Trabalho pedagógico com sentimentos em uma instituição de acolhimento infantil
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4187 |
Resumo: | Pretendemos, por meio deste texto, discutir a atuação do(a) pedagogo(a) em instituições de acolhimento infantil através de uma experiência realizada em uma Casa-Lar da região de Campo Mourão – PR durante um projeto de pesquisa de extensão universitária realizado por integrantes da Universidade Estadual do Paraná. Para compor esse artigo, mostraremos o percurso histórico que envolve a institucionalização de crianças e adolescentes no Brasil com o intuito de analisar a percepção sobre o desenvolvimento infantil durante o Brasil Colônia (1500-1822), Brasil Império (1822-1889), primeiros anos do Brasil República (1889-1980) e o Brasil República a partir das leis em torno aos direitos infantis (1980-2019). Ademais, embasamo-nos em teóricos que defendem a importância de se trabalhar os sentimentos com crianças e adaptamos algumas ações para o contexto das instituições de acolhimento a fim de pensarmos em práticas pedagógicas que permitam diminuir os efeitos negativos causados pelo afastamento familiar. |
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