O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Luciana Pacheco
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Jesus, Alan Willian de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1601
Resumo: Neste texto, a partir das reflexões do pensador francês Edgar Morin, preferimos pensar o que pode uma noção de enraizamento humano do todo nas partes e suas possíveis potencialidades na relação com a educação. Esta mesma que vem nos convidando (e talvez suplicando) a uma escuta e escrita que ouse apresentar menos uma fórmula e uma problemática de práticas educativas supostamente inovadoras. Preferimos dialogar a partir da tentativa de uma contração entre vida e conhecimento, fazendo emergir afetamentos no ser e no saber, implicando numa outra forma de compreender a nossa própria luz/sombra situada no mundo, ensaiando a possiblidade de civilizarmo-nos com o prelúdio da religação, que nos alargamentos entre vida e conhecimento.
id UEMG-2_83b2b93d58ac6d2529fc008705fbaf42
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1601
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in EducationEducaçãoComplexidadeEdgar MorinNeste texto, a partir das reflexões do pensador francês Edgar Morin, preferimos pensar o que pode uma noção de enraizamento humano do todo nas partes e suas possíveis potencialidades na relação com a educação. Esta mesma que vem nos convidando (e talvez suplicando) a uma escuta e escrita que ouse apresentar menos uma fórmula e uma problemática de práticas educativas supostamente inovadoras. Preferimos dialogar a partir da tentativa de uma contração entre vida e conhecimento, fazendo emergir afetamentos no ser e no saber, implicando numa outra forma de compreender a nossa própria luz/sombra situada no mundo, ensaiando a possiblidade de civilizarmo-nos com o prelúdio da religação, que nos alargamentos entre vida e conhecimento.EDUEMG2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/160110.24934/eef.v21i35.1601Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 305-322Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 305-322Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 305-3222317-00931519-332210.24934/eef.v21i35reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1601/1929Marques, Luciana PachecoJesus, Alan Willian deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T23:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1601Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-12-18T23:18:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education
title O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education
spellingShingle O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education
Marques, Luciana Pacheco
Educação
Complexidade
Edgar Morin
title_short O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education
title_full O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education
title_fullStr O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education
title_full_unstemmed O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education
title_sort O ser e o saber na complexidade: caminhando na e com as contradições na Educação / Be and know the complex: hiking in and with contradictions in Education
author Marques, Luciana Pacheco
author_facet Marques, Luciana Pacheco
Jesus, Alan Willian de
author_role author
author2 Jesus, Alan Willian de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Luciana Pacheco
Jesus, Alan Willian de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Complexidade
Edgar Morin
topic Educação
Complexidade
Edgar Morin
description Neste texto, a partir das reflexões do pensador francês Edgar Morin, preferimos pensar o que pode uma noção de enraizamento humano do todo nas partes e suas possíveis potencialidades na relação com a educação. Esta mesma que vem nos convidando (e talvez suplicando) a uma escuta e escrita que ouse apresentar menos uma fórmula e uma problemática de práticas educativas supostamente inovadoras. Preferimos dialogar a partir da tentativa de uma contração entre vida e conhecimento, fazendo emergir afetamentos no ser e no saber, implicando numa outra forma de compreender a nossa própria luz/sombra situada no mundo, ensaiando a possiblidade de civilizarmo-nos com o prelúdio da religação, que nos alargamentos entre vida e conhecimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1601
10.24934/eef.v21i35.1601
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1601
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i35.1601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1601/1929
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 305-322
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 305-322
Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 305-322
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i35
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469281943552