Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Rosiane de Jesus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes, Adriana Hoffmann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4996
Resumo: O presente artigo apresenta possibilidades do campo da Arte contribuir para o desenvolvimento do sensível na formação social e cultural dos estudantes. Traz reflexões sobre a importância do campo da Arte na educação, enfatizando os modos ou posturas de práticas pedagógicas com e para desenvolvimento do sensível, entendendo a arte como experiência sensível e intelectual, partindo das ideias de John Dewey e de Ana Mae Barbosa e como partilha do sensível, baseando-se no conceito de Jacques Rancière, que abre caminho para pensar as práticas artísticas como estética-políticas e éticas. Aborda a importância do reconhecimento dos estudantes como produtores de cultura, assim como também da contribuição das metodologias de pesquisa educacionais baseadas em Artes. Juntos, o campo da Arte e o da Cultura Visual, nos ajudam a pensar as visualidades, modo de ver/sentir e pensar a educação com e para o sensível.
id UEMG-2_73a6840e902c162c94aebdf39c471d23
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4996
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da ArtePráticas estéticas e pedagógicasExperiência estéticaPartilha do sensívelArteCultura visualO presente artigo apresenta possibilidades do campo da Arte contribuir para o desenvolvimento do sensível na formação social e cultural dos estudantes. Traz reflexões sobre a importância do campo da Arte na educação, enfatizando os modos ou posturas de práticas pedagógicas com e para desenvolvimento do sensível, entendendo a arte como experiência sensível e intelectual, partindo das ideias de John Dewey e de Ana Mae Barbosa e como partilha do sensível, baseando-se no conceito de Jacques Rancière, que abre caminho para pensar as práticas artísticas como estética-políticas e éticas. Aborda a importância do reconhecimento dos estudantes como produtores de cultura, assim como também da contribuição das metodologias de pesquisa educacionais baseadas em Artes. Juntos, o campo da Arte e o da Cultura Visual, nos ajudam a pensar as visualidades, modo de ver/sentir e pensar a educação com e para o sensível.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/499610.24934/eef.v23i41.4996Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 190-208Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 190-208Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 190-2082317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4996/3192Copyright (c) 2020 Rosiane de Jesus Dourado, Adriana Hoffmann Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDourado, Rosiane de JesusFernandes, Adriana Hoffmann2020-12-22T17:01:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4996Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-22T17:01:12Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte
title Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte
spellingShingle Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte
Dourado, Rosiane de Jesus
Práticas estéticas e pedagógicas
Experiência estética
Partilha do sensível
Arte
Cultura visual
title_short Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte
title_full Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte
title_fullStr Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte
title_full_unstemmed Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte
title_sort Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte
author Dourado, Rosiane de Jesus
author_facet Dourado, Rosiane de Jesus
Fernandes, Adriana Hoffmann
author_role author
author2 Fernandes, Adriana Hoffmann
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dourado, Rosiane de Jesus
Fernandes, Adriana Hoffmann
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas estéticas e pedagógicas
Experiência estética
Partilha do sensível
Arte
Cultura visual
topic Práticas estéticas e pedagógicas
Experiência estética
Partilha do sensível
Arte
Cultura visual
description O presente artigo apresenta possibilidades do campo da Arte contribuir para o desenvolvimento do sensível na formação social e cultural dos estudantes. Traz reflexões sobre a importância do campo da Arte na educação, enfatizando os modos ou posturas de práticas pedagógicas com e para desenvolvimento do sensível, entendendo a arte como experiência sensível e intelectual, partindo das ideias de John Dewey e de Ana Mae Barbosa e como partilha do sensível, baseando-se no conceito de Jacques Rancière, que abre caminho para pensar as práticas artísticas como estética-políticas e éticas. Aborda a importância do reconhecimento dos estudantes como produtores de cultura, assim como também da contribuição das metodologias de pesquisa educacionais baseadas em Artes. Juntos, o campo da Arte e o da Cultura Visual, nos ajudam a pensar as visualidades, modo de ver/sentir e pensar a educação com e para o sensível.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4996
10.24934/eef.v23i41.4996
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4996
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i41.4996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4996/3192
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Rosiane de Jesus Dourado, Adriana Hoffmann Fernandes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Rosiane de Jesus Dourado, Adriana Hoffmann Fernandes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 190-208
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 190-208
Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 190-208
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i41
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470296965120