Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brostolin, Marta Regina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima dos Santos, Carla Graciete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2422
Resumo: Esse texto apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado e tem por objetivo analisar a concepção e o papel/lugar  da criança nas relações pedagógicas e sociais no contexto da Educação Infantil. A pesquisa teve um caráter qualitativo, utilizando como instrumentos para a coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada com três educadoras. Os resultados apontaram que a concepção das educadoras sobre a  criança ainda está atravessada por resquícios de uma tendência romântica de educação e em relação ao papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais, constatou-se que  as educadoras colocam a criança como o centro e razão de seu trabalho e possibilitam a criança liberdade de expressão no modo de realizar  as atividades. 
id UEMG-2_6501dcaeec249a47ef9a7ca145f72fbe
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2422
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school yearsEducação InfantilRelações Pedagógicas e SociaisConcepção e Papel/Lugar da criança.Esse texto apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado e tem por objetivo analisar a concepção e o papel/lugar  da criança nas relações pedagógicas e sociais no contexto da Educação Infantil. A pesquisa teve um caráter qualitativo, utilizando como instrumentos para a coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada com três educadoras. Os resultados apontaram que a concepção das educadoras sobre a  criança ainda está atravessada por resquícios de uma tendência romântica de educação e em relação ao papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais, constatou-se que  as educadoras colocam a criança como o centro e razão de seu trabalho e possibilitam a criança liberdade de expressão no modo de realizar  as atividades. EDUEMG2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/242210.24934/eef.v21i35.2422Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 265-281Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 265-281Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 265-2812317-00931519-332210.24934/eef.v21i35reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2422/1927Copyright (c) 2018 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrostolin, Marta ReginaLima dos Santos, Carla Graciete2018-12-18T23:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2422Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-12-18T23:18:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years
title Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years
spellingShingle Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years
Brostolin, Marta Regina
Educação Infantil
Relações Pedagógicas e Sociais
Concepção e Papel/Lugar da criança.
title_short Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years
title_full Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years
title_fullStr Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years
title_full_unstemmed Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years
title_sort Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years
author Brostolin, Marta Regina
author_facet Brostolin, Marta Regina
Lima dos Santos, Carla Graciete
author_role author
author2 Lima dos Santos, Carla Graciete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brostolin, Marta Regina
Lima dos Santos, Carla Graciete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Relações Pedagógicas e Sociais
Concepção e Papel/Lugar da criança.
topic Educação Infantil
Relações Pedagógicas e Sociais
Concepção e Papel/Lugar da criança.
description Esse texto apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado e tem por objetivo analisar a concepção e o papel/lugar  da criança nas relações pedagógicas e sociais no contexto da Educação Infantil. A pesquisa teve um caráter qualitativo, utilizando como instrumentos para a coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada com três educadoras. Os resultados apontaram que a concepção das educadoras sobre a  criança ainda está atravessada por resquícios de uma tendência romântica de educação e em relação ao papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais, constatou-se que  as educadoras colocam a criança como o centro e razão de seu trabalho e possibilitam a criança liberdade de expressão no modo de realizar  as atividades. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2422
10.24934/eef.v21i35.2422
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2422
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i35.2422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2422/1927
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 265-281
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 265-281
Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 265-281
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i35
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469367926784