As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra Andrade, Francisca Rejane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Façanha Lopes, Ludimila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4672
Resumo: Este artigo objetiva socializar o estudo sobre as contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé. Para embasar as discussões foram feitas reflexões teóricas em torno dos temas: política educacional, expansão da educação superior, assistência estudantil e formação de professores no Brasil. A pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso como método. Os resultados da pesquisa, realizada com estudantes beneficiários do Auxílio Formação no IFCE – campus Canindé, revelaram que este auxílio trouxe importantes contribuições para o percurso formativo dos estudantes beneficiários, não só no aspecto de promoção das condições de permanência, mas, principalmente, no contato com a prática docente, na identificação com o ser professor e na construção de novos conhecimentos a partir da experiência.
id UEMG-2_aa579361bbd3f55f14b6a5b7d53995d6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4672
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus CanindéPolítica EducacionalEducação SuperiorFormação de ProfessoresAuxílio FormaçãoEste artigo objetiva socializar o estudo sobre as contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé. Para embasar as discussões foram feitas reflexões teóricas em torno dos temas: política educacional, expansão da educação superior, assistência estudantil e formação de professores no Brasil. A pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso como método. Os resultados da pesquisa, realizada com estudantes beneficiários do Auxílio Formação no IFCE – campus Canindé, revelaram que este auxílio trouxe importantes contribuições para o percurso formativo dos estudantes beneficiários, não só no aspecto de promoção das condições de permanência, mas, principalmente, no contato com a prática docente, na identificação com o ser professor e na construção de novos conhecimentos a partir da experiência.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/467210.24934/eef.v24i43.4672Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 268-290Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 268-290Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 268-2902317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4672/3686Copyright (c) 2021 Francisca Rejane Bezerra Andrade, Ludimila Façanha Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra Andrade, Francisca RejaneFaçanha Lopes, Ludimila2021-08-30T15:41:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4672Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé
title As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé
spellingShingle As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé
Bezerra Andrade, Francisca Rejane
Política Educacional
Educação Superior
Formação de Professores
Auxílio Formação
title_short As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé
title_full As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé
title_fullStr As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé
title_full_unstemmed As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé
title_sort As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé
author Bezerra Andrade, Francisca Rejane
author_facet Bezerra Andrade, Francisca Rejane
Façanha Lopes, Ludimila
author_role author
author2 Façanha Lopes, Ludimila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra Andrade, Francisca Rejane
Façanha Lopes, Ludimila
dc.subject.por.fl_str_mv Política Educacional
Educação Superior
Formação de Professores
Auxílio Formação
topic Política Educacional
Educação Superior
Formação de Professores
Auxílio Formação
description Este artigo objetiva socializar o estudo sobre as contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé. Para embasar as discussões foram feitas reflexões teóricas em torno dos temas: política educacional, expansão da educação superior, assistência estudantil e formação de professores no Brasil. A pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso como método. Os resultados da pesquisa, realizada com estudantes beneficiários do Auxílio Formação no IFCE – campus Canindé, revelaram que este auxílio trouxe importantes contribuições para o percurso formativo dos estudantes beneficiários, não só no aspecto de promoção das condições de permanência, mas, principalmente, no contato com a prática docente, na identificação com o ser professor e na construção de novos conhecimentos a partir da experiência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4672
10.24934/eef.v24i43.4672
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4672
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i43.4672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4672/3686
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Francisca Rejane Bezerra Andrade, Ludimila Façanha Lopes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Francisca Rejane Bezerra Andrade, Ludimila Façanha Lopes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 268-290
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 268-290
Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 268-290
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i43
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469858660352