A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Tatiane Severgnini da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Monteiro, Maria Iolanda, Gomes de Oliveira, Marcia Rozenfeld
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/217
Resumo: Os recursos tecnológicos possuem um papel importante em nossas atividades de uma maneira que modificam nossas ações com o intuito de facilitar nossas vidas. Esses equipamentos podem ser definidos como ferramentas feitas pelo homem com o objetivo de melhorar seu cotidiano. Os diversos ambientes sociais são permeados por esses recursos incluindo a escola, que recebe esses equipamentos e junto com eles o desafio de utilizá-los de uma maneira que potencializem o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa de natureza documental, com o objetivo de investigar como as teses produzidas no período de 2000 a 2012 em oito Programas de Pós-Graduação do País caracterizam a utilização de recursos tecnológicos por professores da Educação Básica. A investigação nos mostrou, nesse período, cinco trabalhos que trazem questões importantes sobre a temática. Neste trabalho usamos autores como Lüdke e André (1986), Belloni (2009), Kenski (2007), Schlemmer (2010) e outros.
id UEMG-2_83375bd9c4720a261d4215afafb20931
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/217
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básicaRecursos tecnológicosEducação básicaPrática docenteOs recursos tecnológicos possuem um papel importante em nossas atividades de uma maneira que modificam nossas ações com o intuito de facilitar nossas vidas. Esses equipamentos podem ser definidos como ferramentas feitas pelo homem com o objetivo de melhorar seu cotidiano. Os diversos ambientes sociais são permeados por esses recursos incluindo a escola, que recebe esses equipamentos e junto com eles o desafio de utilizá-los de uma maneira que potencializem o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa de natureza documental, com o objetivo de investigar como as teses produzidas no período de 2000 a 2012 em oito Programas de Pós-Graduação do País caracterizam a utilização de recursos tecnológicos por professores da Educação Básica. A investigação nos mostrou, nesse período, cinco trabalhos que trazem questões importantes sobre a temática. Neste trabalho usamos autores como Lüdke e André (1986), Belloni (2009), Kenski (2007), Schlemmer (2010) e outros.EDUEMG2013-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/21710.24934/eef.v16i21.217Educação em Foco; Vol. 16 No. 21 (2013): Educação em Foco; 69-89Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 21 (2013): Educação em Foco; 69-89Educação em Foco; v. 16 n. 21 (2013): Educação em Foco; 69-892317-00931519-332210.24934/eef.v16i21reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/217/300Cruz, Tatiane Severgnini daMonteiro, Maria IolandaGomes de Oliveira, Marcia Rozenfeldinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/217Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica
title A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica
spellingShingle A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica
Cruz, Tatiane Severgnini da
Recursos tecnológicos
Educação básica
Prática docente
title_short A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica
title_full A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica
title_fullStr A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica
title_full_unstemmed A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica
title_sort A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica
author Cruz, Tatiane Severgnini da
author_facet Cruz, Tatiane Severgnini da
Monteiro, Maria Iolanda
Gomes de Oliveira, Marcia Rozenfeld
author_role author
author2 Monteiro, Maria Iolanda
Gomes de Oliveira, Marcia Rozenfeld
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Tatiane Severgnini da
Monteiro, Maria Iolanda
Gomes de Oliveira, Marcia Rozenfeld
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos tecnológicos
Educação básica
Prática docente
topic Recursos tecnológicos
Educação básica
Prática docente
description Os recursos tecnológicos possuem um papel importante em nossas atividades de uma maneira que modificam nossas ações com o intuito de facilitar nossas vidas. Esses equipamentos podem ser definidos como ferramentas feitas pelo homem com o objetivo de melhorar seu cotidiano. Os diversos ambientes sociais são permeados por esses recursos incluindo a escola, que recebe esses equipamentos e junto com eles o desafio de utilizá-los de uma maneira que potencializem o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa de natureza documental, com o objetivo de investigar como as teses produzidas no período de 2000 a 2012 em oito Programas de Pós-Graduação do País caracterizam a utilização de recursos tecnológicos por professores da Educação Básica. A investigação nos mostrou, nesse período, cinco trabalhos que trazem questões importantes sobre a temática. Neste trabalho usamos autores como Lüdke e André (1986), Belloni (2009), Kenski (2007), Schlemmer (2010) e outros.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/217
10.24934/eef.v16i21.217
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/217
identifier_str_mv 10.24934/eef.v16i21.217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/217/300
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 16 No. 21 (2013): Educação em Foco; 69-89
Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 21 (2013): Educação em Foco; 69-89
Educação em Foco; v. 16 n. 21 (2013): Educação em Foco; 69-89
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v16i21
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468510191616