O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1601 |
Resumo: | Neste texto, a partir das reflexões do pensador francês Edgar Morin, preferimos pensar o que pode uma noção de enraizamento humano do todo nas partes e suas possíveis potencialidades na relação com a educação. Esta mesma que vem nos convidando (e talvez suplicando) a uma escuta e escrita que ouse apresentar menos uma fórmula e uma problemática de práticas educativas supostamente inovadoras. Preferimos dialogar a partir da tentativa de uma contração entre vida e conhecimento, fazendo emergir afetamentos no ser e no saber, implicando numa outra forma de compreender a nossa própria luz/sombra situada no mundo, ensaiando a possiblidade de civilizarmo-nos com o prelúdio da religação, que nos alargamentos entre vida e conhecimento. |
id |
UEMG-2_83b2b93d58ac6d2529fc008705fbaf42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1601 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in EducationEducaçãoComplexidadeEdgar MorinNeste texto, a partir das reflexões do pensador francês Edgar Morin, preferimos pensar o que pode uma noção de enraizamento humano do todo nas partes e suas possíveis potencialidades na relação com a educação. Esta mesma que vem nos convidando (e talvez suplicando) a uma escuta e escrita que ouse apresentar menos uma fórmula e uma problemática de práticas educativas supostamente inovadoras. Preferimos dialogar a partir da tentativa de uma contração entre vida e conhecimento, fazendo emergir afetamentos no ser e no saber, implicando numa outra forma de compreender a nossa própria luz/sombra situada no mundo, ensaiando a possiblidade de civilizarmo-nos com o prelúdio da religação, que nos alargamentos entre vida e conhecimento.EDUEMG2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/160110.24934/eef.v21i35.1601Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 305-322Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 305-322Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 305-3222317-00931519-332210.24934/eef.v21i35reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1601/1929Marques, Luciana PachecoJesus, Alan Willian deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T23:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1601Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-12-18T23:18:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education |
title |
O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education |
spellingShingle |
O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education Marques, Luciana Pacheco Educação Complexidade Edgar Morin |
title_short |
O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education |
title_full |
O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education |
title_fullStr |
O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education |
title_full_unstemmed |
O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education |
title_sort |
O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education |
author |
Marques, Luciana Pacheco |
author_facet |
Marques, Luciana Pacheco Jesus, Alan Willian de |
author_role |
author |
author2 |
Jesus, Alan Willian de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Luciana Pacheco Jesus, Alan Willian de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Complexidade Edgar Morin |
topic |
Educação Complexidade Edgar Morin |
description |
Neste texto, a partir das reflexões do pensador francês Edgar Morin, preferimos pensar o que pode uma noção de enraizamento humano do todo nas partes e suas possíveis potencialidades na relação com a educação. Esta mesma que vem nos convidando (e talvez suplicando) a uma escuta e escrita que ouse apresentar menos uma fórmula e uma problemática de práticas educativas supostamente inovadoras. Preferimos dialogar a partir da tentativa de uma contração entre vida e conhecimento, fazendo emergir afetamentos no ser e no saber, implicando numa outra forma de compreender a nossa própria luz/sombra situada no mundo, ensaiando a possiblidade de civilizarmo-nos com o prelúdio da religação, que nos alargamentos entre vida e conhecimento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1601 10.24934/eef.v21i35.1601 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1601 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i35.1601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1601/1929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 305-322 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 305-322 Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 305-322 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i35 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469281943552 |