Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4602 |
Resumo: | “Escola sem Partido” é um movimento político surgido em 2003, que em síntese, busca lutar contra a chamada “doutrinação ideológica”, supostamente promovida pelas escolas e universidades brasileiras. Considerando a linguagem como signo ideológico por excelência, este artigo buscou analisar criticamente o discurso veiculado pelo referido projeto, a partir do contexto social e político e do cartaz intitulado “Deveres do professor”. Para alcançar o objetivo, adotamos a perspectiva da Análise Crítica do Discurso, sustentada teoricamente por autores como Fairclough e Van Dijk. Ao final, os principais resultados apontaram para uma argumentação frágil, contraditória e impraticável, e que no seu discurso ecoa a voz conservadora e antidemocrática de uma parcela significativa da sociedade brasileira. |
id |
UEMG-2_5f581c3d302e96d9c907dddefb39e143 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4602 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem PartidoEscola sem partidoAnálise crítica do discursoIdeologiaPoder.“Escola sem Partido” é um movimento político surgido em 2003, que em síntese, busca lutar contra a chamada “doutrinação ideológica”, supostamente promovida pelas escolas e universidades brasileiras. Considerando a linguagem como signo ideológico por excelência, este artigo buscou analisar criticamente o discurso veiculado pelo referido projeto, a partir do contexto social e político e do cartaz intitulado “Deveres do professor”. Para alcançar o objetivo, adotamos a perspectiva da Análise Crítica do Discurso, sustentada teoricamente por autores como Fairclough e Van Dijk. Ao final, os principais resultados apontaram para uma argumentação frágil, contraditória e impraticável, e que no seu discurso ecoa a voz conservadora e antidemocrática de uma parcela significativa da sociedade brasileira.EDUEMG2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/460210.24934/eef.v23i40.4602Educação em Foco; Vol. 23 No. 40 (2020): Educação em Foco; 174-190Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 40 (2020): Educação em Foco; 174-190Educação em Foco; v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco; 174-1902317-00931519-332210.24934/eef.v23i40reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4602/2871Copyright (c) 2020 Cleverson Ramom Carvalho Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Silva, Cleverson Ramom2020-12-14T22:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4602Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-14T22:22:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido |
title |
Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido |
spellingShingle |
Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido Carvalho Silva, Cleverson Ramom Escola sem partido Análise crítica do discurso Ideologia Poder. |
title_short |
Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido |
title_full |
Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido |
title_fullStr |
Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido |
title_full_unstemmed |
Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido |
title_sort |
Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido |
author |
Carvalho Silva, Cleverson Ramom |
author_facet |
Carvalho Silva, Cleverson Ramom |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho Silva, Cleverson Ramom |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola sem partido Análise crítica do discurso Ideologia Poder. |
topic |
Escola sem partido Análise crítica do discurso Ideologia Poder. |
description |
“Escola sem Partido” é um movimento político surgido em 2003, que em síntese, busca lutar contra a chamada “doutrinação ideológica”, supostamente promovida pelas escolas e universidades brasileiras. Considerando a linguagem como signo ideológico por excelência, este artigo buscou analisar criticamente o discurso veiculado pelo referido projeto, a partir do contexto social e político e do cartaz intitulado “Deveres do professor”. Para alcançar o objetivo, adotamos a perspectiva da Análise Crítica do Discurso, sustentada teoricamente por autores como Fairclough e Van Dijk. Ao final, os principais resultados apontaram para uma argumentação frágil, contraditória e impraticável, e que no seu discurso ecoa a voz conservadora e antidemocrática de uma parcela significativa da sociedade brasileira. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4602 10.24934/eef.v23i40.4602 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4602 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i40.4602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4602/2871 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cleverson Ramom Carvalho Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cleverson Ramom Carvalho Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 40 (2020): Educação em Foco; 174-190 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 40 (2020): Educação em Foco; 174-190 Educação em Foco; v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco; 174-190 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i40 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469851320320 |