Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education

Bibliographic Details
Main Author: Koide, Adriana Batista de Souza
Publication Date: 2017
Other Authors: Tortella, Jussara Cristina Barboza, Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
Format: Article
Language: por
Source: Educação em foco
Download full: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1261
Summary: Desenvolvido em uma escola pública de Educação Infantil, no município de Campinas (SP), o presente estudo objetiva compreender como a literatura infantil, enquanto espaço de fruição, pode ser utilizada para a aprendizagem de estratégias da autorregulação. Para o trabalho investigativo entrelaçamos narrativas e observações do cotidiano educacional e entrevista, utilizando como base teórica os pressupostos de Reuven Feuerstein. Os resultados obtidos possibilitam um maior entendimento sobre um processo já compreendido pelo âmbito científico como essencial para a promoção de aprendizagens que a criança levará consigo para toda a vida e indicam que novas pesquisas sobre a temática escolhida se fazem urgentemente necessárias, não apenas porque harmonizam deleite e aprendizagem, mas principalmente por que em equilíbrio, revelam que as crianças pequenas são capazes de se autorregularem, em uma formação humana integral e integrante por meio da literatura infantil.
id UEMG-2_a3afb2f2bd95ccb0d0a3178aa304bc1a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1261
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's educationLiteratura infantilFruiçãoAutorregulação da aprendizagemEducação InfantilAprendizagem mediada. / Children's Literature. Fruition. Self-regulation of learning. Child education. Mediated learning.Desenvolvido em uma escola pública de Educação Infantil, no município de Campinas (SP), o presente estudo objetiva compreender como a literatura infantil, enquanto espaço de fruição, pode ser utilizada para a aprendizagem de estratégias da autorregulação. Para o trabalho investigativo entrelaçamos narrativas e observações do cotidiano educacional e entrevista, utilizando como base teórica os pressupostos de Reuven Feuerstein. Os resultados obtidos possibilitam um maior entendimento sobre um processo já compreendido pelo âmbito científico como essencial para a promoção de aprendizagens que a criança levará consigo para toda a vida e indicam que novas pesquisas sobre a temática escolhida se fazem urgentemente necessárias, não apenas porque harmonizam deleite e aprendizagem, mas principalmente por que em equilíbrio, revelam que as crianças pequenas são capazes de se autorregularem, em uma formação humana integral e integrante por meio da literatura infantil. EDUEMG2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/126110.24934/eef.v20i30.1261Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 229-246Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 229-246Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 229-2462317-00931519-332210.24934/eef.v20i30reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1261/1330Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKoide, Adriana Batista de SouzaTortella, Jussara Cristina BarbozaRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da2017-07-06T19:18:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1261Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-07-06T19:18:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education
title Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education
spellingShingle Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education
Koide, Adriana Batista de Souza
Literatura infantil
Fruição
Autorregulação da aprendizagem
Educação Infantil
Aprendizagem mediada. / Children's Literature. Fruition. Self-regulation of learning. Child education. Mediated learning.
title_short Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education
title_full Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education
title_fullStr Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education
title_full_unstemmed Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education
title_sort Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education
author Koide, Adriana Batista de Souza
author_facet Koide, Adriana Batista de Souza
Tortella, Jussara Cristina Barboza
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
author_role author
author2 Tortella, Jussara Cristina Barboza
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koide, Adriana Batista de Souza
Tortella, Jussara Cristina Barboza
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Fruição
Autorregulação da aprendizagem
Educação Infantil
Aprendizagem mediada. / Children's Literature. Fruition. Self-regulation of learning. Child education. Mediated learning.
topic Literatura infantil
Fruição
Autorregulação da aprendizagem
Educação Infantil
Aprendizagem mediada. / Children's Literature. Fruition. Self-regulation of learning. Child education. Mediated learning.
description Desenvolvido em uma escola pública de Educação Infantil, no município de Campinas (SP), o presente estudo objetiva compreender como a literatura infantil, enquanto espaço de fruição, pode ser utilizada para a aprendizagem de estratégias da autorregulação. Para o trabalho investigativo entrelaçamos narrativas e observações do cotidiano educacional e entrevista, utilizando como base teórica os pressupostos de Reuven Feuerstein. Os resultados obtidos possibilitam um maior entendimento sobre um processo já compreendido pelo âmbito científico como essencial para a promoção de aprendizagens que a criança levará consigo para toda a vida e indicam que novas pesquisas sobre a temática escolhida se fazem urgentemente necessárias, não apenas porque harmonizam deleite e aprendizagem, mas principalmente por que em equilíbrio, revelam que as crianças pequenas são capazes de se autorregularem, em uma formação humana integral e integrante por meio da literatura infantil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1261
10.24934/eef.v20i30.1261
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1261
identifier_str_mv 10.24934/eef.v20i30.1261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1261/1330
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 229-246
Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 229-246
Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 229-246
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v20i30
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468971565056