O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/83 |
Resumo: | Analisa-se, no presente estudo, a importância do papel do professor para o curso de Turismo, sua interferência, contribuição e participação na formação do bacharel, além da percepção do aluno com relação a esse profissional. Por isso, o objetivo foi investigar a interferência desse professor no processo de formação profissional, além de avaliar a percepção do docente em relação ao discente. Para tanto, procedeu-se à análise dos dados levantados a partir da aplicação de 42 questionários válidos, contendo 29 perguntas, aplicados aos alunos. Esse percentual de amostra permite tecer considerações que sinalizam um perfil claro e objetivo do corpo docente do curso em estudo. Para os professores, foram aplicados 12 questionários em um universo de 13, contendo 52 questões. Os questionários forneceram informações sobre os aspectos referentes à contribuição desse professor para o curso; à infraestrutura da Instituição de Ensino Superior (IES); ao projeto pedagógico, além da avaliação dos processos de avaliação durante a formação desse aluno. Os resultados da pesquisa confrontados com o referencial bibliográfico utilizado revelaram alguns dados que podem ser destacados, tais como: os professores do referido curso foram muito bem avaliados com relação ao preparo antecipado das aulas, obtendo quase que unanimidade, eles expõem com clareza os conteúdos e oferecem informações adequadas. Outro ponto observado está na questão do aproveitamento dos professores que atuam como coordenadores de outros cursos para ministrarem aulas no curso de Turismo, estratégia que vem sendo positiva até agora, pois percebeu-se que esse profissional está atento ao processo de formação do aluno como um todo. Tais profissionais, além de terem participado ativamente da confecção do projeto pedagógico, conhecem amplamente a IES, o que contribui ainda mais para uma visão sistêmica do curso. É importante destacar que a infraestrutura disponibilizada pela instituição estudada contribuiu positivamente para a satisfação dos alunos com relação ao curso e às atividades práticas propostas tanto em laboratórios como também a execução de inventários e eventos idealizados pelos próprios alunos. Por fim, é importante enfatizar que o caráter exploratório desse estudo abre a possibilidade para a realização de uma série de novas pesquisas sobre o papel do professor para o curso de turismo. Concluiu-se, então, que há necessidade de informar ao professor que ministra aulas no curso sobre: a profissão e a área de atuação do profissional em formação que poderá ocorrer a partir de cursos, participações em congressos e feiras, além da participação efetiva em atividades promovidas pelo curso. |
id |
UEMG-2_a62208df7e38a99e07a1c2f9b3806b61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/83 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de casoTurismodocentesdiscentesprojeto pedagógico.Analisa-se, no presente estudo, a importância do papel do professor para o curso de Turismo, sua interferência, contribuição e participação na formação do bacharel, além da percepção do aluno com relação a esse profissional. Por isso, o objetivo foi investigar a interferência desse professor no processo de formação profissional, além de avaliar a percepção do docente em relação ao discente. Para tanto, procedeu-se à análise dos dados levantados a partir da aplicação de 42 questionários válidos, contendo 29 perguntas, aplicados aos alunos. Esse percentual de amostra permite tecer considerações que sinalizam um perfil claro e objetivo do corpo docente do curso em estudo. Para os professores, foram aplicados 12 questionários em um universo de 13, contendo 52 questões. Os questionários forneceram informações sobre os aspectos referentes à contribuição desse professor para o curso; à infraestrutura da Instituição de Ensino Superior (IES); ao projeto pedagógico, além da avaliação dos processos de avaliação durante a formação desse aluno. Os resultados da pesquisa confrontados com o referencial bibliográfico utilizado revelaram alguns dados que podem ser destacados, tais como: os professores do referido curso foram muito bem avaliados com relação ao preparo antecipado das aulas, obtendo quase que unanimidade, eles expõem com clareza os conteúdos e oferecem informações adequadas. Outro ponto observado está na questão do aproveitamento dos professores que atuam como coordenadores de outros cursos para ministrarem aulas no curso de Turismo, estratégia que vem sendo positiva até agora, pois percebeu-se que esse profissional está atento ao processo de formação do aluno como um todo. Tais profissionais, além de terem participado ativamente da confecção do projeto pedagógico, conhecem amplamente a IES, o que contribui ainda mais para uma visão sistêmica do curso. É importante destacar que a infraestrutura disponibilizada pela instituição estudada contribuiu positivamente para a satisfação dos alunos com relação ao curso e às atividades práticas propostas tanto em laboratórios como também a execução de inventários e eventos idealizados pelos próprios alunos. Por fim, é importante enfatizar que o caráter exploratório desse estudo abre a