Análise da condição de ingresso e evolução na carreira docente nas redes estadual de ensino do Paraná e municipal de ensino de Curitiba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/97 |
Resumo: | Este artigo foi desenvolvido no decorrer da pesquisa intitulada “Remuneração dos professores das escolas públicas da educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas”. Neste trabalho, pretende-se realizar uma análise da carreira docente estabelecida nas redes estadual de ensino do Paraná e municipal de ensino de Curitiba. Na análise, priorizaram-se as categorias: condição de ingresso, recrutamento dos professores e as formas de progressões salariais praticadas com base na formação dos docentes. Dessa forma, verificou-se que ambas as redes de ensino possuem formas de ingresso e progressões salariais diferenciadas; em alguns casos, elas se aproximam e em outros se afastam do que exige o ordenamento legal atualizado pelo Fundeb e pelas novas diretrizes para a carreira do magistério público, publicadas pelo Conselho Nacional de Educação em 2009. |
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