Gênero e sexualidade nos temas contemporâneos transversais em tempos de regulação neoconservadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5742 |
Resumo: | Trata-se de um estudo teórico acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que indica os Temas Contemporâneos Transversais (TCT) a serem incorporados nas políticas curriculares brasileiras. A pesquisa é do tipo documental e centra-se na temática gênero e sexualidade sob a perspectiva da análise do discurso preconizada pelas teorias foucaultianas, evidenciando as práticas discursivas e não-discursivas dos TCT e seus efeitos como fator de regulação disciplinar e biopolítica dos currículos e práticas pedagógicas. Entende-se que, a regulação acontece mediante a influência de setores sociais e religiosos neoconservadores que, na ordem contemporânea, forçam a interdição das discursividades que escapam aos padrões culturais heteronormativos. Com isso, as novas diretrizes curriculares negligenciam as diferenças de gênero e sexualidade. |
id |
UEMG-2_bc4c40a012b84136e07e12dcba6dada9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5742 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero e sexualidade nos temas contemporâneos transversais em tempos de regulação neoconservadoraPolíticas curriculares.Poder disciplinar.Biopolítica.Trata-se de um estudo teórico acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que indica os Temas Contemporâneos Transversais (TCT) a serem incorporados nas políticas curriculares brasileiras. A pesquisa é do tipo documental e centra-se na temática gênero e sexualidade sob a perspectiva da análise do discurso preconizada pelas teorias foucaultianas, evidenciando as práticas discursivas e não-discursivas dos TCT e seus efeitos como fator de regulação disciplinar e biopolítica dos currículos e práticas pedagógicas. Entende-se que, a regulação acontece mediante a influência de setores sociais e religiosos neoconservadores que, na ordem contemporânea, forçam a interdição das discursividades que escapam aos padrões culturais heteronormativos. Com isso, as novas diretrizes curriculares negligenciam as diferenças de gênero e sexualidade.EDUEMG2023-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/574210.36704/eef.v26i50.5742Educação em Foco; Vol. 26 No. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-24Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-24Educação em Foco; v. 26 n. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-242317-009310.36704/eef.v26i50reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5742/4862Copyright (c) 2023 Eliada Mayara Cardoso da Silva Alves, Dulce Mari da Silva Vossinfo:eu-repo/semantics/openAccessMayara Cardoso da Silva Alves, EliadaMari da Silva Voss, Dulce2023-11-30T21:00:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5742Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-11-30T21:00:30Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero e sexualidade nos temas contemporâneos transversais em tempos de regulação neoconservadora |
title |
Gênero e sexualidade nos temas contemporâneos transversais em tempos de regulação neoconservadora |
spellingShingle |
Gênero e sexualidade nos temas contemporâneos transversais em tempos de regulação neoconservadora Mayara Cardoso da Silva Alves, Eliada Políticas curriculares. Poder disciplinar. Biopolítica. |
title_short |
Gênero e sexualidade nos temas contemporâneos transversais em tempos de regulação neoconservadora |
title_full |
Gênero e sexualidade nos temas contemporâneos transversais em tempos de regulação neoconservadora |
title_fullStr |
Gênero e sexualidade nos temas contemporâneos transversais em tempos de regulação neoconservadora |
title_full_unstemmed |
Gênero e sexualidade nos temas contemporâneos transversais em tempos de regulação neoconservadora |
title_sort |
Gênero e sexualidade nos temas contemporâneos transversais em tempos de regulação neoconservadora |
author |
Mayara Cardoso da Silva Alves, Eliada |
author_facet |
Mayara Cardoso da Silva Alves, Eliada Mari da Silva Voss, Dulce |
author_role |
author |
author2 |
Mari da Silva Voss, Dulce |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mayara Cardoso da Silva Alves, Eliada Mari da Silva Voss, Dulce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas curriculares. Poder disciplinar. Biopolítica. |
topic |
Políticas curriculares. Poder disciplinar. Biopolítica. |
description |
Trata-se de um estudo teórico acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que indica os Temas Contemporâneos Transversais (TCT) a serem incorporados nas políticas curriculares brasileiras. A pesquisa é do tipo documental e centra-se na temática gênero e sexualidade sob a perspectiva da análise do discurso preconizada pelas teorias foucaultianas, evidenciando as práticas discursivas e não-discursivas dos TCT e seus efeitos como fator de regulação disciplinar e biopolítica dos currículos e práticas pedagógicas. Entende-se que, a regulação acontece mediante a influência de setores sociais e religiosos neoconservadores que, na ordem contemporânea, forçam a interdição das discursividades que escapam aos padrões culturais heteronormativos. Com isso, as novas diretrizes curriculares negligenciam as diferenças de gênero e sexualidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5742 10.36704/eef.v26i50.5742 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5742 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v26i50.5742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5742/4862 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eliada Mayara Cardoso da Silva Alves, Dulce Mari da Silva Voss info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eliada Mayara Cardoso da Silva Alves, Dulce Mari da Silva Voss |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 26 No. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-24 Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-24 Educação em Foco; v. 26 n. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-24 2317-0093 10.36704/eef.v26i50 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1798045782556803072 |