Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1521 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação musical do professor de educação infantil, oriunda dos cursos de Graduação em Pedagogia e Licenciatura em Música. O método de coleta de dados foi por amostragem e coletados em 100 Instituições Federais, Estaduais e Privadas de Ensino Superior em todas as regiões do Brasil. A pesquisa foi realizada em 2012 e 2013 via internet por meio de páginas eletrônicas das Instituições. Os resultados mostraram uma maior oferta de cursos de Pedagogia em relação aos de Música; a ausência de formação musical nos cursos de Pedagogia e a pouca oferta de disciplinas voltadas à musicalização na primeira infância em ambos os cursos. A pesquisa sugere a necessidade de revisão nos currículos dos dois cursos e abertura de diálogo propondo mudanças na formação musical do professor de educação infantil, principalmente direcionados às creches públicas. |
id |
UEMG-2_838d73cb290404e1f779087adaa5d68f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1521 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseriesCrechesEducação InfantilMusicalização de BebêsFormação Musical do Professor.Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação musical do professor de educação infantil, oriunda dos cursos de Graduação em Pedagogia e Licenciatura em Música. O método de coleta de dados foi por amostragem e coletados em 100 Instituições Federais, Estaduais e Privadas de Ensino Superior em todas as regiões do Brasil. A pesquisa foi realizada em 2012 e 2013 via internet por meio de páginas eletrônicas das Instituições. Os resultados mostraram uma maior oferta de cursos de Pedagogia em relação aos de Música; a ausência de formação musical nos cursos de Pedagogia e a pouca oferta de disciplinas voltadas à musicalização na primeira infância em ambos os cursos. A pesquisa sugere a necessidade de revisão nos currículos dos dois cursos e abertura de diálogo propondo mudanças na formação musical do professor de educação infantil, principalmente direcionados às creches públicas. EDUEMG2018-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/152110.24934/eef.v21i34.1521Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 147-169Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 147-169Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 147-1692317-00931519-332210.24934/eef.v21i34reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1521/1789Copyright (c) 2018 Malba Cunha Tormin, Tizuko Morchida Kishimotoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTormin, Malba CunhaKishimoto, Tizuko Morchida2018-09-25T15:03:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1521Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-09-25T15:03:31Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries |
title |
Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries |
spellingShingle |
Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries Tormin, Malba Cunha Creches Educação Infantil Musicalização de Bebês Formação Musical do Professor. |
title_short |
Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries |
title_full |
Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries |
title_fullStr |
Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries |
title_sort |
Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries |
author |
Tormin, Malba Cunha |
author_facet |
Tormin, Malba Cunha Kishimoto, Tizuko Morchida |
author_role |
author |
author2 |
Kishimoto, Tizuko Morchida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tormin, Malba Cunha Kishimoto, Tizuko Morchida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creches Educação Infantil Musicalização de Bebês Formação Musical do Professor. |
topic |
Creches Educação Infantil Musicalização de Bebês Formação Musical do Professor. |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação musical do professor de educação infantil, oriunda dos cursos de Graduação em Pedagogia e Licenciatura em Música. O método de coleta de dados foi por amostragem e coletados em 100 Instituições Federais, Estaduais e Privadas de Ensino Superior em todas as regiões do Brasil. A pesquisa foi realizada em 2012 e 2013 via internet por meio de páginas eletrônicas das Instituições. Os resultados mostraram uma maior oferta de cursos de Pedagogia em relação aos de Música; a ausência de formação musical nos cursos de Pedagogia e a pouca oferta de disciplinas voltadas à musicalização na primeira infância em ambos os cursos. A pesquisa sugere a necessidade de revisão nos currículos dos dois cursos e abertura de diálogo propondo mudanças na formação musical do professor de educação infantil, principalmente direcionados às creches públicas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1521 10.24934/eef.v21i34.1521 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1521 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i34.1521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1521/1789 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Malba Cunha Tormin, Tizuko Morchida Kishimoto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Malba Cunha Tormin, Tizuko Morchida Kishimoto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 147-169 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 147-169 Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 147-169 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i34 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469273554944 |