O aprender como fator de mudança nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Alex
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/85
Resumo: O estudo aqui apresentado parte de uma nova perspectiva. Buscar-se mostrar um pouco das subjetividades nas relações humanas no trabalho, mais precisamente como o aprender pode gerar modificações nas práticas sociais no trabalho. A articulação teórica foi forjada a partir de conceitos fundados em Phillipe Zarifian, Pierre Bourdieu e Anthony Giddens. O estudo a partir do qual se originou foi desenvolvido em uma organização de porte industrial, situada no município de Contagem, Minas Gerais, líder em seu segmento no ramo de eletrônicos/informática. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas feitas com trabalhadores responsáveis por diversas funções e em vários setores da organização, além de exaustiva imersão em campo. Sua utilização nas análises viabilizou a construção teórica propriamente dita e articulação dos autores, possibilitando concluir que a aprendizagem pode ser importante fator catalisador dos processos de reflexibilidade nas organizações, em consequência de mudança nas mesmas.
id UEMG-2_79dc020fb46c7f7c02add5a32699c133
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/85
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling O aprender como fator de mudança nas organizaçõesAprendizagemqualificaçãohabitusreflexibilidade.O estudo aqui apresentado parte de uma nova perspectiva. Buscar-se mostrar um pouco das subjetividades nas relações humanas no trabalho, mais precisamente como o aprender pode gerar modificações nas práticas sociais no trabalho. A articulação teórica foi forjada a partir de conceitos fundados em Phillipe Zarifian, Pierre Bourdieu e Anthony Giddens. O estudo a partir do qual se originou foi desenvolvido em uma organização de porte industrial, situada no município de Contagem, Minas Gerais, líder em seu segmento no ramo de eletrônicos/informática. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas feitas com trabalhadores responsáveis por diversas funções e em vários setores da organização, além de exaustiva imersão em campo. Sua utilização nas análises viabilizou a construção teórica propriamente dita e articulação dos autores, possibilitando concluir que a aprendizagem pode ser importante fator catalisador dos processos de reflexibilidade nas organizações, em consequência de mudança nas mesmas.EDUEMG2010-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/8510.24934/eef.v12i14.85Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 83-104Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 83-104Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 83-1042317-00931519-332210.24934/eef.v12i14reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/85/120Moreira, Alexinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/85Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O aprender como fator de mudança nas organizações
title O aprender como fator de mudança nas organizações
spellingShingle O aprender como fator de mudança nas organizações
Moreira, Alex
Aprendizagem
qualificação
habitus
reflexibilidade.
title_short O aprender como fator de mudança nas organizações
title_full O aprender como fator de mudança nas organizações
title_fullStr O aprender como fator de mudança nas organizações
title_full_unstemmed O aprender como fator de mudança nas organizações
title_sort O aprender como fator de mudança nas organizações
author Moreira, Alex
author_facet Moreira, Alex
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Alex
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
qualificação
habitus
reflexibilidade.
topic Aprendizagem
qualificação
habitus
reflexibilidade.
description O estudo aqui apresentado parte de uma nova perspectiva. Buscar-se mostrar um pouco das subjetividades nas relações humanas no trabalho, mais precisamente como o aprender pode gerar modificações nas práticas sociais no trabalho. A articulação teórica foi forjada a partir de conceitos fundados em Phillipe Zarifian, Pierre Bourdieu e Anthony Giddens. O estudo a partir do qual se originou foi desenvolvido em uma organização de porte industrial, situada no município de Contagem, Minas Gerais, líder em seu segmento no ramo de eletrônicos/informática. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas feitas com trabalhadores responsáveis por diversas funções e em vários setores da organização, além de exaustiva imersão em campo. Sua utilização nas análises viabilizou a construção teórica propriamente dita e articulação dos autores, possibilitando concluir que a aprendizagem pode ser importante fator catalisador dos processos de reflexibilidade nas organizações, em consequência de mudança nas mesmas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/85
10.24934/eef.v12i14.85
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/85
identifier_str_mv 10.24934/eef.v12i14.85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/85/120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 83-104
Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 83-104
Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 83-104
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v12i14
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468451471360