Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4996 |
Resumo: | O presente artigo apresenta possibilidades do campo da Arte contribuir para o desenvolvimento do sensível na formação social e cultural dos estudantes. Traz reflexões sobre a importância do campo da Arte na educação, enfatizando os modos ou posturas de práticas pedagógicas com e para desenvolvimento do sensível, entendendo a arte como experiência sensível e intelectual, partindo das ideias de John Dewey e de Ana Mae Barbosa e como partilha do sensível, baseando-se no conceito de Jacques Rancière, que abre caminho para pensar as práticas artísticas como estética-políticas e éticas. Aborda a importância do reconhecimento dos estudantes como produtores de cultura, assim como também da contribuição das metodologias de pesquisa educacionais baseadas em Artes. Juntos, o campo da Arte e o da Cultura Visual, nos ajudam a pensar as visualidades, modo de ver/sentir e pensar a educação com e para o sensível. |
id |
UEMG-2_73a6840e902c162c94aebdf39c471d23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4996 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da ArtePráticas estéticas e pedagógicasExperiência estéticaPartilha do sensívelArteCultura visualO presente artigo apresenta possibilidades do campo da Arte contribuir para o desenvolvimento do sensível na formação social e cultural dos estudantes. Traz reflexões sobre a importância do campo da Arte na educação, enfatizando os modos ou posturas de práticas pedagógicas com e para desenvolvimento do sensível, entendendo a arte como experiência sensível e intelectual, partindo das ideias de John Dewey e de Ana Mae Barbosa e como partilha do sensível, baseando-se no conceito de Jacques Rancière, que abre caminho para pensar as práticas artísticas como estética-políticas e éticas. Aborda a importância do reconhecimento dos estudantes como produtores de cultura, assim como também da contribuição das metodologias de pesquisa educacionais baseadas em Artes. Juntos, o campo da Arte e o da Cultura Visual, nos ajudam a pensar as visualidades, modo de ver/sentir e pensar a educação com e para o sensível.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/499610.24934/eef.v23i41.4996Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 190-208Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 190-208Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 190-2082317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4996/3192Copyright (c) 2020 Rosiane de Jesus Dourado, Adriana Hoffmann Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDourado, Rosiane de JesusFernandes, Adriana Hoffmann2020-12-22T17:01:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4996Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-22T17:01:12Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte |
title |
Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte |
spellingShingle |
Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte Dourado, Rosiane de Jesus Práticas estéticas e pedagógicas Experiência estética Partilha do sensível Arte Cultura visual |
title_short |
Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte |
title_full |
Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte |
title_fullStr |
Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte |
title_full_unstemmed |
Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte |
title_sort |
Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte |
author |
Dourado, Rosiane de Jesus |
author_facet |
Dourado, Rosiane de Jesus Fernandes, Adriana Hoffmann |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Adriana Hoffmann |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dourado, Rosiane de Jesus Fernandes, Adriana Hoffmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas estéticas e pedagógicas Experiência estética Partilha do sensível Arte Cultura visual |
topic |
Práticas estéticas e pedagógicas Experiência estética Partilha do sensível Arte Cultura visual |
description |
O presente artigo apresenta possibilidades do campo da Arte contribuir para o desenvolvimento do sensível na formação social e cultural dos estudantes. Traz reflexões sobre a importância do campo da Arte na educação, enfatizando os modos ou posturas de práticas pedagógicas com e para desenvolvimento do sensível, entendendo a arte como experiência sensível e intelectual, partindo das ideias de John Dewey e de Ana Mae Barbosa e como partilha do sensível, baseando-se no conceito de Jacques Rancière, que abre caminho para pensar as práticas artísticas como estética-políticas e éticas. Aborda a importância do reconhecimento dos estudantes como produtores de cultura, assim como também da contribuição das metodologias de pesquisa educacionais baseadas em Artes. Juntos, o campo da Arte e o da Cultura Visual, nos ajudam a pensar as visualidades, modo de ver/sentir e pensar a educação com e para o sensível. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4996 10.24934/eef.v23i41.4996 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4996 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i41.4996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4996/3192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Rosiane de Jesus Dourado, Adriana Hoffmann Fernandes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Rosiane de Jesus Dourado, Adriana Hoffmann Fernandes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 190-208 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 190-208 Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 190-208 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i41 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470296965120 |