A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stein, Vinícius
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Chaves, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4785
Resumo: Mobilizados pela questão “educar a sensibilidade por meio da arte é possível?”, realizamos uma pesquisa com delineamento bibliográfico, cujo objetivo foi identificar possibilidades de educação estética na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Inicialmente caracterizamos as emoções e sentimentos humanos de acordo com o referencial teórico-metodológico mencionado, indicando a possibilidade de uma educação estética desde a infância. Em seguida, apresentamos uma síntese das críticas realizadas por Vigotski sobre as iniciativas para educação estética realizadas em seu tempo relacionando-as à atualidade. Após, problematizamos as relações entre vivências estéticas, criação artística e educação e concluímos indicando possibilidades da arte para o desenvolvimento dos sentimentos estéticos no contexto da educação básica.
id UEMG-2_76953d618001cb45c6fcf54e1be6840b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4785
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticosArteEducação EstéticaTeoria Histórico-CulturalSentimentosMobilizados pela questão “educar a sensibilidade por meio da arte é possível?”, realizamos uma pesquisa com delineamento bibliográfico, cujo objetivo foi identificar possibilidades de educação estética na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Inicialmente caracterizamos as emoções e sentimentos humanos de acordo com o referencial teórico-metodológico mencionado, indicando a possibilidade de uma educação estética desde a infância. Em seguida, apresentamos uma síntese das críticas realizadas por Vigotski sobre as iniciativas para educação estética realizadas em seu tempo relacionando-as à atualidade. Após, problematizamos as relações entre vivências estéticas, criação artística e educação e concluímos indicando possibilidades da arte para o desenvolvimento dos sentimentos estéticos no contexto da educação básica.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/478510.24934/eef.v23i41.4785Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 91-109Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 91-109Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 91-1092317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4785/3141Copyright (c) 2020 Vinícius Stein, Marta Chavesinfo:eu-repo/semantics/openAccessStein, ViníciusChaves, Marta2020-12-18T23:09:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4785Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:09Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos
title A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos
spellingShingle A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos
Stein, Vinícius
Arte
Educação Estética
Teoria Histórico-Cultural
Sentimentos
title_short A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos
title_full A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos
title_fullStr A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos
title_full_unstemmed A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos
title_sort A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos
author Stein, Vinícius
author_facet Stein, Vinícius
Chaves, Marta
author_role author
author2 Chaves, Marta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stein, Vinícius
Chaves, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Educação Estética
Teoria Histórico-Cultural
Sentimentos
topic Arte
Educação Estética
Teoria Histórico-Cultural
Sentimentos
description Mobilizados pela questão “educar a sensibilidade por meio da arte é possível?”, realizamos uma pesquisa com delineamento bibliográfico, cujo objetivo foi identificar possibilidades de educação estética na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Inicialmente caracterizamos as emoções e sentimentos humanos de acordo com o referencial teórico-metodológico mencionado, indicando a possibilidade de uma educação estética desde a infância. Em seguida, apresentamos uma síntese das críticas realizadas por Vigotski sobre as iniciativas para educação estética realizadas em seu tempo relacionando-as à atualidade. Após, problematizamos as relações entre vivências estéticas, criação artística e educação e concluímos indicando possibilidades da arte para o desenvolvimento dos sentimentos estéticos no contexto da educação básica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4785
10.24934/eef.v23i41.4785
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4785
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i41.4785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4785/3141
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Vinícius Stein, Marta Chaves
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Vinícius Stein, Marta Chaves
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 91-109
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 91-109
Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 91-109
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i41
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469880680448