A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4785 |
Resumo: | Mobilizados pela questão “educar a sensibilidade por meio da arte é possível?”, realizamos uma pesquisa com delineamento bibliográfico, cujo objetivo foi identificar possibilidades de educação estética na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Inicialmente caracterizamos as emoções e sentimentos humanos de acordo com o referencial teórico-metodológico mencionado, indicando a possibilidade de uma educação estética desde a infância. Em seguida, apresentamos uma síntese das críticas realizadas por Vigotski sobre as iniciativas para educação estética realizadas em seu tempo relacionando-as à atualidade. Após, problematizamos as relações entre vivências estéticas, criação artística e educação e concluímos indicando possibilidades da arte para o desenvolvimento dos sentimentos estéticos no contexto da educação básica. |
id |
UEMG-2_76953d618001cb45c6fcf54e1be6840b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4785 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticosArteEducação EstéticaTeoria Histórico-CulturalSentimentosMobilizados pela questão “educar a sensibilidade por meio da arte é possível?”, realizamos uma pesquisa com delineamento bibliográfico, cujo objetivo foi identificar possibilidades de educação estética na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Inicialmente caracterizamos as emoções e sentimentos humanos de acordo com o referencial teórico-metodológico mencionado, indicando a possibilidade de uma educação estética desde a infância. Em seguida, apresentamos uma síntese das críticas realizadas por Vigotski sobre as iniciativas para educação estética realizadas em seu tempo relacionando-as à atualidade. Após, problematizamos as relações entre vivências estéticas, criação artística e educação e concluímos indicando possibilidades da arte para o desenvolvimento dos sentimentos estéticos no contexto da educação básica.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/478510.24934/eef.v23i41.4785Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 91-109Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 91-109Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 91-1092317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4785/3141Copyright (c) 2020 Vinícius Stein, Marta Chavesinfo:eu-repo/semantics/openAccessStein, ViníciusChaves, Marta2020-12-18T23:09:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4785Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:09Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos |
title |
A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos |
spellingShingle |
A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos Stein, Vinícius Arte Educação Estética Teoria Histórico-Cultural Sentimentos |
title_short |
A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos |
title_full |
A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos |
title_fullStr |
A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos |
title_full_unstemmed |
A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos |
title_sort |
A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos |
author |
Stein, Vinícius |
author_facet |
Stein, Vinícius Chaves, Marta |
author_role |
author |
author2 |
Chaves, Marta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stein, Vinícius Chaves, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Educação Estética Teoria Histórico-Cultural Sentimentos |
topic |
Arte Educação Estética Teoria Histórico-Cultural Sentimentos |
description |
Mobilizados pela questão “educar a sensibilidade por meio da arte é possível?”, realizamos uma pesquisa com delineamento bibliográfico, cujo objetivo foi identificar possibilidades de educação estética na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Inicialmente caracterizamos as emoções e sentimentos humanos de acordo com o referencial teórico-metodológico mencionado, indicando a possibilidade de uma educação estética desde a infância. Em seguida, apresentamos uma síntese das críticas realizadas por Vigotski sobre as iniciativas para educação estética realizadas em seu tempo relacionando-as à atualidade. Após, problematizamos as relações entre vivências estéticas, criação artística e educação e concluímos indicando possibilidades da arte para o desenvolvimento dos sentimentos estéticos no contexto da educação básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4785 10.24934/eef.v23i41.4785 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4785 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i41.4785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4785/3141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Vinícius Stein, Marta Chaves info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Vinícius Stein, Marta Chaves |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 91-109 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 91-109 Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 91-109 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i41 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469880680448 |