Algumas pistas (e armadilhas) na utilização da Etnografia na Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amurabi
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
DOI: 10.24934/eef.v16i22.322
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/322
Resumo: Este trabalho visa trazer uma reflexão em torno da utilização da etnografia na pesquisa educacional, de forma mais específica busca apontar para algumas pistas na sua utilização, indicando também algumas armadilhas postas. Nossa reflexão parte do pressuposto de que há uma indissociabilidade entre teoria e método, de modo que não podemos reduzir a etnografia a uma simples técnica de “coleta de dados”, o que seria deturpação, neste sentido, pensar a etnografia no campo da educação é também pensar a produção do conhecimento antropológico na educação. A partir desta perspectiva refutamos algumas posições amplamente difundidas no âmbito da pesquisa educacional que afirmam que não há pesquisas etnográficas em educação, mas apenas pesquisas do “tipo etnográfico”, o que em nossa leitura origina-se de uma leitura reducionista da etnografia, e extremamente superficial , ou mesmo inexistente, da antropologia.
id UEMG-2_b53153b8661e9924d06174ba4bbf0791
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/322
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
spelling Algumas pistas (e armadilhas) na utilização da Etnografia na EducaçãoEtnografiaAntropologia da EducaçãoPesquisa Educacional.Este trabalho visa trazer uma reflexão em torno da utilização da etnografia na pesquisa educacional, de forma mais específica busca apontar para algumas pistas na sua utilização, indicando também algumas armadilhas postas. Nossa reflexão parte do pressuposto de que há uma indissociabilidade entre teoria e método, de modo que não podemos reduzir a etnografia a uma simples técnica de “coleta de dados”, o que seria deturpação, neste sentido, pensar a etnografia no campo da educação é também pensar a produção do conhecimento antropológico na educação. A partir desta perspectiva refutamos algumas posições amplamente difundidas no âmbito da pesquisa educacional que afirmam que não há pesquisas etnográficas em educação, mas apenas pesquisas do “tipo etnográfico”, o que em nossa leitura origina-se de uma leitura reducionista da etnografia, e extremamente superficial , ou mesmo inexistente, da antropologia. EDUEMG2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/32210.24934/eef.v16i22.322Educação em Foco; Vol. 16 No. 22 (2013): Educação em Foco; 163-183Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 22 (2013): Educação em Foco; 163-183Educação em Foco; v. 16 n. 22 (2013): Educação em Foco; 163-1832317-00931519-332210.24934/eef.v16i22reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/322/312Oliveira, Amurabiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/322Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas pistas (e armadilhas) na utilização da Etnografia na Educação
title Algumas pistas (e armadilhas) na utilização da Etnografia na Educação
spellingShingle Algumas pistas (e armadilhas) na utilização da Etnografia na Educação
Algumas pistas (e armadilhas) na utilização da Etnografia na Educação
Oliveira, Amurabi
Etnografia
Antropologia da Educação
Pesquisa Educacional.
Oliveira, Amurabi
Etnografia
Antropologia da Educação
Pesquisa Educacional.
title_short Algumas pistas (e armadilhas) na utilização da Etnografia na Educação
title_full Algumas pistas (e armadilhas) na utilização da Etnografia na Educação
title_fullStr Algumas pistas (e armadilhas) na utilização da Etnografia na Educação
Algumas pistas (e armadilhas) na utilização da Etnografia na Educação
title_full_unstemmed Algumas pistas (e armadilhas) na utilização da Etnografia na Educação
Algumas pistas (e armadilhas) na utilização da Etnografia na Educação
title_sort Algumas pistas (e armadilhas) na utilização da Etnografia na Educação
author Oliveira, Amurabi
author_facet Oliveira, Amurabi
Oliveira, Amurabi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amurabi
dc.subject.por.fl_str_mv Etnografia
Antropologia da Educação
Pesquisa Educacional.
topic Etnografia
Antropologia da Educação
Pesquisa Educacional.
description Este trabalho visa trazer uma reflexão em torno da utilização da etnografia na pesquisa educacional, de forma mais específica busca apontar para algumas pistas na sua utilização, indicando também algumas armadilhas postas. Nossa reflexão parte do pressuposto de que há uma indissociabilidade entre teoria e método, de modo que não podemos reduzir a etnografia a uma simples técnica de “coleta de dados”, o que seria deturpação, neste sentido, pensar a etnografia no campo da educação é também pensar a produção do conhecimento antropológico na educação. A partir desta perspectiva refutamos algumas posições amplamente difundidas no âmbito da pesquisa educacional que afirmam que não há pesquisas etnográficas em educação, mas apenas pesquisas do “tipo etnográfico”, o que em nossa leitura origina-se de uma leitura reducionista da etnografia, e extremamente superficial , ou mesmo inexistente, da antropologia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/322
10.24934/eef.v16i22.322
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/322
identifier_str_mv 10.24934/eef.v16i22.322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/322/312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 16 No. 22 (2013): Educação em Foco; 163-183
Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 22 (2013): Educação em Foco; 163-183
Educação em Foco; v. 16 n. 22 (2013): Educação em Foco; 163-183
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v16i22
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1822179433173221376
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.24934/eef.v16i22.322