Trabalho pedagógico com sentimentos em uma instituição de acolhimento infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ercoles da Silva, Bruna
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Satiê de Oliveira Pátaro, Cristina, Fernandes Pátaro, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4187
Resumo: Pretendemos, por meio deste texto, discutir a atuação do(a) pedagogo(a) em instituições de acolhimento infantil através de uma experiência realizada em uma Casa-Lar da região de Campo Mourão – PR durante um projeto de pesquisa de extensão universitária realizado por integrantes da Universidade Estadual do Paraná. Para compor esse artigo, mostraremos o percurso histórico que envolve a institucionalização de crianças e adolescentes no Brasil com o intuito de analisar a percepção sobre o desenvolvimento infantil durante o Brasil Colônia (1500-1822), Brasil Império (1822-1889), primeiros anos do Brasil República (1889-1980) e o Brasil República a partir das leis em torno aos direitos infantis (1980-2019). Ademais, embasamo-nos em teóricos que defendem a importância de se trabalhar os sentimentos com crianças e adaptamos algumas ações para o contexto das instituições de acolhimento a fim de pensarmos em práticas pedagógicas que permitam diminuir os efeitos negativos causados pelo afastamento familiar.
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