Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Mary
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Caetano, Marcio, de Sousa, Nilcelio Sacramento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4988
Resumo: O enfoque temático deste estudo são as contradições entre os projetos anti-homofóbicos na escola e as suas práticas. Para tanto, assumiu-se a proposta de exemplificar essas contradições ao analisar dez artigos entre os que fazem parte do acervo obtido em uma pesquisa sobre o estado da arte sobre a diversidade sexual e educação, implementada com apoio do CNPq. Na metodologia, adotou-se o procedimento de revisão narrativa, fazendo-se uma síntese descritiva, seguida de comentário apreciativo do conteúdo, com atenção a elementos contraditórios entre projetos e práticas. Na discussão conclusiva, ressaltamos que, embora se encontrem discrepâncias entre o que se propõe e o que se pratica, avanços significativos dos anos 1990 até a metade desta década não podem ser ignorados. Valoriza-se, portanto, o incremento de pesquisas que repercutam na desconstrução de preconceitos que constituem a substância da homofobia.
id UEMG-2_4737cbcc942d05d8c7be701980dd3edb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4988
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escolaDiversidadeEducaçãoProjetosContradiçõesO enfoque temático deste estudo são as contradições entre os projetos anti-homofóbicos na escola e as suas práticas. Para tanto, assumiu-se a proposta de exemplificar essas contradições ao analisar dez artigos entre os que fazem parte do acervo obtido em uma pesquisa sobre o estado da arte sobre a diversidade sexual e educação, implementada com apoio do CNPq. Na metodologia, adotou-se o procedimento de revisão narrativa, fazendo-se uma síntese descritiva, seguida de comentário apreciativo do conteúdo, com atenção a elementos contraditórios entre projetos e práticas. Na discussão conclusiva, ressaltamos que, embora se encontrem discrepâncias entre o que se propõe e o que se pratica, avanços significativos dos anos 1990 até a metade desta década não podem ser ignorados. Valoriza-se, portanto, o incremento de pesquisas que repercutam na desconstrução de preconceitos que constituem a substância da homofobia.EDUEMG2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/498810.24934/eef.v24i42.4988Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 379-399Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 379-399Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 379-3992317-00931519-332210.24934/eef.v24i42reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4988/3356Copyright (c) 2021 Mary Rangel, Marcio Caetano, Nilcelio Sacramento de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessRangel, MaryCaetano, Marciode Sousa, Nilcelio Sacramento2021-05-10T12:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4988Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-05-10T12:08:55Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola
title Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola
spellingShingle Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola
Rangel, Mary
Diversidade
Educação
Projetos
Contradições
title_short Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola
title_full Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola
title_fullStr Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola
title_full_unstemmed Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola
title_sort Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola
author Rangel, Mary
author_facet Rangel, Mary
Caetano, Marcio
de Sousa, Nilcelio Sacramento
author_role author
author2 Caetano, Marcio
de Sousa, Nilcelio Sacramento
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Mary
Caetano, Marcio
de Sousa, Nilcelio Sacramento
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade
Educação
Projetos
Contradições
topic Diversidade
Educação
Projetos
Contradições
description O enfoque temático deste estudo são as contradições entre os projetos anti-homofóbicos na escola e as suas práticas. Para tanto, assumiu-se a proposta de exemplificar essas contradições ao analisar dez artigos entre os que fazem parte do acervo obtido em uma pesquisa sobre o estado da arte sobre a diversidade sexual e educação, implementada com apoio do CNPq. Na metodologia, adotou-se o procedimento de revisão narrativa, fazendo-se uma síntese descritiva, seguida de comentário apreciativo do conteúdo, com atenção a elementos contraditórios entre projetos e práticas. Na discussão conclusiva, ressaltamos que, embora se encontrem discrepâncias entre o que se propõe e o que se pratica, avanços significativos dos anos 1990 até a metade desta década não podem ser ignorados. Valoriza-se, portanto, o incremento de pesquisas que repercutam na desconstrução de preconceitos que constituem a substância da homofobia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4988
10.24934/eef.v24i42.4988
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4988
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i42.4988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4988/3356
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Mary Rangel, Marcio Caetano, Nilcelio Sacramento de Sousa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Mary Rangel, Marcio Caetano, Nilcelio Sacramento de Sousa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 379-399
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 379-399
Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 379-399
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i42
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470292770816