A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/217 |
Resumo: | Os recursos tecnológicos possuem um papel importante em nossas atividades de uma maneira que modificam nossas ações com o intuito de facilitar nossas vidas. Esses equipamentos podem ser definidos como ferramentas feitas pelo homem com o objetivo de melhorar seu cotidiano. Os diversos ambientes sociais são permeados por esses recursos incluindo a escola, que recebe esses equipamentos e junto com eles o desafio de utilizá-los de uma maneira que potencializem o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa de natureza documental, com o objetivo de investigar como as teses produzidas no período de 2000 a 2012 em oito Programas de Pós-Graduação do País caracterizam a utilização de recursos tecnológicos por professores da Educação Básica. A investigação nos mostrou, nesse período, cinco trabalhos que trazem questões importantes sobre a temática. Neste trabalho usamos autores como Lüdke e André (1986), Belloni (2009), Kenski (2007), Schlemmer (2010) e outros. |
id |
UEMG-2_83375bd9c4720a261d4215afafb20931 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/217 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básicaRecursos tecnológicosEducação básicaPrática docenteOs recursos tecnológicos possuem um papel importante em nossas atividades de uma maneira que modificam nossas ações com o intuito de facilitar nossas vidas. Esses equipamentos podem ser definidos como ferramentas feitas pelo homem com o objetivo de melhorar seu cotidiano. Os diversos ambientes sociais são permeados por esses recursos incluindo a escola, que recebe esses equipamentos e junto com eles o desafio de utilizá-los de uma maneira que potencializem o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa de natureza documental, com o objetivo de investigar como as teses produzidas no período de 2000 a 2012 em oito Programas de Pós-Graduação do País caracterizam a utilização de recursos tecnológicos por professores da Educação Básica. A investigação nos mostrou, nesse período, cinco trabalhos que trazem questões importantes sobre a temática. Neste trabalho usamos autores como Lüdke e André (1986), Belloni (2009), Kenski (2007), Schlemmer (2010) e outros.EDUEMG2013-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/21710.24934/eef.v16i21.217Educação em Foco; Vol. 16 No. 21 (2013): Educação em Foco; 69-89Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 21 (2013): Educação em Foco; 69-89Educação em Foco; v. 16 n. 21 (2013): Educação em Foco; 69-892317-00931519-332210.24934/eef.v16i21reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/217/300Cruz, Tatiane Severgnini daMonteiro, Maria IolandaGomes de Oliveira, Marcia Rozenfeldinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/217Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica |
title |
A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica |
spellingShingle |
A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica Cruz, Tatiane Severgnini da Recursos tecnológicos Educação básica Prática docente |
title_short |
A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica |
title_full |
A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica |
title_fullStr |
A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica |
title_full_unstemmed |
A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica |
title_sort |
A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica |
author |
Cruz, Tatiane Severgnini da |
author_facet |
Cruz, Tatiane Severgnini da Monteiro, Maria Iolanda Gomes de Oliveira, Marcia Rozenfeld |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Maria Iolanda Gomes de Oliveira, Marcia Rozenfeld |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Tatiane Severgnini da Monteiro, Maria Iolanda Gomes de Oliveira, Marcia Rozenfeld |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos tecnológicos Educação básica Prática docente |
topic |
Recursos tecnológicos Educação básica Prática docente |
description |
Os recursos tecnológicos possuem um papel importante em nossas atividades de uma maneira que modificam nossas ações com o intuito de facilitar nossas vidas. Esses equipamentos podem ser definidos como ferramentas feitas pelo homem com o objetivo de melhorar seu cotidiano. Os diversos ambientes sociais são permeados por esses recursos incluindo a escola, que recebe esses equipamentos e junto com eles o desafio de utilizá-los de uma maneira que potencializem o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa de natureza documental, com o objetivo de investigar como as teses produzidas no período de 2000 a 2012 em oito Programas de Pós-Graduação do País caracterizam a utilização de recursos tecnológicos por professores da Educação Básica. A investigação nos mostrou, nesse período, cinco trabalhos que trazem questões importantes sobre a temática. Neste trabalho usamos autores como Lüdke e André (1986), Belloni (2009), Kenski (2007), Schlemmer (2010) e outros. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/217 10.24934/eef.v16i21.217 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/217 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v16i21.217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/217/300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 16 No. 21 (2013): Educação em Foco; 69-89 Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 21 (2013): Educação em Foco; 69-89 Educação em Foco; v. 16 n. 21 (2013): Educação em Foco; 69-89 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v16i21 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468510191616 |