Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2017 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Educação em foco |
Download full: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1261 |
Summary: | Desenvolvido em uma escola pública de Educação Infantil, no município de Campinas (SP), o presente estudo objetiva compreender como a literatura infantil, enquanto espaço de fruição, pode ser utilizada para a aprendizagem de estratégias da autorregulação. Para o trabalho investigativo entrelaçamos narrativas e observações do cotidiano educacional e entrevista, utilizando como base teórica os pressupostos de Reuven Feuerstein. Os resultados obtidos possibilitam um maior entendimento sobre um processo já compreendido pelo âmbito científico como essencial para a promoção de aprendizagens que a criança levará consigo para toda a vida e indicam que novas pesquisas sobre a temática escolhida se fazem urgentemente necessárias, não apenas porque harmonizam deleite e aprendizagem, mas principalmente por que em equilíbrio, revelam que as crianças pequenas são capazes de se autorregularem, em uma formação humana integral e integrante por meio da literatura infantil. |
id |
UEMG-2_a3afb2f2bd95ccb0d0a3178aa304bc1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1261 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's educationLiteratura infantilFruiçãoAutorregulação da aprendizagemEducação InfantilAprendizagem mediada. / Children's Literature. Fruition. Self-regulation of learning. Child education. Mediated learning.Desenvolvido em uma escola pública de Educação Infantil, no município de Campinas (SP), o presente estudo objetiva compreender como a literatura infantil, enquanto espaço de fruição, pode ser utilizada para a aprendizagem de estratégias da autorregulação. Para o trabalho investigativo entrelaçamos narrativas e observações do cotidiano educacional e entrevista, utilizando como base teórica os pressupostos de Reuven Feuerstein. Os resultados obtidos possibilitam um maior entendimento sobre um processo já compreendido pelo âmbito científico como essencial para a promoção de aprendizagens que a criança levará consigo para toda a vida e indicam que novas pesquisas sobre a temática escolhida se fazem urgentemente necessárias, não apenas porque harmonizam deleite e aprendizagem, mas principalmente por que em equilíbrio, revelam que as crianças pequenas são capazes de se autorregularem, em uma formação humana integral e integrante por meio da literatura infantil. EDUEMG2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/126110.24934/eef.v20i30.1261Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 229-246Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 229-246Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 229-2462317-00931519-332210.24934/eef.v20i30reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1261/1330Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKoide, Adriana Batista de SouzaTortella, Jussara Cristina BarbozaRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da2017-07-06T19:18:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1261Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-07-06T19:18:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education |
title |
Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education |
spellingShingle |
Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education Koide, Adriana Batista de Souza Literatura infantil Fruição Autorregulação da aprendizagem Educação Infantil Aprendizagem mediada. / Children's Literature. Fruition. Self-regulation of learning. Child education. Mediated learning. |
title_short |
Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education |
title_full |
Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education |
title_fullStr |
Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education |
title_full_unstemmed |
Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education |
title_sort |
Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education |
author |
Koide, Adriana Batista de Souza |
author_facet |
Koide, Adriana Batista de Souza Tortella, Jussara Cristina Barboza Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da |
author_role |
author |
author2 |
Tortella, Jussara Cristina Barboza Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koide, Adriana Batista de Souza Tortella, Jussara Cristina Barboza Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Fruição Autorregulação da aprendizagem Educação Infantil Aprendizagem mediada. / Children's Literature. Fruition. Self-regulation of learning. Child education. Mediated learning. |
topic |
Literatura infantil Fruição Autorregulação da aprendizagem Educação Infantil Aprendizagem mediada. / Children's Literature. Fruition. Self-regulation of learning. Child education. Mediated learning. |
description |
Desenvolvido em uma escola pública de Educação Infantil, no município de Campinas (SP), o presente estudo objetiva compreender como a literatura infantil, enquanto espaço de fruição, pode ser utilizada para a aprendizagem de estratégias da autorregulação. Para o trabalho investigativo entrelaçamos narrativas e observações do cotidiano educacional e entrevista, utilizando como base teórica os pressupostos de Reuven Feuerstein. Os resultados obtidos possibilitam um maior entendimento sobre um processo já compreendido pelo âmbito científico como essencial para a promoção de aprendizagens que a criança levará consigo para toda a vida e indicam que novas pesquisas sobre a temática escolhida se fazem urgentemente necessárias, não apenas porque harmonizam deleite e aprendizagem, mas principalmente por que em equilíbrio, revelam que as crianças pequenas são capazes de se autorregularem, em uma formação humana integral e integrante por meio da literatura infantil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1261 10.24934/eef.v20i30.1261 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1261 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v20i30.1261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1261/1330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 229-246 Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 229-246 Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 229-246 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v20i30 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468971565056 |