Edmar de Oliveira Gonçalves: educador e construtor de memórias divididas (1966 – 1988)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3864 |
Resumo: | O presente artigo apresenta e debate elementos da trajetória profissional de Edmar de Oliveira Gonçalves enquanto professor e diretor-geral da Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca, localizada no Rio de Janeiro. A partir do emprego de um quadro teórico voltado à compreensão de sua constituição como intelectual que participou da produção de políticas educacionais da ditadura civil-militar, a pesquisa indicia diferentes disputas em torno das representações erigidas para esse ator social. Mobilizamos a triangulação de fontes históricas distintas, tais como a imprensa não pedagógica, documentos institucionais localizados no arquivo da instituição e depoimentos de exestudantes da escola. Dessa forma, evidenciamos o papel dúbio que Edmar Gonçalves desempenhou entre as décadas de 1960 e 1980 diante do cenário autoritário e discutimos como ele se tornou um construtor de memórias divididas. |
id |
UEMG-2_6a2e6441044dc11b575839574496aed8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3864 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Edmar de Oliveira Gonçalves: educador e construtor de memórias divididas (1966 – 1988)IntelectualEducação ProfissionalDitadura.O presente artigo apresenta e debate elementos da trajetória profissional de Edmar de Oliveira Gonçalves enquanto professor e diretor-geral da Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca, localizada no Rio de Janeiro. A partir do emprego de um quadro teórico voltado à compreensão de sua constituição como intelectual que participou da produção de políticas educacionais da ditadura civil-militar, a pesquisa indicia diferentes disputas em torno das representações erigidas para esse ator social. Mobilizamos a triangulação de fontes históricas distintas, tais como a imprensa não pedagógica, documentos institucionais localizados no arquivo da instituição e depoimentos de exestudantes da escola. Dessa forma, evidenciamos o papel dúbio que Edmar Gonçalves desempenhou entre as décadas de 1960 e 1980 diante do cenário autoritário e discutimos como ele se tornou um construtor de memórias divididas.EDUEMG2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/386410.24934/eef.v23i39.3864Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 206-226Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 206-226Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 206-2262317-00931519-332210.24934/eef.v23i39reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3864/2634Copyright (c) 2020 Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borbainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento2020-06-10T15:59:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3864Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-06-10T15:59Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Edmar de Oliveira Gonçalves: educador e construtor de memórias divididas (1966 – 1988) |
title |
Edmar de Oliveira Gonçalves: educador e construtor de memórias divididas (1966 – 1988) |
spellingShingle |
Edmar de Oliveira Gonçalves: educador e construtor de memórias divididas (1966 – 1988) Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento Intelectual Educação Profissional Ditadura. |
title_short |
Edmar de Oliveira Gonçalves: educador e construtor de memórias divididas (1966 – 1988) |
title_full |
Edmar de Oliveira Gonçalves: educador e construtor de memórias divididas (1966 – 1988) |
title_fullStr |
Edmar de Oliveira Gonçalves: educador e construtor de memórias divididas (1966 – 1988) |
title_full_unstemmed |
Edmar de Oliveira Gonçalves: educador e construtor de memórias divididas (1966 – 1988) |
title_sort |
Edmar de Oliveira Gonçalves: educador e construtor de memórias divididas (1966 – 1988) |
author |
Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento |
author_facet |
Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intelectual Educação Profissional Ditadura. |
topic |
Intelectual Educação Profissional Ditadura. |
description |
O presente artigo apresenta e debate elementos da trajetória profissional de Edmar de Oliveira Gonçalves enquanto professor e diretor-geral da Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca, localizada no Rio de Janeiro. A partir do emprego de um quadro teórico voltado à compreensão de sua constituição como intelectual que participou da produção de políticas educacionais da ditadura civil-militar, a pesquisa indicia diferentes disputas em torno das representações erigidas para esse ator social. Mobilizamos a triangulação de fontes históricas distintas, tais como a imprensa não pedagógica, documentos institucionais localizados no arquivo da instituição e depoimentos de exestudantes da escola. Dessa forma, evidenciamos o papel dúbio que Edmar Gonçalves desempenhou entre as décadas de 1960 e 1980 diante do cenário autoritário e discutimos como ele se tornou um construtor de memórias divididas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3864 10.24934/eef.v23i39.3864 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3864 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i39.3864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3864/2634 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 206-226 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 206-226 Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 206-226 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i39 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469807280128 |