Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2422 |
Resumo: | Esse texto apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado e tem por objetivo analisar a concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais no contexto da Educação Infantil. A pesquisa teve um caráter qualitativo, utilizando como instrumentos para a coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada com três educadoras. Os resultados apontaram que a concepção das educadoras sobre a criança ainda está atravessada por resquícios de uma tendência romântica de educação e em relação ao papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais, constatou-se que as educadoras colocam a criança como o centro e razão de seu trabalho e possibilitam a criança liberdade de expressão no modo de realizar as atividades. |
id |
UEMG-2_6501dcaeec249a47ef9a7ca145f72fbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2422 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school yearsEducação InfantilRelações Pedagógicas e SociaisConcepção e Papel/Lugar da criança.Esse texto apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado e tem por objetivo analisar a concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais no contexto da Educação Infantil. A pesquisa teve um caráter qualitativo, utilizando como instrumentos para a coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada com três educadoras. Os resultados apontaram que a concepção das educadoras sobre a criança ainda está atravessada por resquícios de uma tendência romântica de educação e em relação ao papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais, constatou-se que as educadoras colocam a criança como o centro e razão de seu trabalho e possibilitam a criança liberdade de expressão no modo de realizar as atividades. EDUEMG2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/242210.24934/eef.v21i35.2422Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 265-281Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 265-281Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 265-2812317-00931519-332210.24934/eef.v21i35reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2422/1927Copyright (c) 2018 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrostolin, Marta ReginaLima dos Santos, Carla Graciete2018-12-18T23:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2422Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-12-18T23:18:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years |
title |
Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years |
spellingShingle |
Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years Brostolin, Marta Regina Educação Infantil Relações Pedagógicas e Sociais Concepção e Papel/Lugar da criança. |
title_short |
Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years |
title_full |
Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years |
title_fullStr |
Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years |
title_full_unstemmed |
Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years |
title_sort |
Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years |
author |
Brostolin, Marta Regina |
author_facet |
Brostolin, Marta Regina Lima dos Santos, Carla Graciete |
author_role |
author |
author2 |
Lima dos Santos, Carla Graciete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brostolin, Marta Regina Lima dos Santos, Carla Graciete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Relações Pedagógicas e Sociais Concepção e Papel/Lugar da criança. |
topic |
Educação Infantil Relações Pedagógicas e Sociais Concepção e Papel/Lugar da criança. |
description |
Esse texto apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado e tem por objetivo analisar a concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais no contexto da Educação Infantil. A pesquisa teve um caráter qualitativo, utilizando como instrumentos para a coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada com três educadoras. Os resultados apontaram que a concepção das educadoras sobre a criança ainda está atravessada por resquícios de uma tendência romântica de educação e em relação ao papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais, constatou-se que as educadoras colocam a criança como o centro e razão de seu trabalho e possibilitam a criança liberdade de expressão no modo de realizar as atividades. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2422 10.24934/eef.v21i35.2422 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2422 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i35.2422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2422/1927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 265-281 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 265-281 Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 265-281 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i35 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469367926784 |