Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5734 |
Resumo: | O paradigma emergente ou paradigma da complexidade depara-se, no contexto pandêmico, com novos desafios. Edgar Morin, em Os sete saberes necessários para a educação do futuro elenca proposições elementares para lidar com os problemas que afetam os sistemas educacionais desde o advento do pensamento newtoniano-cartesiano. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi identificar aspectos da obra nos quais é possível vislumbrar a educação no contexto pós-pandemia, considerando a emergência de uma educação ancorada na complexidade. Os apontamentos realizados mostram que os sete saberes de Edgar Morin podem suscitar reflexões sobre o destino da educação pós-pandemia, uma vez constatado que os problemas denunciados pela situação atual são, em grande parte, frutos do paradigma cartesiano e evidenciam a urgência de se adotar os presupostos do paradigma da complexidade no contexto educacional. |
id |
UEMG-2_be64ed5f51dc6d4fc473ffd5aec97126 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5734 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar MorinComplexidadeCrise de ParadigmasReflexão CríticaO paradigma emergente ou paradigma da complexidade depara-se, no contexto pandêmico, com novos desafios. Edgar Morin, em Os sete saberes necessários para a educação do futuro elenca proposições elementares para lidar com os problemas que afetam os sistemas educacionais desde o advento do pensamento newtoniano-cartesiano. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi identificar aspectos da obra nos quais é possível vislumbrar a educação no contexto pós-pandemia, considerando a emergência de uma educação ancorada na complexidade. Os apontamentos realizados mostram que os sete saberes de Edgar Morin podem suscitar reflexões sobre o destino da educação pós-pandemia, uma vez constatado que os problemas denunciados pela situação atual são, em grande parte, frutos do paradigma cartesiano e evidenciam a urgência de se adotar os presupostos do paradigma da complexidade no contexto educacional.EDUEMG2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/573410.36704/eef.v25i47.5734Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco2317-00931519-332210.36704/eef.v25i47reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5734/4393Copyright (c) 2022 Yasmin Leon Gomes, Daniele Saheb info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Yasmin LeonSaheb , Daniele2022-12-22T18:26:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5734Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-22T18:26:48Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin |
title |
Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin |
spellingShingle |
Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin Gomes, Yasmin Leon Complexidade Crise de Paradigmas Reflexão Crítica |
title_short |
Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin |
title_full |
Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin |
title_fullStr |
Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin |
title_full_unstemmed |
Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin |
title_sort |
Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin |
author |
Gomes, Yasmin Leon |
author_facet |
Gomes, Yasmin Leon Saheb , Daniele |
author_role |
author |
author2 |
Saheb , Daniele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Yasmin Leon Saheb , Daniele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Complexidade Crise de Paradigmas Reflexão Crítica |
topic |
Complexidade Crise de Paradigmas Reflexão Crítica |
description |
O paradigma emergente ou paradigma da complexidade depara-se, no contexto pandêmico, com novos desafios. Edgar Morin, em Os sete saberes necessários para a educação do futuro elenca proposições elementares para lidar com os problemas que afetam os sistemas educacionais desde o advento do pensamento newtoniano-cartesiano. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi identificar aspectos da obra nos quais é possível vislumbrar a educação no contexto pós-pandemia, considerando a emergência de uma educação ancorada na complexidade. Os apontamentos realizados mostram que os sete saberes de Edgar Morin podem suscitar reflexões sobre o destino da educação pós-pandemia, uma vez constatado que os problemas denunciados pela situação atual são, em grande parte, frutos do paradigma cartesiano e evidenciam a urgência de se adotar os presupostos do paradigma da complexidade no contexto educacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5734 10.36704/eef.v25i47.5734 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5734 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v25i47.5734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5734/4393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Yasmin Leon Gomes, Daniele Saheb info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Yasmin Leon Gomes, Daniele Saheb |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em Foco Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em Foco Educação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco 2317-0093 1519-3322 10.36704/eef.v25i47 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470349393920 |