O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Bernadete Neves
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Jersone Tasso Moreira, Ribeiro, Andréa Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/83
Resumo: Analisa-se, no presente estudo, a importância do papel do professor para o curso de Turismo, sua interferência, contribuição e participação na formação do bacharel, além da percepção do aluno com relação a esse profissional. Por isso, o objetivo foi investigar a interferência desse professor no processo de formação profissional, além de avaliar a percepção do docente em relação ao discente. Para tanto, procedeu-se à análise dos dados levantados a partir da aplicação de 42 questionários válidos, contendo 29 perguntas, aplicados aos alunos. Esse percentual de amostra permite tecer considerações que sinalizam um perfil claro e objetivo do corpo docente do curso em estudo. Para os professores, foram aplicados 12 questionários em um universo de 13, contendo 52 questões. Os questionários forneceram informações sobre os aspectos referentes à contribuição desse professor para o curso; à infraestrutura da Instituição de Ensino Superior (IES); ao projeto pedagógico, além da avaliação dos processos de avaliação durante a formação desse aluno. Os resultados da pesquisa confrontados com o referencial bibliográfico utilizado revelaram alguns dados que podem ser destacados, tais como: os professores do referido curso foram muito bem avaliados com relação ao preparo antecipado das aulas, obtendo quase que unanimidade, eles expõem com clareza os conteúdos e oferecem informações adequadas. Outro ponto observado está na questão do aproveitamento dos professores que atuam como coordenadores de outros cursos para ministrarem aulas no curso de Turismo, estratégia que vem sendo positiva até agora, pois percebeu-se que esse profissional está atento ao processo de formação do aluno como um todo. Tais profissionais, além de terem participado ativamente da confecção do projeto pedagógico, conhecem amplamente a IES, o que contribui ainda mais para uma visão sistêmica do curso. É importante destacar que a infraestrutura disponibilizada pela instituição estudada contribuiu positivamente para a satisfação dos alunos com relação ao curso e às atividades práticas propostas tanto em laboratórios como também a execução de inventários e eventos idealizados pelos próprios alunos. Por fim, é importante enfatizar que o caráter exploratório desse estudo abre a possibilidade para a realização de uma série de novas pesquisas sobre o papel do professor para o curso de turismo. Concluiu-se, então, que há necessidade de informar ao professor que ministra aulas no curso sobre: a profissão e a área de atuação do profissional em formação que poderá ocorrer a partir de cursos, participações em congressos e feiras, além da participação efetiva em atividades promovidas pelo curso.
id UEMG-2_a62208df7e38a99e07a1c2f9b3806b61
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/83
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de casoTurismodocentesdiscentesprojeto pedagógico.Analisa-se, no presente estudo, a importância do papel do professor para o curso de Turismo, sua interferência, contribuição e participação na formação do bacharel, além da percepção do aluno com relação a esse profissional. Por isso, o objetivo foi investigar a interferência desse professor no processo de formação profissional, além de avaliar a percepção do docente em relação ao discente. Para tanto, procedeu-se à análise dos dados levantados a partir da aplicação de 42 questionários válidos, contendo 29 perguntas, aplicados aos alunos. Esse percentual de amostra permite tecer considerações que sinalizam um perfil claro e objetivo do corpo docente do curso em estudo. Para os professores, foram aplicados 12 questionários em um universo de 13, contendo 52 questões. Os questionários forneceram informações sobre os aspectos referentes à contribuição desse professor para o curso; à infraestrutura da Instituição de Ensino Superior (IES); ao projeto pedagógico, além da avaliação dos processos de avaliação durante a formação desse aluno. Os resultados da pesquisa confrontados com o referencial bibliográfico utilizado revelaram alguns dados que podem ser destacados, tais como: os professores do referido curso foram muito bem avaliados com relação ao preparo antecipado das aulas, obtendo quase que unanimidade, eles expõem com clareza os conteúdos e oferecem informações adequadas. Outro ponto observado está na questão do aproveitamento dos professores que atuam como coordenadores de outros cursos para ministrarem aulas no curso de Turismo, estratégia que vem sendo positiva até agora, pois percebeu-se que esse profissional está atento ao processo de formação do aluno como um todo. Tais profissionais, além de terem participado ativamente da confecção do projeto pedagógico, conhecem amplamente a IES, o que contribui ainda mais para uma visão sistêmica do curso. É importante destacar que a infraestrutura disponibilizada pela instituição estudada contribuiu positivamente para a satisfação dos alunos com relação ao curso e às atividades práticas propostas tanto em laboratórios como também a execução de inventários e eventos idealizados pelos próprios alunos. Por fim, é importante enfatizar que o caráter exploratório desse estudo abre a possibilidade para a realização de uma série de novas pesquisas sobre o papel do professor para o curso de turismo. Concluiu-se, então, que há necessidade de informar ao professor que ministra aulas no curso sobre: a profissão e a área de atuação do profissional em formação que poderá ocorrer a partir de cursos, participações em congressos e feiras, além da participação efetiva em atividades promovidas pelo curso.EDUEMG2010-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/8310.24934/eef.v12i14.83Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 41-65Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 41-65Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 41-652317-00931519-332210.24934/eef.v12i14reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/83/118Mesquita, Bernadete NevesSilva, Jersone Tasso MoreiraRibeiro, Andréa Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/83Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso
title O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso
spellingShingle O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso
Mesquita, Bernadete Neves
Turismo
docentes
discentes
projeto pedagógico.
