Gestão educacional, conhecimento e ação pública no sistema municipal de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartolozzi Ferreira, Eliza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Freire Bastos, Roberta, da Silva, Erineusa maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4597
Resumo: O objetivo do texto é analisar o conhecimento na gestão das políticas educativas, a partir da observação do processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) de um município da Região Metropolitana da Grande Vitória, assim como no Conselho Municipal de Educação e na Secretaria de Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em 2015, com instrumentos de observação, entrevista e análise documental. O foco é analisar as formas de articulação entre conhecimento e ação pública e ação pública e conhecimento. Consideramos que alguns  instrumentos de ação pública (FME e PME) puderam favorecer o fortalecimento da criticidade e a militância política e pedagógica em favor da educação pública de qualidade pelos atores sociais envolvidos na gestão das políticas educacionais do município. Contudo, chamamos atenção para a fragilidade dessa potência quando há um jogo de disputas pelo sentido das políticas educacionais dominado pela Nova Gestão Pública (NGP).  
id UEMG-2_afd91db97ef180cce22f1e5fbc3940af
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4597
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Gestão educacional, conhecimento e ação pública no sistema municipal de educaçãoInstrumento de ação públicaPMEGovernançaNGPO objetivo do texto é analisar o conhecimento na gestão das políticas educativas, a partir da observação do processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) de um município da Região Metropolitana da Grande Vitória, assim como no Conselho Municipal de Educação e na Secretaria de Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em 2015, com instrumentos de observação, entrevista e análise documental. O foco é analisar as formas de articulação entre conhecimento e ação pública e ação pública e conhecimento. Consideramos que alguns  instrumentos de ação pública (FME e PME) puderam favorecer o fortalecimento da criticidade e a militância política e pedagógica em favor da educação pública de qualidade pelos atores sociais envolvidos na gestão das políticas educacionais do município. Contudo, chamamos atenção para a fragilidade dessa potência quando há um jogo de disputas pelo sentido das políticas educacionais dominado pela Nova Gestão Pública (NGP).  EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/459710.24934/eef.v23i41.4597Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 482-498Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 482-498Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 482-4982317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4597/3158Copyright (c) 2020 Eliza Bartolozzi Ferreira, Roberta Freire Bastos, Erineusa maria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessBartolozzi Ferreira, ElizaFreire Bastos, Robertada Silva, Erineusa maria2020-12-18T23:09:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4597Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:10Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão educacional, conhecimento e ação pública no sistema municipal de educação
title Gestão educacional, conhecimento e ação pública no sistema municipal de educação
spellingShingle Gestão educacional, conhecimento e ação pública no sistema municipal de educação
Bartolozzi Ferreira, Eliza
Instrumento de ação pública
PME
Governança
NGP
title_short Gestão educacional, conhecimento e ação pública no sistema municipal de educação
title_full Gestão educacional, conhecimento e ação pública no sistema municipal de educação
title_fullStr Gestão educacional, conhecimento e ação pública no sistema municipal de educação
title_full_unstemmed Gestão educacional, conhecimento e ação pública no sistema municipal de educação
title_sort Gestão educacional, conhecimento e ação pública no sistema municipal de educação
author Bartolozzi Ferreira, Eliza
author_facet Bartolozzi Ferreira, Eliza
Freire Bastos, Roberta
da Silva, Erineusa maria
author_role author
author2 Freire Bastos, Roberta
da Silva, Erineusa maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartolozzi Ferreira, Eliza
Freire Bastos, Roberta
da Silva, Erineusa maria
dc.subject.por.fl_str_mv Instrumento de ação pública
PME
Governança
NGP
topic Instrumento de ação pública
PME
Governança
NGP
description O objetivo do texto é analisar o conhecimento na gestão das políticas educativas, a partir da observação do processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) de um município da Região Metropolitana da Grande Vitória, assim como no Conselho Municipal de Educação e na Secretaria de Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em 2015, com instrumentos de observação, entrevista e análise documental. O foco é analisar as formas de articulação entre conhecimento e ação pública e ação pública e conhecimento. Consideramos que alguns  instrumentos de ação pública (FME e PME) puderam favorecer o fortalecimento da criticidade e a militância política e pedagógica em favor da educação pública de qualidade pelos atores sociais envolvidos na gestão das políticas educacionais do município. Contudo, chamamos atenção para a fragilidade dessa potência quando há um jogo de disputas pelo sentido das políticas educacionais dominado pela Nova Gestão Pública (NGP).  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4597
10.24934/eef.v23i41.4597
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4597
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i41.4597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4597/3158
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Eliza Bartolozzi Ferreira, Roberta Freire Bastos, Erineusa maria da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Eliza Bartolozzi Ferreira, Roberta Freire Bastos, Erineusa maria da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 482-498
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 482-498
Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 482-498
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i41
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469848174592