Autonomia financeira da escola em teses e dissertações (1997-2015) / School financial autonomy in theses and dissertations (1997-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Antonio Nilson Gomes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vieira, Sofia Lerche
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1179
Resumo: Este artigo mapeia e analisa teses e dissertações sobre a autonomia financeira da escola, produzidas no Brasil de 1997 a 2015, constituindo parte do estado da questão da temática no período.  Foi elaborado a partir de busca nas bases de dados da CAPES-MEC e da BDTD-MCT. Foram analisados doze trabalhos, localizados no tempo e no espaço, tendo sido categorizados os objetos de investigação, os sujeitos, os fundamentos teóricos, as metodologias adotadas e as principais conclusões a que chegaram os autores. Dentre estas, mereceram destaque o fortalecimento do processo de autonomia e de democratização da escola, a crescente evolução dos recursos dispendidos, a solução imediata de problemas locais e a qualificação do projeto da escola.
id UEMG-2_d00c679b510a4cd00d80554f82aa075b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1179
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Autonomia financeira da escola em teses e dissertações (1997-2015) / School financial autonomy in theses and dissertations (1997-2015)Descentralizaçãoautonomia financeira da escolaestado da questão. Decentralizationschool financial autonomystate of the issue.Este artigo mapeia e analisa teses e dissertações sobre a autonomia financeira da escola, produzidas no Brasil de 1997 a 2015, constituindo parte do estado da questão da temática no período.  Foi elaborado a partir de busca nas bases de dados da CAPES-MEC e da BDTD-MCT. Foram analisados doze trabalhos, localizados no tempo e no espaço, tendo sido categorizados os objetos de investigação, os sujeitos, os fundamentos teóricos, as metodologias adotadas e as principais conclusões a que chegaram os autores. Dentre estas, mereceram destaque o fortalecimento do processo de autonomia e de democratização da escola, a crescente evolução dos recursos dispendidos, a solução imediata de problemas locais e a qualificação do projeto da escola.EDUEMG2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/117910.24934/eef.v20i30.1179Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 167-188Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 167-188Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 167-1882317-00931519-332210.24934/eef.v20i30reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1179/1326Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Antonio Nilson GomesVieira, Sofia Lerche2017-07-06T19:18:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1179Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-07-06T19:18:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia financeira da escola em teses e dissertações (1997-2015) / School financial autonomy in theses and dissertations (1997-2015)
title Autonomia financeira da escola em teses e dissertações (1997-2015) / School financial autonomy in theses and dissertations (1997-2015)
spellingShingle Autonomia financeira da escola em teses e dissertações (1997-2015) / School financial autonomy in theses and dissertations (1997-2015)
Moreira, Antonio Nilson Gomes
Descentralização
autonomia financeira da escola
estado da questão. Decentralization
school financial autonomy
state of the issue.
title_short Autonomia financeira da escola em teses e dissertações (1997-2015) / School financial autonomy in theses and dissertations (1997-2015)
title_full Autonomia financeira da escola em teses e dissertações (1997-2015) / School financial autonomy in theses and dissertations (1997-2015)
title_fullStr Autonomia financeira da escola em teses e dissertações (1997-2015) / School financial autonomy in theses and dissertations (1997-2015)
title_full_unstemmed Autonomia financeira da escola em teses e dissertações (1997-2015) / School financial autonomy in theses and dissertations (1997-2015)
title_sort Autonomia financeira da escola em teses e dissertações (1997-2015) / School financial autonomy in theses and dissertations (1997-2015)
author Moreira, Antonio Nilson Gomes
author_facet Moreira, Antonio Nilson Gomes
Vieira, Sofia Lerche
author_role author
author2 Vieira, Sofia Lerche
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Antonio Nilson Gomes
Vieira, Sofia Lerche
dc.subject.por.fl_str_mv Descentralização
autonomia financeira da escola
estado da questão. Decentralization
school financial autonomy
state of the issue.
topic Descentralização
autonomia financeira da escola
estado da questão. Decentralization
school financial autonomy
state of the issue.
description Este artigo mapeia e analisa teses e dissertações sobre a autonomia financeira da escola, produzidas no Brasil de 1997 a 2015, constituindo parte do estado da questão da temática no período.  Foi elaborado a partir de busca nas bases de dados da CAPES-MEC e da BDTD-MCT. Foram analisados doze trabalhos, localizados no tempo e no espaço, tendo sido categorizados os objetos de investigação, os sujeitos, os fundamentos teóricos, as metodologias adotadas e as principais conclusões a que chegaram os autores. Dentre estas, mereceram destaque o fortalecimento do processo de autonomia e de democratização da escola, a crescente evolução dos recursos dispendidos, a solução imediata de problemas locais e a qualificação do projeto da escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1179
10.24934/eef.v20i30.1179
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1179
identifier_str_mv 10.24934/eef.v20i30.1179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1179/1326
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 167-188
Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 167-188
Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 167-188
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v20i30
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468954787840