Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1258 |
Resumo: | O presente texto decorre de uma pesquisa que buscou investigar as novas tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à Educação. Foi norteada pela busca de resposta da seguinte indagação: Quais são os saberes necessários aos professores do Ensino Superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas? Pretendeu-se com o estudo realizado verificar os saberes e competências docentes necessários para a atuação no contexto da sociedade informacional. Buscou-se de forma específica analisar os diferentes saberes que compõem a profissionalidade docente, verificar se têm propiciado exemplos de utilização inovadora das TIC’s e identificar os saberes necessários aos professores dos cursos de licenciaturas para integração das TIC’s em sua prática pedagógica. A pesquisa foi teórico-bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados indicam que para explorar as potencialidades didáticas das TIC’s é necessário um novo saber: o tecnológico, composto de competências e habilidades necessárias para integrar pedagogicamente as TIC’s. |
id |
UEMG-2_587f8c0c81173ce7db3451623c3eb0bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1258 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classesSaberesCompetênciasDocentesTIC’s. / KnowledgeSkillsTeachersICTs.O presente texto decorre de uma pesquisa que buscou investigar as novas tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à Educação. Foi norteada pela busca de resposta da seguinte indagação: Quais são os saberes necessários aos professores do Ensino Superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas? Pretendeu-se com o estudo realizado verificar os saberes e competências docentes necessários para a atuação no contexto da sociedade informacional. Buscou-se de forma específica analisar os diferentes saberes que compõem a profissionalidade docente, verificar se têm propiciado exemplos de utilização inovadora das TIC’s e identificar os saberes necessários aos professores dos cursos de licenciaturas para integração das TIC’s em sua prática pedagógica. A pesquisa foi teórico-bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados indicam que para explorar as potencialidades didáticas das TIC’s é necessário um novo saber: o tecnológico, composto de competências e habilidades necessárias para integrar pedagogicamente as TIC’s.EDUEMG2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/125810.24934/eef.v20i30.1258Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 209-228Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 209-228Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 209-2282317-00931519-332210.24934/eef.v20i30reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1258/1328Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Márcia Regina Gonçalvesde Oliveira, Guilherme Saramago2017-07-06T19:18:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1258Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-07-06T19:18:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes |
title |
Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes |
spellingShingle |
Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes Cardoso, Márcia Regina Gonçalves Saberes Competências Docentes TIC’s. / Knowledge Skills Teachers ICTs. |
title_short |
Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes |
title_full |
Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes |
title_fullStr |
Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes |
title_full_unstemmed |
Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes |
title_sort |
Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes |
author |
Cardoso, Márcia Regina Gonçalves |
author_facet |
Cardoso, Márcia Regina Gonçalves de Oliveira, Guilherme Saramago |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Guilherme Saramago |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Márcia Regina Gonçalves de Oliveira, Guilherme Saramago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes Competências Docentes TIC’s. / Knowledge Skills Teachers ICTs. |
topic |
Saberes Competências Docentes TIC’s. / Knowledge Skills Teachers ICTs. |
description |
O presente texto decorre de uma pesquisa que buscou investigar as novas tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à Educação. Foi norteada pela busca de resposta da seguinte indagação: Quais são os saberes necessários aos professores do Ensino Superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas? Pretendeu-se com o estudo realizado verificar os saberes e competências docentes necessários para a atuação no contexto da sociedade informacional. Buscou-se de forma específica analisar os diferentes saberes que compõem a profissionalidade docente, verificar se têm propiciado exemplos de utilização inovadora das TIC’s e identificar os saberes necessários aos professores dos cursos de licenciaturas para integração das TIC’s em sua prática pedagógica. A pesquisa foi teórico-bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados indicam que para explorar as potencialidades didáticas das TIC’s é necessário um novo saber: o tecnológico, composto de competências e habilidades necessárias para integrar pedagogicamente as TIC’s. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1258 10.24934/eef.v20i30.1258 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1258 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v20i30.1258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1258/1328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 209-228 Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 209-228 Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 209-228 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v20i30 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468969467904 |