title_short O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso
title_full O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso
title_fullStr O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso
title_full_unstemmed O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso
title_sort O papel do professor na formação do bacharel em turismo: um estudo de caso
author Mesquita, Bernadete Neves
author_facet Mesquita, Bernadete Neves
Silva, Jersone Tasso Moreira
Ribeiro, Andréa Lourdes
author_role author
author2 Silva, Jersone Tasso Moreira
Ribeiro, Andréa Lourdes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Bernadete Neves
Silva, Jersone Tasso Moreira
Ribeiro, Andréa Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
docentes
discentes
projeto pedagógico.
topic Turismo
docentes
discentes
projeto pedagógico.
description Analisa-se, no presente estudo, a importância do papel do professor para o curso de Turismo, sua interferência, contribuição e participação na formação do bacharel, além da percepção do aluno com relação a esse profissional. Por isso, o objetivo foi investigar a interferência desse professor no processo de formação profissional, além de avaliar a percepção do docente em relação ao discente. Para tanto, procedeu-se à análise dos dados levantados a partir da aplicação de 42 questionários válidos, contendo 29 perguntas, aplicados aos alunos. Esse percentual de amostra permite tecer considerações que sinalizam um perfil claro e objetivo do corpo docente do curso em estudo. Para os professores, foram aplicados 12 questionários em um universo de 13, contendo 52 questões. Os questionários forneceram informações sobre os aspectos referentes à contribuição desse professor para o curso; à infraestrutura da Instituição de Ensino Superior (IES); ao projeto pedagógico, além da avaliação dos processos de avaliação durante a formação desse aluno. Os resultados da pesquisa confrontados com o referencial bibliográfico utilizado revelaram alguns dados que podem ser destacados, tais como: os professores do referido curso foram muito bem avaliados com relação ao preparo antecipado das aulas, obtendo quase que unanimidade, eles expõem com clareza os conteúdos e oferecem informações adequadas. Outro ponto observado está na questão do aproveitamento dos professores que atuam como coordenadores de outros cursos para ministrarem aulas no curso de Turismo, estratégia que vem sendo positiva até agora, pois percebeu-se que esse profissional está atento ao processo de formação do aluno como um todo. Tais profissionais, além de terem participado ativamente da confecção do projeto pedagógico, conhecem amplamente a IES, o que contribui ainda mais para uma visão sistêmica do curso. É importante destacar que a infraestrutura disponibilizada pela instituição estudada contribuiu positivamente para a satisfação dos alunos com relação ao curso e às atividades práticas propostas tanto em laboratórios como também a execução de inventários e eventos idealizados pelos próprios alunos. Por fim, é importante enfatizar que o caráter exploratório desse estudo abre a possibilidade para a realização de uma série de novas pesquisas sobre o papel do professor para o curso de turismo. Concluiu-se, então, que há necessidade de informar ao professor que ministra aulas no curso sobre: a profissão e a área de atuação do profissional em formação que poderá ocorrer a partir de cursos, participações em congressos e feiras, além da participação efetiva em atividades promovidas pelo curso.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/83
10.24934/eef.v12i14.83
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/83
identifier_str_mv 10.24934/eef.v12i14.83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/83/118
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 41-65
Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 41-65
Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 41-65
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v12i14
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468448325632