Avaliações externas e sua relação com o trabalho docente, na perspectiva de atores da escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3744 |
Resumo: | Este artigo é um recorte da pesquisa que teve por objetivo analisar a relação entre o SIMAVE/PROEB e o trabalho docente, a partir da compreensão de diferentes atores de escolas estaduais pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Muriaé (SRE/Muriaé). A opção pelo SIMAVE como exemplo de avaliação externa deve-se à capilaridade do Sistema Mineiro de Avaliação sobre as escolas públicas do Estado de Minas Gerais. Os resultados obtidos apontam, dentre outros fatores, para uma significativa interferência desse instrumento avaliativo sobre o trabalho docente e sobre o cotidiano das escolas. Destacamos a importância da avaliação e, especificamente, das avaliações externas no contexto educacional, mas evidenciamos a urgente necessidade de se elaborar uma metaavaliação com profunda reflexão dos diferentes atores escolares, sobre o seu papel, a sua contribuição para a educação e a sua validade como instrumento de melhoria da educação. |
id |
UEMG-2_6f7d9728b72ead125b78036d8933aabf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3744 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliações externas e sua relação com o trabalho docente, na perspectiva de atores da escola públicaAvaliação Externa. SIMAVE. Trabalho Docente. Cotidiano Escolar.Este artigo é um recorte da pesquisa que teve por objetivo analisar a relação entre o SIMAVE/PROEB e o trabalho docente, a partir da compreensão de diferentes atores de escolas estaduais pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Muriaé (SRE/Muriaé). A opção pelo SIMAVE como exemplo de avaliação externa deve-se à capilaridade do Sistema Mineiro de Avaliação sobre as escolas públicas do Estado de Minas Gerais. Os resultados obtidos apontam, dentre outros fatores, para uma significativa interferência desse instrumento avaliativo sobre o trabalho docente e sobre o cotidiano das escolas. Destacamos a importância da avaliação e, especificamente, das avaliações externas no contexto educacional, mas evidenciamos a urgente necessidade de se elaborar uma metaavaliação com profunda reflexão dos diferentes atores escolares, sobre o seu papel, a sua contribuição para a educação e a sua validade como instrumento de melhoria da educação.EDUEMG2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/374410.24934/eef.v23i39.3744Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 188-205Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 188-205Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 188-2052317-00931519-332210.24934/eef.v23i39reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3744/2633Copyright (c) 2020 Filippe Rocha Dutra, Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Joyce Wasseminfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha Dutra, FilippeFerenc, Alvanize Valente FernandesWassem, Joyce2020-06-10T15:59:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3744Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-06-10T15:59Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliações externas e sua relação com o trabalho docente, na perspectiva de atores da escola pública |
title |
Avaliações externas e sua relação com o trabalho docente, na perspectiva de atores da escola pública |
spellingShingle |
Avaliações externas e sua relação com o trabalho docente, na perspectiva de atores da escola pública Rocha Dutra, Filippe Avaliação Externa. SIMAVE. Trabalho Docente. Cotidiano Escolar. |
title_short |
Avaliações externas e sua relação com o trabalho docente, na perspectiva de atores da escola pública |
title_full |
Avaliações externas e sua relação com o trabalho docente, na perspectiva de atores da escola pública |
title_fullStr |
Avaliações externas e sua relação com o trabalho docente, na perspectiva de atores da escola pública |
title_full_unstemmed |
Avaliações externas e sua relação com o trabalho docente, na perspectiva de atores da escola pública |
title_sort |
Avaliações externas e sua relação com o trabalho docente, na perspectiva de atores da escola pública |
author |
Rocha Dutra, Filippe |
author_facet |
Rocha Dutra, Filippe Ferenc, Alvanize Valente Fernandes Wassem, Joyce |
author_role |
author |
author2 |
Ferenc, Alvanize Valente Fernandes Wassem, Joyce |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha Dutra, Filippe Ferenc, Alvanize Valente Fernandes Wassem, Joyce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Externa. SIMAVE. Trabalho Docente. Cotidiano Escolar. |
topic |
Avaliação Externa. SIMAVE. Trabalho Docente. Cotidiano Escolar. |
description |
Este artigo é um recorte da pesquisa que teve por objetivo analisar a relação entre o SIMAVE/PROEB e o trabalho docente, a partir da compreensão de diferentes atores de escolas estaduais pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Muriaé (SRE/Muriaé). A opção pelo SIMAVE como exemplo de avaliação externa deve-se à capilaridade do Sistema Mineiro de Avaliação sobre as escolas públicas do Estado de Minas Gerais. Os resultados obtidos apontam, dentre outros fatores, para uma significativa interferência desse instrumento avaliativo sobre o trabalho docente e sobre o cotidiano das escolas. Destacamos a importância da avaliação e, especificamente, das avaliações externas no contexto educacional, mas evidenciamos a urgente necessidade de se elaborar uma metaavaliação com profunda reflexão dos diferentes atores escolares, sobre o seu papel, a sua contribuição para a educação e a sua validade como instrumento de melhoria da educação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3744 10.24934/eef.v23i39.3744 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3744 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i39.3744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3744/2633 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Filippe Rocha Dutra, Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Joyce Wassem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Filippe Rocha Dutra, Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Joyce Wassem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 188-205 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 188-205 Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 188-205 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i39 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469793648641 |