TRABALHO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos pertinentes a partir da atividade docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/578 |
Resumo: | Ao tomar por referência uma experiência de formação continuada de professores para implementação da educação das relações étnico-raciais de acordo com o disposto na Lei 10.639/03, o artigo reflete sobre a articulação entre o trabalho e a formação docentes a partir da abordagem ergológica, que concebe o trabalho como atividade humana. A partir de uma compreensão acerca da pluralidade de fontes sociais de aquisição dos saberes docentes mobilizados na atividade de trabalho, discutem-se proposições contidas nos planos de ação dos professores, formulados como trabalhos de conclusão do curso de especialização, que apresentam estratégias para o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas escolas. Conclui-se identificando a construção histórica do mito da democracia racial como sendo uma norma antecedente a oferecer constrangimentos à atividade docente voltada à implementação da educação das relações étnico-raciais na escola, o que desafia a formulação de alternativas de renormalização no contexto das práticas pedagógicas. |
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