TRABALHO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos pertinentes a partir da atividade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, José Eustáquio de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/578
Resumo: Ao tomar por referência uma experiência de formação continuada de professores para implementação da educação das relações étnico-raciais de acordo com o disposto na Lei 10.639/03, o artigo reflete sobre a articulação entre o trabalho e a formação docentes a partir da abordagem ergológica, que concebe o trabalho como atividade humana. A partir de uma compreensão acerca da pluralidade de fontes sociais de aquisição dos saberes docentes mobilizados na atividade de trabalho, discutem-se proposições contidas nos planos de ação dos professores, formulados como trabalhos de conclusão do curso de especialização, que apresentam estratégias para o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas escolas. Conclui-se identificando a construção histórica do mito da democracia racial como sendo uma norma antecedente a oferecer constrangimentos à atividade docente voltada à implementação da educação das relações étnico-raciais na escola, o que desafia a formulação de alternativas de renormalização no contexto das práticas pedagógicas.
id UEMG-2_6277065466db552b1cf025007730286e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/578
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling TRABALHO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos pertinentes a partir da atividade docenteFormação docenteatividade de trabalhoeducação das relações étnico-raciais.Ao tomar por referência uma experiência de formação continuada de professores para implementação da educação das relações étnico-raciais de acordo com o disposto na Lei 10.639/03, o artigo reflete sobre a articulação entre o trabalho e a formação docentes a partir da abordagem ergológica, que concebe o trabalho como atividade humana. A partir de uma compreensão acerca da pluralidade de fontes sociais de aquisição dos saberes docentes mobilizados na atividade de trabalho, discutem-se proposições contidas nos planos de ação dos professores, formulados como trabalhos de conclusão do curso de especialização, que apresentam estratégias para o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas escolas. Conclui-se identificando a construção histórica do mito da democracia racial como sendo uma norma antecedente a oferecer constrangimentos à atividade docente voltada à implementação da educação das relações étnico-raciais na escola, o que desafia a formulação de alternativas de renormalização no contexto das práticas pedagógicas.EDUEMG2014-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/57810.24934/eef.v17i24.578Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 71-92Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 71-92Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 71-922317-00931519-332210.24934/eef.v17i24reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/578/410Brito, José Eustáquio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/578Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos pertinentes a partir da atividade docente
title TRABALHO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos pertinentes a partir da atividade docente
spellingShingle TRABALHO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos pertinentes a partir da atividade docente
Brito, José Eustáquio de
Formação docente
atividade de trabalho
educação das relações étnico-raciais.
title_short TRABALHO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos pertinentes a partir da atividade docente
title_full TRABALHO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos pertinentes a partir da atividade docente
title_fullStr TRABALHO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos pertinentes a partir da atividade docente
title_full_unstemmed TRABALHO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos pertinentes a partir da atividade docente
title_sort TRABALHO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos pertinentes a partir da atividade docente
author Brito, José Eustáquio de
author_facet Brito, José Eustáquio de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, José Eustáquio de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
atividade de trabalho
educação das relações étnico-raciais.
topic Formação docente
atividade de trabalho
educação das relações étnico-raciais.
description Ao tomar por referência uma experiência de formação continuada de professores para implementação da educação das relações étnico-raciais de acordo com o disposto na Lei 10.639/03, o artigo reflete sobre a articulação entre o trabalho e a formação docentes a partir da abordagem ergológica, que concebe o trabalho como atividade humana. A partir de uma compreensão acerca da pluralidade de fontes sociais de aquisição dos saberes docentes mobilizados na atividade de trabalho, discutem-se proposições contidas nos planos de ação dos professores, formulados como trabalhos de conclusão do curso de especialização, que apresentam estratégias para o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas escolas. Conclui-se identificando a construção histórica do mito da democracia racial como sendo uma norma antecedente a oferecer constrangimentos à atividade docente voltada à implementação da educação das relações étnico-raciais na escola, o que desafia a formulação de alternativas de renormalização no contexto das práticas pedagógicas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/578
10.24934/eef.v17i24.578
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/578
identifier_str_mv 10.24934/eef.v17i24.578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/578/410
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 71-92
Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 71-92
Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 71-92
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v17i24
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468914941952