Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tormin, Malba Cunha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kishimoto, Tizuko Morchida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1521
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação musical do professor de educação infantil, oriunda dos cursos de Graduação em Pedagogia e Licenciatura em Música. O método de coleta de dados foi por amostragem e coletados em 100 Instituições Federais, Estaduais e Privadas de Ensino Superior em todas as regiões do Brasil. A pesquisa foi realizada em 2012 e 2013 via internet por meio de páginas eletrônicas das Instituições. Os resultados mostraram uma maior oferta de cursos de Pedagogia em relação aos de Música; a ausência de formação musical nos cursos de Pedagogia e a pouca oferta de disciplinas voltadas à musicalização na primeira infância em ambos os cursos. A pesquisa sugere a necessidade de revisão nos currículos dos dois cursos e abertura de diálogo propondo mudanças na formação musical do professor de educação infantil, principalmente direcionados às creches públicas.
id UEMG-2_838d73cb290404e1f779087adaa5d68f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1521
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseriesCrechesEducação InfantilMusicalização de BebêsFormação Musical do Professor.Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação musical do professor de educação infantil, oriunda dos cursos de Graduação em Pedagogia e Licenciatura em Música. O método de coleta de dados foi por amostragem e coletados em 100 Instituições Federais, Estaduais e Privadas de Ensino Superior em todas as regiões do Brasil. A pesquisa foi realizada em 2012 e 2013 via internet por meio de páginas eletrônicas das Instituições. Os resultados mostraram uma maior oferta de cursos de Pedagogia em relação aos de Música; a ausência de formação musical nos cursos de Pedagogia e a pouca oferta de disciplinas voltadas à musicalização na primeira infância em ambos os cursos. A pesquisa sugere a necessidade de revisão nos currículos dos dois cursos e abertura de diálogo propondo mudanças na formação musical do professor de educação infantil, principalmente direcionados às creches públicas. EDUEMG2018-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/152110.24934/eef.v21i34.1521Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 147-169Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 147-169Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 147-1692317-00931519-332210.24934/eef.v21i34reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1521/1789Copyright (c) 2018 Malba Cunha Tormin, Tizuko Morchida Kishimotoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTormin, Malba CunhaKishimoto, Tizuko Morchida2018-09-25T15:03:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1521Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-09-25T15:03:31Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries
title Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries
spellingShingle Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries
Tormin, Malba Cunha
Creches
Educação Infantil
Musicalização de Bebês
Formação Musical do Professor.
title_short Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries
title_full Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries
title_fullStr Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries
title_full_unstemmed Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries
title_sort Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries
author Tormin, Malba Cunha
author_facet Tormin, Malba Cunha
Kishimoto, Tizuko Morchida
author_role author
author2 Kishimoto, Tizuko Morchida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tormin, Malba Cunha
Kishimoto, Tizuko Morchida
dc.subject.por.fl_str_mv Creches
Educação Infantil
Musicalização de Bebês
Formação Musical do Professor.
topic Creches
Educação Infantil
Musicalização de Bebês
Formação Musical do Professor.
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação musical do professor de educação infantil, oriunda dos cursos de Graduação em Pedagogia e Licenciatura em Música. O método de coleta de dados foi por amostragem e coletados em 100 Instituições Federais, Estaduais e Privadas de Ensino Superior em todas as regiões do Brasil. A pesquisa foi realizada em 2012 e 2013 via internet por meio de páginas eletrônicas das Instituições. Os resultados mostraram uma maior oferta de cursos de Pedagogia em relação aos de Música; a ausência de formação musical nos cursos de Pedagogia e a pouca oferta de disciplinas voltadas à musicalização na primeira infância em ambos os cursos. A pesquisa sugere a necessidade de revisão nos currículos dos dois cursos e abertura de diálogo propondo mudanças na formação musical do professor de educação infantil, principalmente direcionados às creches públicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1521
10.24934/eef.v21i34.1521
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1521
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i34.1521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1521/1789
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Malba Cunha Tormin, Tizuko Morchida Kishimoto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Malba Cunha Tormin, Tizuko Morchida Kishimoto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 147-169
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 147-169
Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 147-169
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i34
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469273554944