Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Silva, Cleverson Ramom
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4602
Resumo: “Escola sem Partido” é um movimento político surgido em 2003, que em síntese, busca lutar contra a chamada “doutrinação ideológica”, supostamente promovida pelas escolas e universidades brasileiras. Considerando a linguagem como signo ideológico por excelência, este artigo buscou analisar criticamente o discurso veiculado pelo referido projeto, a partir do contexto social e político e do cartaz intitulado “Deveres do professor”. Para alcançar o objetivo, adotamos a perspectiva da Análise Crítica do Discurso, sustentada teoricamente por autores como Fairclough e Van Dijk. Ao final, os principais resultados apontaram para uma argumentação frágil, contraditória e impraticável, e que no seu discurso ecoa a voz conservadora e antidemocrática de uma parcela significativa da sociedade brasileira.
id UEMG-2_5f581c3d302e96d9c907dddefb39e143
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4602
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem PartidoEscola sem partidoAnálise crítica do discursoIdeologiaPoder.“Escola sem Partido” é um movimento político surgido em 2003, que em síntese, busca lutar contra a chamada “doutrinação ideológica”, supostamente promovida pelas escolas e universidades brasileiras. Considerando a linguagem como signo ideológico por excelência, este artigo buscou analisar criticamente o discurso veiculado pelo referido projeto, a partir do contexto social e político e do cartaz intitulado “Deveres do professor”. Para alcançar o objetivo, adotamos a perspectiva da Análise Crítica do Discurso, sustentada teoricamente por autores como Fairclough e Van Dijk. Ao final, os principais resultados apontaram para uma argumentação frágil, contraditória e impraticável, e que no seu discurso ecoa a voz conservadora e antidemocrática de uma parcela significativa da sociedade brasileira.EDUEMG2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/460210.24934/eef.v23i40.4602Educação em Foco; Vol. 23 No. 40 (2020): Educação em Foco; 174-190Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 40 (2020): Educação em Foco; 174-190Educação em Foco; v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco; 174-1902317-00931519-332210.24934/eef.v23i40reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4602/2871Copyright (c) 2020 Cleverson Ramom Carvalho Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Silva, Cleverson Ramom2020-12-14T22:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4602Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-14T22:22:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido
title Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido
spellingShingle Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido
Carvalho Silva, Cleverson Ramom
Escola sem partido
Análise crítica do discurso
Ideologia
Poder.
title_short Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido
title_full Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido
title_fullStr Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido
title_full_unstemmed Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido
title_sort Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido
author Carvalho Silva, Cleverson Ramom
author_facet Carvalho Silva, Cleverson Ramom
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Silva, Cleverson Ramom
dc.subject.por.fl_str_mv Escola sem partido
Análise crítica do discurso
Ideologia
Poder.
topic Escola sem partido
Análise crítica do discurso
Ideologia
Poder.
description “Escola sem Partido” é um movimento político surgido em 2003, que em síntese, busca lutar contra a chamada “doutrinação ideológica”, supostamente promovida pelas escolas e universidades brasileiras. Considerando a linguagem como signo ideológico por excelência, este artigo buscou analisar criticamente o discurso veiculado pelo referido projeto, a partir do contexto social e político e do cartaz intitulado “Deveres do professor”. Para alcançar o objetivo, adotamos a perspectiva da Análise Crítica do Discurso, sustentada teoricamente por autores como Fairclough e Van Dijk. Ao final, os principais resultados apontaram para uma argumentação frágil, contraditória e impraticável, e que no seu discurso ecoa a voz conservadora e antidemocrática de uma parcela significativa da sociedade brasileira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4602
10.24934/eef.v23i40.4602
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4602
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i40.4602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4602/2871
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cleverson Ramom Carvalho Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cleverson Ramom Carvalho Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 40 (2020): Educação em Foco; 174-190
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 40 (2020): Educação em Foco; 174-190
Educação em Foco; v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco; 174-190
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i40
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469851320320