As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4672 |
Resumo: | Este artigo objetiva socializar o estudo sobre as contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé. Para embasar as discussões foram feitas reflexões teóricas em torno dos temas: política educacional, expansão da educação superior, assistência estudantil e formação de professores no Brasil. A pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso como método. Os resultados da pesquisa, realizada com estudantes beneficiários do Auxílio Formação no IFCE – campus Canindé, revelaram que este auxílio trouxe importantes contribuições para o percurso formativo dos estudantes beneficiários, não só no aspecto de promoção das condições de permanência, mas, principalmente, no contato com a prática docente, na identificação com o ser professor e na construção de novos conhecimentos a partir da experiência. |
id |
UEMG-2_aa579361bbd3f55f14b6a5b7d53995d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4672 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus CanindéPolítica EducacionalEducação SuperiorFormação de ProfessoresAuxílio FormaçãoEste artigo objetiva socializar o estudo sobre as contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé. Para embasar as discussões foram feitas reflexões teóricas em torno dos temas: política educacional, expansão da educação superior, assistência estudantil e formação de professores no Brasil. A pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso como método. Os resultados da pesquisa, realizada com estudantes beneficiários do Auxílio Formação no IFCE – campus Canindé, revelaram que este auxílio trouxe importantes contribuições para o percurso formativo dos estudantes beneficiários, não só no aspecto de promoção das condições de permanência, mas, principalmente, no contato com a prática docente, na identificação com o ser professor e na construção de novos conhecimentos a partir da experiência.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/467210.24934/eef.v24i43.4672Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 268-290Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 268-290Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 268-2902317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4672/3686Copyright (c) 2021 Francisca Rejane Bezerra Andrade, Ludimila Façanha Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra Andrade, Francisca RejaneFaçanha Lopes, Ludimila2021-08-30T15:41:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4672Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé |
title |
As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé |
spellingShingle |
As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé Bezerra Andrade, Francisca Rejane Política Educacional Educação Superior Formação de Professores Auxílio Formação |
title_short |
As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé |
title_full |
As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé |
title_fullStr |
As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé |
title_full_unstemmed |
As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé |
title_sort |
As contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé |
author |
Bezerra Andrade, Francisca Rejane |
author_facet |
Bezerra Andrade, Francisca Rejane Façanha Lopes, Ludimila |
author_role |
author |
author2 |
Façanha Lopes, Ludimila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra Andrade, Francisca Rejane Façanha Lopes, Ludimila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política Educacional Educação Superior Formação de Professores Auxílio Formação |
topic |
Política Educacional Educação Superior Formação de Professores Auxílio Formação |
description |
Este artigo objetiva socializar o estudo sobre as contribuições do Auxílio Formação no processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Canindé. Para embasar as discussões foram feitas reflexões teóricas em torno dos temas: política educacional, expansão da educação superior, assistência estudantil e formação de professores no Brasil. A pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso como método. Os resultados da pesquisa, realizada com estudantes beneficiários do Auxílio Formação no IFCE – campus Canindé, revelaram que este auxílio trouxe importantes contribuições para o percurso formativo dos estudantes beneficiários, não só no aspecto de promoção das condições de permanência, mas, principalmente, no contato com a prática docente, na identificação com o ser professor e na construção de novos conhecimentos a partir da experiência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4672 10.24934/eef.v24i43.4672 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4672 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v24i43.4672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4672/3686 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Francisca Rejane Bezerra Andrade, Ludimila Façanha Lopes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Francisca Rejane Bezerra Andrade, Ludimila Façanha Lopes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 268-290 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 268-290 Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 268-290 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v24i43 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469858660352 |