Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Araújo, Frederico Antônio
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Chagas, Maria de Freitas, Coelho, Maria Inês de Matos, de Barros, Vanda Terezinha Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/81
Resumo: O presente artigo apresenta o resultado inicial de uma pesquisa que busca compreender os processos formativos que se desenvolvem no âmbito do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG) e que se articulam à (re)construção dos mesmos. Os processos formativos são estudados nas relações com trajetórias de vida e com a autoria dos sujeitos em formação, envolvendo, portanto, expectativas, percepções, experiências e representações de estudantes. Ao investigar “como os sujeitos alunos envolvidos no processo do curso percebem/representam suas experiências de formação”, interessa-nos inicialmente situar as disputas, as polêmicas, as contradições e as regulações que têm marcado a pedagogia como campo de formação profissional no Brasil. Para situá-las, estruturamos este artigo em três seções. Na primeira, discutimos os marcos de disputas na construção histórica de uma identidade da pedagogia como um campo de formação profissional no Brasil, procurando evidenciar os conflitos e tensões que vêm marcando sua trajetória, com ênfase no período a partir de 1980. Na segunda seção, procuramos sintetizar as polêmicas quanto às concepções e às funções dos profissionais da educação no cerne das quais a docência é considerada como eixo de formação. Na terceira seção, reconstruimos as bases dos principais conceitos que articulam a formação do pedagogo pelas Diretrizes Curriculares Nacionais em 2006 e que são os referenciais da reformulação curricular e das orientações para o curso de pedagogia da Faculdade de Educação - Campus Belo Horizonte - Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG) a partir de 2008. Concluímos que esses são os elementos para se definir as categorias e instrumentos de pesquisa em dois momentos com a coorte de estudantes: como ingressantes e como concluintes do curso.
id UEMG-2_904e322655612cb7479a8c42551e7b9a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/81
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantesProcessos formativosformação humanapolíticas de formação profissionalcurrículopedagogia.O presente artigo apresenta o resultado inicial de uma pesquisa que busca compreender os processos formativos que se desenvolvem no âmbito do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG) e que se articulam à (re)construção dos mesmos. Os processos formativos são estudados nas relações com trajetórias de vida e com a autoria dos sujeitos em formação, envolvendo, portanto, expectativas, percepções, experiências e representações de estudantes. Ao investigar “como os sujeitos alunos envolvidos no processo do curso percebem/representam suas experiências de formação”, interessa-nos inicialmente situar as disputas, as polêmicas, as contradições e as regulações que têm marcado a pedagogia como campo de formação profissional no Brasil. Para situá-las, estruturamos este artigo em três seções. Na primeira, discutimos os marcos de disputas na construção histórica de uma identidade da pedagogia como um campo de formação profissional no Brasil, procurando evidenciar os conflitos e tensões que vêm marcando sua trajetória, com ênfase no período a partir de 1980. Na segunda seção, procuramos sintetizar as polêmicas quanto às concepções e às funções dos profissionais da educação no cerne das quais a docência é considerada como eixo de formação. Na terceira seção, reconstruimos as bases dos principais conceitos que articulam a formação do pedagogo pelas Diretrizes Curriculares Nacionais em 2006 e que são os referenciais da reformulação curricular e das orientações para o curso de pedagogia da Faculdade de Educação - Campus Belo Horizonte - Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG) a partir de 2008. Concluímos que esses são os elementos para se definir as categorias e instrumentos de pesquisa em dois momentos com a coorte de estudantes: como ingressantes e como concluintes do curso.EDUEMG2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/8110.24934/eef.v12i13.81Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 191-224Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 191-224Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 191-2242317-00931519-332210.24934/eef.v12i13reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/81/115de Araújo, Frederico AntônioChagas, Maria de FreitasCoelho, Maria Inês de Matosde Barros, Vanda Terezinha Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/81Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes
title Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes
spellingShingle Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes
de Araújo, Frederico Antônio
Processos formativos
formação humana
políticas de formação profissional
currículo
pedagogia.
title_short Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes
title_full Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes
title_fullStr Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes
title_full_unstemmed Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes
title_sort Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes
author de Araújo, Frederico Antônio
author_facet de Araújo, Frederico Antônio
Chagas, Maria de Freitas
Coelho, Maria Inês de Matos
de Barros, Vanda Terezinha Medeiros
author_role author
author2 Chagas, Maria de Freitas
Coelho, Maria Inês de Matos
de Barros, Vanda Terezinha Medeiros
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Araújo, Frederico Antônio
Chagas, Maria de Freitas
Coelho, Maria Inês de Matos
de Barros, Vanda Terezinha Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Processos formativos
formação humana
políticas de formação profissional
currículo
pedagogia.
topic Processos formativos
formação humana
políticas de formação profissional
currículo
pedagogia.
description O presente artigo apresenta o resultado inicial de uma pesquisa que busca compreender os processos formativos que se desenvolvem no âmbito do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG) e que se articulam à (re)construção dos mesmos. Os processos formativos são estudados nas relações com trajetórias de vida e com a autoria dos sujeitos em formação, envolvendo, portanto, expectativas, percepções, experiências e representações de estudantes. Ao investigar “como os sujeitos alunos envolvidos no processo do curso percebem/representam suas experiências de formação”, interessa-nos inicialmente situar as disputas, as polêmicas, as contradições e as regulações que têm marcado a pedagogia como campo de formação profissional no Brasil. Para situá-las, estruturamos este artigo em três seções. Na primeira, discutimos os marcos de disputas na construção histórica de uma identidade da pedagogia como um campo de formação profissional no Brasil, procurando evidenciar os conflitos e tensões que vêm marcando sua trajetória, com ênfase no período a partir de 1980. Na segunda seção, procuramos sintetizar as polêmicas quanto às concepções e às funções dos profissionais da educação no cerne das quais a docência é considerada como eixo de formação. Na terceira seção, reconstruimos as bases dos principais conceitos que articulam a formação do pedagogo pelas Diretrizes Curriculares Nacionais em 2006 e que são os referenciais da reformulação curricular e das orientações para o curso de pedagogia da Faculdade de Educação - Campus Belo Horizonte - Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG) a partir de 2008. Concluímos que esses são os elementos para se definir as categorias e instrumentos de pesquisa em dois momentos com a coorte de estudantes: como ingressantes e como concluintes do curso.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/81
10.24934/eef.v12i13.81
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/81
identifier_str_mv 10.24934/eef.v12i13.81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/81/115
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 191-224
Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 191-224
Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 191-224
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v12i13
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468445179904