Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Yasmin Leon
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Saheb , Daniele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5734
Resumo: O paradigma emergente ou paradigma da complexidade depara-se, no contexto pandêmico, com novos desafios. Edgar Morin, em Os sete saberes necessários para a educação do futuro elenca proposições elementares para lidar com os problemas que afetam os sistemas educacionais desde o advento do pensamento newtoniano-cartesiano. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi identificar aspectos da obra nos quais é possível vislumbrar a educação no contexto pós-pandemia, considerando a emergência de uma educação ancorada na complexidade. Os apontamentos realizados mostram que os sete saberes de Edgar Morin podem suscitar reflexões sobre o destino da educação pós-pandemia, uma vez constatado que os problemas denunciados pela situação atual são, em grande parte, frutos do paradigma cartesiano e evidenciam a urgência de se adotar os presupostos do paradigma da complexidade no contexto educacional.
id UEMG-2_be64ed5f51dc6d4fc473ffd5aec97126
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5734
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar MorinComplexidadeCrise de ParadigmasReflexão CríticaO paradigma emergente ou paradigma da complexidade depara-se, no contexto pandêmico, com novos desafios. Edgar Morin, em Os sete saberes necessários para a educação do futuro elenca proposições elementares para lidar com os problemas que afetam os sistemas educacionais desde o advento do pensamento newtoniano-cartesiano. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi identificar aspectos da obra nos quais é possível vislumbrar a educação no contexto pós-pandemia, considerando a emergência de uma educação ancorada na complexidade. Os apontamentos realizados mostram que os sete saberes de Edgar Morin podem suscitar reflexões sobre o destino da educação pós-pandemia, uma vez constatado que os problemas denunciados pela situação atual são, em grande parte, frutos do paradigma cartesiano e evidenciam a urgência de se adotar os presupostos do paradigma da complexidade no contexto educacional.EDUEMG2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/573410.36704/eef.v25i47.5734Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco2317-00931519-332210.36704/eef.v25i47reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5734/4393Copyright (c) 2022 Yasmin Leon Gomes, Daniele Saheb info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Yasmin LeonSaheb , Daniele2022-12-22T18:26:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5734Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-22T18:26:48Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin
title Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin
spellingShingle Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin
Gomes, Yasmin Leon
Complexidade
Crise de Paradigmas
Reflexão Crítica
title_short Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin
title_full Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin
title_fullStr Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin
title_full_unstemmed Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin
title_sort Os desafios da complexidade para a educação no pós-pandemia:: uma reflexão a partir dos sete saberes de Edgar Morin
author Gomes, Yasmin Leon
author_facet Gomes, Yasmin Leon
Saheb , Daniele
author_role author
author2 Saheb , Daniele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Yasmin Leon
Saheb , Daniele
dc.subject.por.fl_str_mv Complexidade
Crise de Paradigmas
Reflexão Crítica
topic Complexidade
Crise de Paradigmas
Reflexão Crítica
description O paradigma emergente ou paradigma da complexidade depara-se, no contexto pandêmico, com novos desafios. Edgar Morin, em Os sete saberes necessários para a educação do futuro elenca proposições elementares para lidar com os problemas que afetam os sistemas educacionais desde o advento do pensamento newtoniano-cartesiano. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi identificar aspectos da obra nos quais é possível vislumbrar a educação no contexto pós-pandemia, considerando a emergência de uma educação ancorada na complexidade. Os apontamentos realizados mostram que os sete saberes de Edgar Morin podem suscitar reflexões sobre o destino da educação pós-pandemia, uma vez constatado que os problemas denunciados pela situação atual são, em grande parte, frutos do paradigma cartesiano e evidenciam a urgência de se adotar os presupostos do paradigma da complexidade no contexto educacional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5734
10.36704/eef.v25i47.5734
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5734
identifier_str_mv 10.36704/eef.v25i47.5734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5734/4393
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Yasmin Leon Gomes, Daniele Saheb
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Yasmin Leon Gomes, Daniele Saheb
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em Foco
Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em Foco
Educação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v25i47
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470349393920