Avaliações externas e sua relação com o trabalho docente, na perspectiva de atores da escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Dutra, Filippe
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferenc, Alvanize Valente Fernandes, Wassem, Joyce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3744
Resumo: Este artigo é um recorte da pesquisa que teve por objetivo analisar a relação entre o SIMAVE/PROEB e o trabalho docente, a partir da compreensão de diferentes atores de escolas estaduais pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Muriaé (SRE/Muriaé). A opção pelo SIMAVE como exemplo de avaliação externa deve-se à capilaridade do Sistema Mineiro de Avaliação sobre as escolas públicas do Estado de Minas Gerais. Os resultados obtidos apontam, dentre outros fatores, para uma significativa interferência desse instrumento avaliativo sobre o trabalho docente e sobre o cotidiano das escolas. Destacamos a importância da avaliação e, especificamente, das avaliações externas no contexto educacional, mas evidenciamos a urgente necessidade de se elaborar uma metaavaliação com profunda reflexão dos diferentes atores escolares, sobre o seu papel, a sua contribuição para a educação e a sua validade como instrumento de melhoria da educação.
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