Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/81 |
Resumo: | O presente artigo apresenta o resultado inicial de uma pesquisa que busca compreender os processos formativos que se desenvolvem no âmbito do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG) e que se articulam à (re)construção dos mesmos. Os processos formativos são estudados nas relações com trajetórias de vida e com a autoria dos sujeitos em formação, envolvendo, portanto, expectativas, percepções, experiências e representações de estudantes. Ao investigar “como os sujeitos alunos envolvidos no processo do curso percebem/representam suas experiências de formação”, interessa-nos inicialmente situar as disputas, as polêmicas, as contradições e as regulações que têm marcado a pedagogia como campo de formação profissional no Brasil. Para situá-las, estruturamos este artigo em três seções. Na primeira, discutimos os marcos de disputas na construção histórica de uma identidade da pedagogia como um campo de formação profissional no Brasil, procurando evidenciar os conflitos e tensões que vêm marcando sua trajetória, com ênfase no período a partir de 1980. Na segunda seção, procuramos sintetizar as polêmicas quanto às concepções e às funções dos profissionais da educação no cerne das quais a docência é considerada como eixo de formação. Na terceira seção, reconstruimos as bases dos principais conceitos que articulam a formação do pedagogo pelas Diretrizes Curriculares Nacionais em 2006 e que são os referenciais da reformulação curricular e das orientações para o curso de pedagogia da Faculdade de Educação - Campus Belo Horizonte - Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG) a partir de 2008. Concluímos que esses são os elementos para se definir as categorias e instrumentos de pesquisa em dois momentos com a coorte de estudantes: como ingressantes e como concluintes do curso. |
id |
UEMG-2_904e322655612cb7479a8c42551e7b9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/81 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantesProcessos formativosformação humanapolíticas de formação profissionalcurrículopedagogia.O presente artigo apresenta o resultado inicial de uma pesquisa que busca compreender os processos formativos que se desenvolvem no âmbito do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG) e que se articulam à (re)construção dos mesmos. Os processos formativos são estudados nas relações com trajetórias de vida e com a autoria dos sujeitos em formação, envolvendo, portanto, expectativas, percepções, experiências e representações de estudantes. Ao investigar “como os sujeitos alunos envolvidos no processo do curso percebem/representam suas experiências de formação”, interessa-nos inicialmente situar as disputas, as polêmicas, as contradições e as regulações que têm marcado a pedagogia como campo de formação profissional no Brasil. Para situá-las, estruturamos este artigo em três seções. Na primeira, discutimos os marcos de disputas na construção histórica de uma identidade da pedagogia como um campo de formação profissional no Brasil, procurando evidenciar os conflitos e tensões que vêm marcando sua trajetória, com ênfase no período a partir de 1980. Na segunda seção, procuramos sintetizar as polêmicas quanto às concepções e às funções dos profissionais da educação no cerne das quais a docência é considerada como eixo de formação. Na terceira seção, reconstruimos as bases dos principais conceitos que articulam a formação do pedagogo pelas Diretrizes Curriculares Nacionais em 2006 e que são os referenciais da reformulação curricular e das orientações para o curso de pedagogia da Faculdade de Educação - Campus Belo Horizonte - Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG) a partir de 2008. Concluímos que esses são os elementos para se definir as categorias e instrumentos de pesquisa em dois momentos com a coorte de estudantes: como ingressantes e como concluintes do curso.EDUEMG2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/8110.24934/eef.v12i13.81Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 191-224Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 191-224Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 191-2242317-00931519-332210.24934/eef.v12i13reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/81/115de Araújo, Frederico AntônioChagas, Maria de FreitasCoelho, Maria Inês de Matosde Barros, Vanda Terezinha Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/81Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes |
title |
Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes |
spellingShingle |
Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes de Araújo, Frederico Antônio Processos formativos formação humana políticas de formação profissional currículo pedagogia. |
title_short |
Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes |
title_full |
Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes |
title_fullStr |
Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes |
title_full_unstemmed |
Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes |
title_sort |
Identidade do curso de pedagogia e de seu profissional - cenários de percepções, representações e experiências de formação de estudantes |
author |
de Araújo, Frederico Antônio |
author_facet |
de Araújo, Frederico Antônio Chagas, Maria de Freitas Coelho, Maria Inês de Matos de Barros, Vanda Terezinha Medeiros |
author_role |
author |
author2 |
Chagas, Maria de Freitas Coelho, Maria Inês de Matos de Barros, Vanda Terezinha Medeiros |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Araújo, Frederico Antônio Chagas, Maria de Freitas Coelho, Maria Inês de Matos de Barros, Vanda Terezinha Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos formativos formação humana políticas de formação profissional currículo pedagogia. |
topic |
Processos formativos formação humana políticas de formação profissional currículo pedagogia. |
description |
O presente artigo apresenta o resultado inicial de uma pesquisa que busca compreender os processos formativos que se desenvolvem no âmbito do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG) e que se articulam à (re)construção dos mesmos. Os processos formativos são estudados nas relações com trajetórias de vida e com a autoria dos sujeitos em formação, envolvendo, portanto, expectativas, percepções, experiências e representações de estudantes. Ao investigar “como os sujeitos alunos envolvidos no processo do curso percebem/representam suas experiências de formação”, interessa-nos inicialmente situar as disputas, as polêmicas, as contradições e as regulações que têm marcado a pedagogia como campo de formação profissional no Brasil. Para situá-las, estruturamos este artigo em três seções. Na primeira, discutimos os marcos de disputas na construção histórica de uma identidade da pedagogia como um campo de formação profissional no Brasil, procurando evidenciar os conflitos e tensões que vêm marcando sua trajetória, com ênfase no período a partir de 1980. Na segunda seção, procuramos sintetizar as polêmicas quanto às concepções e às funções dos profissionais da educação no cerne das quais a docência é considerada como eixo de formação. Na terceira seção, reconstruimos as bases dos principais conceitos que articulam a formação do pedagogo pelas Diretrizes Curriculares Nacionais em 2006 e que são os referenciais da reformulação curricular e das orientações para o curso de pedagogia da Faculdade de Educação - Campus Belo Horizonte - Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG) a partir de 2008. Concluímos que esses são os elementos para se definir as categorias e instrumentos de pesquisa em dois momentos com a coorte de estudantes: como ingressantes e como concluintes do curso. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/81 10.24934/eef.v12i13.81 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/81 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v12i13.81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/81/115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 191-224 Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 191-224 Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 191-224 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v12i13 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468445179904 |