O processo de emancipação de estudantes de periferia a partir da atuação em grêmios estudantis / The emancipation process of periphery studentes throught their performance in students associations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1896 |
Resumo: | A partir de resultados de pesquisa de pós-graduação, o presente artigo apresenta possibilidades e limites para o processo de emancipação de estudantes de comunidades de periferia, a partir da atuação em grêmios estudantis em escolas públicas paranaenses. A coleta de dados ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas com presidentes de grêmios estudantis de escolas situadas na periferia da cidade de Ponta Grossa – PR. Tendo o materialismo histórico e dialético como pressuposto teórico e metodológico, a autonomia dos estudantes, o processo eletivo, a emancipação política e a emancipação humana constituíram-se em categorias de análise. Ao final, considera-se que os gestores escolares cerceiam a participação dos estudantes junto aos grêmios estudantis, inibindo uma atuação estudantil comprometida com o processo de emancipação. |
id |
UEMG-2_a0506f679b93147140ee134e4e58f793 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1896 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de emancipação de estudantes de periferia a partir da atuação em grêmios estudantis / The emancipation process of periphery studentes throught their performance in students associationsGrêmio Estudantil. Participação discente. Emancipação humana. Emancipação Política.A partir de resultados de pesquisa de pós-graduação, o presente artigo apresenta possibilidades e limites para o processo de emancipação de estudantes de comunidades de periferia, a partir da atuação em grêmios estudantis em escolas públicas paranaenses. A coleta de dados ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas com presidentes de grêmios estudantis de escolas situadas na periferia da cidade de Ponta Grossa – PR. Tendo o materialismo histórico e dialético como pressuposto teórico e metodológico, a autonomia dos estudantes, o processo eletivo, a emancipação política e a emancipação humana constituíram-se em categorias de análise. Ao final, considera-se que os gestores escolares cerceiam a participação dos estudantes junto aos grêmios estudantis, inibindo uma atuação estudantil comprometida com o processo de emancipação.EDUEMG2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/189610.24934/eef.v21i35.1896Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 283-304Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 283-304Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 283-3042317-00931519-332210.24934/eef.v21i35reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1896/1928Copyright (c) 2018 Aldimara Catarina Delabona Brito Boutin, Simone de Fátima Flachinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoutin, Aldimara Catarina Delabona BritoFlach, Simone de Fátima2018-12-18T23:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1896Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-12-18T23:18:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de emancipação de estudantes de periferia a partir da atuação em grêmios estudantis / The emancipation process of periphery studentes throught their performance in students associations |
title |
O processo de emancipação de estudantes de periferia a partir da atuação em grêmios estudantis / The emancipation process of periphery studentes throught their performance in students associations |
spellingShingle |
O processo de emancipação de estudantes de periferia a partir da atuação em grêmios estudantis / The emancipation process of periphery studentes throught their performance in students associations Boutin, Aldimara Catarina Delabona Brito Grêmio Estudantil. Participação discente. Emancipação humana. Emancipação Política. |
title_short |
O processo de emancipação de estudantes de periferia a partir da atuação em grêmios estudantis / The emancipation process of periphery studentes throught their performance in students associations |
title_full |
O processo de emancipação de estudantes de periferia a partir da atuação em grêmios estudantis / The emancipation process of periphery studentes throught their performance in students associations |
title_fullStr |
O processo de emancipação de estudantes de periferia a partir da atuação em grêmios estudantis / The emancipation process of periphery studentes throught their performance in students associations |
title_full_unstemmed |
O processo de emancipação de estudantes de periferia a partir da atuação em grêmios estudantis / The emancipation process of periphery studentes throught their performance in students associations |
title_sort |
O processo de emancipação de estudantes de periferia a partir da atuação em grêmios estudantis / The emancipation process of periphery studentes throught their performance in students associations |
author |
Boutin, Aldimara Catarina Delabona Brito |
author_facet |
Boutin, Aldimara Catarina Delabona Brito Flach, Simone de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Flach, Simone de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boutin, Aldimara Catarina Delabona Brito Flach, Simone de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grêmio Estudantil. Participação discente. Emancipação humana. Emancipação Política. |
topic |
Grêmio Estudantil. Participação discente. Emancipação humana. Emancipação Política. |
description |
A partir de resultados de pesquisa de pós-graduação, o presente artigo apresenta possibilidades e limites para o processo de emancipação de estudantes de comunidades de periferia, a partir da atuação em grêmios estudantis em escolas públicas paranaenses. A coleta de dados ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas com presidentes de grêmios estudantis de escolas situadas na periferia da cidade de Ponta Grossa – PR. Tendo o materialismo histórico e dialético como pressuposto teórico e metodológico, a autonomia dos estudantes, o processo eletivo, a emancipação política e a emancipação humana constituíram-se em categorias de análise. Ao final, considera-se que os gestores escolares cerceiam a participação dos estudantes junto aos grêmios estudantis, inibindo uma atuação estudantil comprometida com o processo de emancipação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1896 10.24934/eef.v21i35.1896 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1896 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i35.1896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1896/1928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Aldimara Catarina Delabona Brito Boutin, Simone de Fátima Flach info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Aldimara Catarina Delabona Brito Boutin, Simone de Fátima Flach |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 283-304 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 283-304 Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 283-304 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i35 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469336469504 |