bebês e crianças pequenas: Problematizações teórico-metodológicas |
title_full_unstemmed |
Pesquisas com bebês e crianças pequenas: Problematizações teórico-metodológicas |
title_sort |
Pesquisas com bebês e crianças pequenas: Problematizações teórico-metodológicas |
author |
Coll Delgado, Ana Cristina |
author_facet |
Coll Delgado, Ana Cristina Castelli, Carolina Machado |
author_role |
author |
author2 |
Castelli, Carolina Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coll Delgado, Ana Cristina Castelli, Carolina Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pesquisas metodologias bebês crianças pequenas |
topic |
pesquisas metodologias bebês crianças pequenas |
description |
O presente artigo tem como objetivo a proposição de uma abordagem reflexiva acerca de questões teórico-metodológicas no sentido de garantir a visibilidade dos bebês e crianças pequenas nas pesquisas. São discutidos assuntos concernentes aos desafios na entrada em campo, aos acordos, à ética e à necessidade de abordagem dos bastidores das pesquisas. Com foco em preceitos da pesquisa de inspiração etnográfica, são apresentados desafios como a triangulação na interpretação e análise dos dados, a reflexividade e o diálogo com as metodologias visuais. Por último, são expostas questões sobre possibilidades do direito de participação dos bebês e crianças pequenas na geração, análise e discussão dos resultados das investigações e reflexões sobre como as pesquisas combebês e crianças pequenas podem contribuir para a educação infantil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3449 10.24934/eef.v23i39.3449 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3449 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i39.3449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3449/2631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Cristina Coll Delgado, Carolina Machado Castelli info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Cristina Coll Delgado, Carolina Machado Castelli |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 149-167 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 149-167 Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 149-167 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i39 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469785260033 |