possibilidade para a realização de uma série de novas pesquisas sobre o papel do professor para o curso de turismo. Concluiu-se, então, que há necessidade de informar ao professor que ministra aulas no curso sobre: a profissão e a área de atuação do profissional em formação que poderá ocorrer a partir de cursos, participações em congressos e feiras, além da participação efetiva em atividades promovidas pelo curso.EDUEMG2010-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/8310.24934/eef.v12i14.83Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 41-65Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 41-65Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 41-652317-00931519-332210.24934/eef.v12i14reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/83/118Mesquita, Bernadete NevesSilva, Jersone Tasso MoreiraRibeiro, Andréa Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/83Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso |
title |
O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso |
spellingShingle |
O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso Mesquita, Bernadete Neves Turismo docentes discentes projeto pedagógico. |
title_short |
O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso |
title_full |
O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso |
title_fullStr |
O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso |
title_sort |
O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso |
author |
Mesquita, Bernadete Neves |
author_facet |
Mesquita, Bernadete Neves Silva, Jersone Tasso Moreira Ribeiro, Andréa Lourdes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jersone Tasso Moreira Ribeiro, Andréa Lourdes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Bernadete Neves Silva, Jersone Tasso Moreira Ribeiro, Andréa Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo docentes discentes projeto pedagógico. |
topic |
Turismo docentes discentes projeto pedagógico. |
description |
Analisa-se, no presente estudo, a importância do papel do professor para o curso de Turismo, sua interferência, contribuição e participação na formação do bacharel, além da percepção do aluno com relação a esse profissional. Por isso, o objetivo foi investigar a interferência desse professor no processo de formação profissional, além de avaliar a percepção do docente em relação ao discente. Para tanto, procedeu-se à análise dos dados levantados a partir da aplicação de 42 questionários válidos, contendo 29 perguntas, aplicados aos alunos. Esse percentual de amostra permite tecer considerações que sinalizam um perfil claro e objetivo do corpo docente do curso em estudo. Para os professores, foram aplicados 12 questionários em um universo de 13, contendo 52 questões. Os questionários forneceram informações sobre os aspectos referentes à contribuição desse professor para o curso; à infraestrutura da Instituição de Ensino Superior (IES); ao projeto pedagógico, além da avaliação dos processos de avaliação durante a formação desse aluno. Os resultados da pesquisa confrontados com o referencial bibliográfico utilizado revelaram alguns dados que podem ser destacados, tais como: os professores do referido curso foram muito bem avaliados com relação ao preparo antecipado das aulas, obtendo quase que unanimidade, eles expõem com clareza os conteúdos e oferecem informações adequadas. Outro ponto observado está na questão do aproveitamento dos professores que atuam como coordenadores de outros cursos para ministrarem aulas no curso de Turismo, estratégia que vem sendo positiva até agora, pois percebeu-se que esse profissional está atento ao processo de formação do aluno como um todo. Tais profissionais, além de terem participado ativamente da confecção do projeto pedagógico, conhecem amplamente a IES, o que contribui ainda mais para uma visão sistêmica do curso. É importante destacar que a infraestrutura disponibilizada pela instituição estudada contribuiu positivamente para a satisfação dos alunos com relação ao curso e às atividades práticas propostas tanto em laboratórios como também a execução de inventários e eventos idealizados pelos próprios alunos. Por fim, é importante enfatizar que o caráter exploratório desse estudo abre a possibilidade para a realização de uma série de novas pesquisas sobre o papel do professor para o curso de turismo. Concluiu-se, então, que há necessidade de informar ao professor que ministra aulas no curso sobre: a profissão e a área de atuação do profissional em formação que poderá ocorrer a partir de cursos, participações em congressos e feiras, além da participação efetiva em atividades promovidas pelo curso. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/83 10.24934/eef.v12i14.83 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/83 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v12i14.83 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/83/118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 41-65 Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 41-65 Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 41-65 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v12i14 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468448325632 |