Ciberativismo, movimentos sociais contemporâneos e Grêmio Estudantil: redes rizomáticas em debate/ Cyberactivism , contemporary social movements and Student Government: rhizomatic networks in debate
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/498 |
Resumo: | Este artigo se deriva de um estudo etnográfico no ciberespaço, tomando como fonte a página virtual do Grêmio Estudantil do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, denominada Resistência. As principais reflexões desenvolvidas tratam dos movimentos sociais contemporâneos, ciberativismos e os processos pelos quais estes se interconectam a um Grêmio Estudantil em rede. A partir do plano de evidências empíricas estabelecemos o diálogo entre os diferentes pesquisadores em seus universos de pesquisa acerca das redes rizomáticas e as atividades políticas no contemporâneo. Assim, o Grêmio Estudantil Resistência é aqui entendido como um espaço focado nas ações políticas e organizativas na ambiência escolar interconectado em rede virtual com atores diversos, oriundos de movimentos sociais, ressignificando sentidos em novos espaços políticos. O ciberespaço como arena relacional se torna lugar profícuo para os estudantes exercitarem atuações sociais e políticas e pode funcionar como local potencializador e possibilitador de experiências participativas de largo alcance. ABSTRACTThe ways of interacting with the world, the perceptions that underlie self and other, and the ways in which we orient our practices are constantly changing and unstoppable on the multiple forms of sensory communication existing in contemporaneity. Social processes, from this perspective, we complicate further, accelerated and invaded by a whirlwind of information and places to find them, tensing and raising the need of belonging virtual realities, as well as reflective of this phenomenon looks. This article derives from a dissertation prepared under the cyberspace studies whose methodological basis an ethnographic study, from the perspective of an ethnography of cyberspace, taking as the virtual page locus Sorority College Student Application of the Federal University of Santa Catherine called Resistance. Aiming main reflections on contemporary social movements, ciberativismos and the processes by which these are interconnected to the student-body network. Among the reflections undertaken pointing up the student-body resistance with the possibilities to interconnect virtual network with people from diverse actors of social movements. Where cyberspace while relational arena becomes fruitful place for students to exercise experiences related to social and political action and can function as an enhancer and enabler of location -reaching participatory experiences. |
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Ciberativismo, movimentos sociais contemporâneos e Grêmio Estudantil: redes rizomáticas em debate/ Cyberactivism , contemporary social movements and Student Government: rhizomatic networks in debateGrêmio Estudantil. Ciberativismo. Movimentos Sociais Contemporâneos. Rizoma.Este artigo se deriva de um estudo etnográfico no ciberespaço, tomando como fonte a página virtual do Grêmio Estudantil do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, denominada Resistência. As principais reflexões desenvolvidas tratam dos movimentos sociais contemporâneos, ciberativismos e os processos pelos quais estes se interconectam a um Grêmio Estudantil em rede. A partir do plano de evidências empíricas estabelecemos o diálogo entre os diferentes pesquisadores em seus universos de pesquisa acerca das redes rizomáticas e as atividades políticas no contemporâneo. Assim, o Grêmio Estudantil Resistência é aqui entendido como um espaço focado nas ações políticas e organizativas na ambiência escolar interconectado em rede virtual com atores diversos, oriundos de movimentos sociais, ressignificando sentidos em novos espaços políticos. O ciberespaço como arena relacional se torna lugar profícuo para os estudantes exercitarem atuações sociais e políticas e pode funcionar como local potencializador e possibilitador de experiências participativas de largo alcance. ABSTRACTThe ways of interacting with the world, the perceptions that underlie self and other, and the ways in which we orient our practices are constantly changing and unstoppable on the multiple forms of sensory communication existing in contemporaneity. Social processes, from this perspective, we complicate further, accelerated and invaded by a whirlwind of information and places to find them, tensing and raising the need of belonging virtual realities, as well as reflective of this phenomenon looks. This article derives from a dissertation prepared under the cyberspace studies whose methodological basis an ethnographic study, from the perspective of an ethnography of cyberspace, taking as the virtual page locus Sorority College Student Application of the Federal University of Santa Catherine called Resistance. Aiming main reflections on contemporary social movements, ciberativismos and the processes by which these are interconnected to the student-body network. Among the reflections undertaken pointing up the student-body resistance with the possibilities to interconnect virtual network with people from diverse actors of social movements. Where cyberspace while relational arena becomes fruitful place for students to exercise experiences related to social and political action and can function as an enhancer and enabler of location -reaching participatory experiences.EDUEMG2016-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/49810.24934/eef.v18i26.498Educação em Foco; Vol. 18 No. 26 (2015): Educação em Foco; 251-276Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 26 (2015): Educação em Foco; 251-276Educação em Foco; v. 18 n. 26 (2015): Educação em Foco; 251-2762317-00931519-332210.24934/eef.v18i26reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/498/797Scandolara, Patricia FabiolaLunardi Mendes, Geovana Mendonçade Campos, Emerson Cesarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/498Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
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