O aprender como fator de mudança nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/85 |
Resumo: | O estudo aqui apresentado parte de uma nova perspectiva. Buscar-se mostrar um pouco das subjetividades nas relações humanas no trabalho, mais precisamente como o aprender pode gerar modificações nas práticas sociais no trabalho. A articulação teórica foi forjada a partir de conceitos fundados em Phillipe Zarifian, Pierre Bourdieu e Anthony Giddens. O estudo a partir do qual se originou foi desenvolvido em uma organização de porte industrial, situada no município de Contagem, Minas Gerais, líder em seu segmento no ramo de eletrônicos/informática. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas feitas com trabalhadores responsáveis por diversas funções e em vários setores da organização, além de exaustiva imersão em campo. Sua utilização nas análises viabilizou a construção teórica propriamente dita e articulação dos autores, possibilitando concluir que a aprendizagem pode ser importante fator catalisador dos processos de reflexibilidade nas organizações, em consequência de mudança nas mesmas. |
id |
UEMG-2_79dc020fb46c7f7c02add5a32699c133 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/85 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O aprender como fator de mudança nas organizaçõesAprendizagemqualificaçãohabitusreflexibilidade.O estudo aqui apresentado parte de uma nova perspectiva. Buscar-se mostrar um pouco das subjetividades nas relações humanas no trabalho, mais precisamente como o aprender pode gerar modificações nas práticas sociais no trabalho. A articulação teórica foi forjada a partir de conceitos fundados em Phillipe Zarifian, Pierre Bourdieu e Anthony Giddens. O estudo a partir do qual se originou foi desenvolvido em uma organização de porte industrial, situada no município de Contagem, Minas Gerais, líder em seu segmento no ramo de eletrônicos/informática. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas feitas com trabalhadores responsáveis por diversas funções e em vários setores da organização, além de exaustiva imersão em campo. Sua utilização nas análises viabilizou a construção teórica propriamente dita e articulação dos autores, possibilitando concluir que a aprendizagem pode ser importante fator catalisador dos processos de reflexibilidade nas organizações, em consequência de mudança nas mesmas.EDUEMG2010-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/8510.24934/eef.v12i14.85Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 83-104Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 83-104Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 83-1042317-00931519-332210.24934/eef.v12i14reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/85/120Moreira, Alexinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/85Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aprender como fator de mudança nas organizações |
title |
O aprender como fator de mudança nas organizações |
spellingShingle |
O aprender como fator de mudança nas organizações Moreira, Alex Aprendizagem qualificação habitus reflexibilidade. |
title_short |
O aprender como fator de mudança nas organizações |
title_full |
O aprender como fator de mudança nas organizações |
title_fullStr |
O aprender como fator de mudança nas organizações |
title_full_unstemmed |
O aprender como fator de mudança nas organizações |
title_sort |
O aprender como fator de mudança nas organizações |
author |
Moreira, Alex |
author_facet |
Moreira, Alex |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Alex |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem qualificação habitus reflexibilidade. |
topic |
Aprendizagem qualificação habitus reflexibilidade. |
description |
O estudo aqui apresentado parte de uma nova perspectiva. Buscar-se mostrar um pouco das subjetividades nas relações humanas no trabalho, mais precisamente como o aprender pode gerar modificações nas práticas sociais no trabalho. A articulação teórica foi forjada a partir de conceitos fundados em Phillipe Zarifian, Pierre Bourdieu e Anthony Giddens. O estudo a partir do qual se originou foi desenvolvido em uma organização de porte industrial, situada no município de Contagem, Minas Gerais, líder em seu segmento no ramo de eletrônicos/informática. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas feitas com trabalhadores responsáveis por diversas funções e em vários setores da organização, além de exaustiva imersão em campo. Sua utilização nas análises viabilizou a construção teórica propriamente dita e articulação dos autores, possibilitando concluir que a aprendizagem pode ser importante fator catalisador dos processos de reflexibilidade nas organizações, em consequência de mudança nas mesmas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/85 10.24934/eef.v12i14.85 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/85 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v12i14.85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/85/120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 83-104 Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 83-104 Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 83-104 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v12i14 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468451471360 |