Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Márcia Regina Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Oliveira, Guilherme Saramago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1258
Resumo: O presente texto decorre de uma pesquisa que buscou investigar as novas tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à Educação. Foi norteada pela busca de resposta da seguinte indagação: Quais são os saberes necessários aos professores do Ensino Superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas? Pretendeu-se com o estudo realizado verificar os saberes e competências docentes necessários para a atuação no contexto da sociedade informacional. Buscou-se de forma específica analisar os diferentes saberes que compõem a profissionalidade docente, verificar se têm propiciado exemplos de utilização inovadora das TIC’s e identificar os saberes necessários aos professores dos cursos de licenciaturas para integração das TIC’s em sua prática pedagógica. A pesquisa foi teórico-bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados indicam que para explorar as potencialidades didáticas das TIC’s é necessário um novo saber: o tecnológico, composto de competências e habilidades necessárias para integrar pedagogicamente as TIC’s.
id UEMG-2_587f8c0c81173ce7db3451623c3eb0bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1258
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classesSaberesCompetênciasDocentesTIC’s. / KnowledgeSkillsTeachersICTs.O presente texto decorre de uma pesquisa que buscou investigar as novas tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à Educação. Foi norteada pela busca de resposta da seguinte indagação: Quais são os saberes necessários aos professores do Ensino Superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas? Pretendeu-se com o estudo realizado verificar os saberes e competências docentes necessários para a atuação no contexto da sociedade informacional. Buscou-se de forma específica analisar os diferentes saberes que compõem a profissionalidade docente, verificar se têm propiciado exemplos de utilização inovadora das TIC’s e identificar os saberes necessários aos professores dos cursos de licenciaturas para integração das TIC’s em sua prática pedagógica. A pesquisa foi teórico-bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados indicam que para explorar as potencialidades didáticas das TIC’s é necessário um novo saber: o tecnológico, composto de competências e habilidades necessárias para integrar pedagogicamente as TIC’s.EDUEMG2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/125810.24934/eef.v20i30.1258Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 209-228Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 209-228Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 209-2282317-00931519-332210.24934/eef.v20i30reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1258/1328Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Márcia Regina Gonçalvesde Oliveira, Guilherme Saramago2017-07-06T19:18:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1258Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-07-06T19:18:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes
title Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes
spellingShingle Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes
Cardoso, Márcia Regina Gonçalves
Saberes
Competências
Docentes
TIC’s. / Knowledge
Skills
Teachers
ICTs.
title_short Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes
title_full Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes
title_fullStr Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes
title_full_unstemmed Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes
title_sort Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes
author Cardoso, Márcia Regina Gonçalves
author_facet Cardoso, Márcia Regina Gonçalves
de Oliveira, Guilherme Saramago
author_role author
author2 de Oliveira, Guilherme Saramago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Márcia Regina Gonçalves
de Oliveira, Guilherme Saramago
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes
Competências
Docentes
TIC’s. / Knowledge
Skills
Teachers
ICTs.
topic Saberes
Competências
Docentes
TIC’s. / Knowledge
Skills
Teachers
ICTs.
description O presente texto decorre de uma pesquisa que buscou investigar as novas tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à Educação. Foi norteada pela busca de resposta da seguinte indagação: Quais são os saberes necessários aos professores do Ensino Superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas? Pretendeu-se com o estudo realizado verificar os saberes e competências docentes necessários para a atuação no contexto da sociedade informacional. Buscou-se de forma específica analisar os diferentes saberes que compõem a profissionalidade docente, verificar se têm propiciado exemplos de utilização inovadora das TIC’s e identificar os saberes necessários aos professores dos cursos de licenciaturas para integração das TIC’s em sua prática pedagógica. A pesquisa foi teórico-bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados indicam que para explorar as potencialidades didáticas das TIC’s é necessário um novo saber: o tecnológico, composto de competências e habilidades necessárias para integrar pedagogicamente as TIC’s.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1258
10.24934/eef.v20i30.1258
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1258
identifier_str_mv 10.24934/eef.v20i30.1258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1258/1328
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 209-228
Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 209-228
Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 209-228
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v20i30
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468969467904