Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4988 |
Resumo: | O enfoque temático deste estudo são as contradições entre os projetos anti-homofóbicos na escola e as suas práticas. Para tanto, assumiu-se a proposta de exemplificar essas contradições ao analisar dez artigos entre os que fazem parte do acervo obtido em uma pesquisa sobre o estado da arte sobre a diversidade sexual e educação, implementada com apoio do CNPq. Na metodologia, adotou-se o procedimento de revisão narrativa, fazendo-se uma síntese descritiva, seguida de comentário apreciativo do conteúdo, com atenção a elementos contraditórios entre projetos e práticas. Na discussão conclusiva, ressaltamos que, embora se encontrem discrepâncias entre o que se propõe e o que se pratica, avanços significativos dos anos 1990 até a metade desta década não podem ser ignorados. Valoriza-se, portanto, o incremento de pesquisas que repercutam na desconstrução de preconceitos que constituem a substância da homofobia. |
id |
UEMG-2_4737cbcc942d05d8c7be701980dd3edb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4988 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escolaDiversidadeEducaçãoProjetosContradiçõesO enfoque temático deste estudo são as contradições entre os projetos anti-homofóbicos na escola e as suas práticas. Para tanto, assumiu-se a proposta de exemplificar essas contradições ao analisar dez artigos entre os que fazem parte do acervo obtido em uma pesquisa sobre o estado da arte sobre a diversidade sexual e educação, implementada com apoio do CNPq. Na metodologia, adotou-se o procedimento de revisão narrativa, fazendo-se uma síntese descritiva, seguida de comentário apreciativo do conteúdo, com atenção a elementos contraditórios entre projetos e práticas. Na discussão conclusiva, ressaltamos que, embora se encontrem discrepâncias entre o que se propõe e o que se pratica, avanços significativos dos anos 1990 até a metade desta década não podem ser ignorados. Valoriza-se, portanto, o incremento de pesquisas que repercutam na desconstrução de preconceitos que constituem a substância da homofobia.EDUEMG2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/498810.24934/eef.v24i42.4988Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 379-399Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 379-399Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 379-3992317-00931519-332210.24934/eef.v24i42reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4988/3356Copyright (c) 2021 Mary Rangel, Marcio Caetano, Nilcelio Sacramento de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessRangel, MaryCaetano, Marciode Sousa, Nilcelio Sacramento2021-05-10T12:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4988Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-05-10T12:08:55Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola |
title |
Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola |
spellingShingle |
Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola Rangel, Mary Diversidade Educação Projetos Contradições |
title_short |
Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola |
title_full |
Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola |
title_fullStr |
Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola |
title_full_unstemmed |
Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola |
title_sort |
Contradições entre projetos e práticas anti-homofóbicas no contexto educacional da escola |
author |
Rangel, Mary |
author_facet |
Rangel, Mary Caetano, Marcio de Sousa, Nilcelio Sacramento |
author_role |
author |
author2 |
Caetano, Marcio de Sousa, Nilcelio Sacramento |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rangel, Mary Caetano, Marcio de Sousa, Nilcelio Sacramento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade Educação Projetos Contradições |
topic |
Diversidade Educação Projetos Contradições |
description |
O enfoque temático deste estudo são as contradições entre os projetos anti-homofóbicos na escola e as suas práticas. Para tanto, assumiu-se a proposta de exemplificar essas contradições ao analisar dez artigos entre os que fazem parte do acervo obtido em uma pesquisa sobre o estado da arte sobre a diversidade sexual e educação, implementada com apoio do CNPq. Na metodologia, adotou-se o procedimento de revisão narrativa, fazendo-se uma síntese descritiva, seguida de comentário apreciativo do conteúdo, com atenção a elementos contraditórios entre projetos e práticas. Na discussão conclusiva, ressaltamos que, embora se encontrem discrepâncias entre o que se propõe e o que se pratica, avanços significativos dos anos 1990 até a metade desta década não podem ser ignorados. Valoriza-se, portanto, o incremento de pesquisas que repercutam na desconstrução de preconceitos que constituem a substância da homofobia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4988 10.24934/eef.v24i42.4988 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4988 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v24i42.4988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4988/3356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Mary Rangel, Marcio Caetano, Nilcelio Sacramento de Sousa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Mary Rangel, Marcio Caetano, Nilcelio Sacramento de Sousa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 379-399 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 379-399 Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 379-399 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v24i42 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470292770816 |