Os espaços e a organização escolar num colégio Português dos Jesuítas (Colégio de S. Fiel -1863-1910)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4367 |
Resumo: | O artigo pretende ser um contributo à história das instituições educativas em Portugal, ao analisar os espaços escolares no Colégio de São Fiel dos jesuítas (1863-1910) de ensino elementar e secundário. A nossa argumentação, de teor histórico-descritivo e hermenêutico, versa sobre a organização escolar (os espaços e tempo escolar) naquele colégio e as suas relações e implicações na vida e no processo educativo dos alunos colegiais. A análise está dividida em 4 pontos: o ensino jesuítico nos colégios (características); os espaços escolares no pensamento e ação dos jesuítas; a organização escolar no Colégio; arquitetura do tempo escolar como categoria estruturante na vida do colégio. Estes pontos permitem-nos compreender o funcionamento organizacional daquele colégio, convertendo-o num património histórico-educativo e num lugar de memória socio-histórica. |
id |
UEMG-2_bab1861d6d4abbb1cf7caf8dc90e8580 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4367 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Os espaços e a organização escolar num colégio Português dos Jesuítas (Colégio de S. Fiel -1863-1910)Ensino dos jesuítasColégio S. FielEspaço educativoOrganização escolarHistória das Instituições Escolares.O artigo pretende ser um contributo à história das instituições educativas em Portugal, ao analisar os espaços escolares no Colégio de São Fiel dos jesuítas (1863-1910) de ensino elementar e secundário. A nossa argumentação, de teor histórico-descritivo e hermenêutico, versa sobre a organização escolar (os espaços e tempo escolar) naquele colégio e as suas relações e implicações na vida e no processo educativo dos alunos colegiais. A análise está dividida em 4 pontos: o ensino jesuítico nos colégios (características); os espaços escolares no pensamento e ação dos jesuítas; a organização escolar no Colégio; arquitetura do tempo escolar como categoria estruturante na vida do colégio. Estes pontos permitem-nos compreender o funcionamento organizacional daquele colégio, convertendo-o num património histórico-educativo e num lugar de memória socio-histórica.EDUEMG2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/436710.24934/eef.v23i40.4367Educação em Foco; Vol. 23 No. 40 (2020): Educação em Foco; 207-227Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 40 (2020): Educação em Foco; 207-227Educação em Foco; v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco; 207-2272317-00931519-332210.24934/eef.v23i40reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4367/2858Copyright (c) 2020 Ernesto Candeias Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Ernesto Candeias2020-12-14T22:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4367Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-14T22:22:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os espaços e a organização escolar num colégio Português dos Jesuítas (Colégio de S. Fiel -1863-1910) |
title |
Os espaços e a organização escolar num colégio Português dos Jesuítas (Colégio de S. Fiel -1863-1910) |
spellingShingle |
Os espaços e a organização escolar num colégio Português dos Jesuítas (Colégio de S. Fiel -1863-1910) Martins, Ernesto Candeias Ensino dos jesuítas Colégio S. Fiel Espaço educativo Organização escolar História das Instituições Escolares. |
title_short |
Os espaços e a organização escolar num colégio Português dos Jesuítas (Colégio de S. Fiel -1863-1910) |
title_full |
Os espaços e a organização escolar num colégio Português dos Jesuítas (Colégio de S. Fiel -1863-1910) |
title_fullStr |
Os espaços e a organização escolar num colégio Português dos Jesuítas (Colégio de S. Fiel -1863-1910) |
title_full_unstemmed |
Os espaços e a organização escolar num colégio Português dos Jesuítas (Colégio de S. Fiel -1863-1910) |
title_sort |
Os espaços e a organização escolar num colégio Português dos Jesuítas (Colégio de S. Fiel -1863-1910) |
author |
Martins, Ernesto Candeias |
author_facet |
Martins, Ernesto Candeias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino dos jesuítas Colégio S. Fiel Espaço educativo Organização escolar História das Instituições Escolares. |
topic |
Ensino dos jesuítas Colégio S. Fiel Espaço educativo Organização escolar História das Instituições Escolares. |
description |
O artigo pretende ser um contributo à história das instituições educativas em Portugal, ao analisar os espaços escolares no Colégio de São Fiel dos jesuítas (1863-1910) de ensino elementar e secundário. A nossa argumentação, de teor histórico-descritivo e hermenêutico, versa sobre a organização escolar (os espaços e tempo escolar) naquele colégio e as suas relações e implicações na vida e no processo educativo dos alunos colegiais. A análise está dividida em 4 pontos: o ensino jesuítico nos colégios (características); os espaços escolares no pensamento e ação dos jesuítas; a organização escolar no Colégio; arquitetura do tempo escolar como categoria estruturante na vida do colégio. Estes pontos permitem-nos compreender o funcionamento organizacional daquele colégio, convertendo-o num património histórico-educativo e num lugar de memória socio-histórica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4367 10.24934/eef.v23i40.4367 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4367 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i40.4367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4367/2858 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ernesto Candeias Martins info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ernesto Candeias Martins |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 40 (2020): Educação em Foco; 207-227 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 40 (2020): Educação em Foco; 207-227 Educação em Foco; v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco; 207-227 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i40 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469826154496 |