A ampliação do acesso ao Ensino Superior e as condições oferecidas para o processo formativo: os institutos federais brasileiros em análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4280 |
Resumo: | O estudo consiste em analisar os Institutos Federais, na perspectiva de política pública para ampliação do acesso ao ensino superior, bem como aferir as condições oferecidas por estas instituições para o processo formativo. Utilizou-se a análise fatorial, e a criação do Índice das Condições do Processo Formativo (ICPF). As análises indicaram que os Institutos têm ampliado o acesso ao ensino superior para grupos específicos, especialmente na região Norte. Assim, destaca-se a contribuição destas instituições no processo de ampliação do acesso ao ensino superior ofertado por instituições federais. Contudo, a elaboração do ICPF permitiu identificar aspectos destas instituições que, na perspectiva dos estudantes, carecem de aprimoramento. Dessa forma, sugere-se que ações integradas entre o Ministério da Educação e os institutos sejam discutidas, para que se criem políticas públicas que visem o aperfeiçoamento destes institutos como grandes propulsores de mudança do status quo. |
id |
UEMG-2_d267668f457a169ce72783f81caba012 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4280 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A ampliação do acesso ao Ensino Superior e as condições oferecidas para o processo formativo: os institutos federais brasileiros em análiseInstituto FederalProcesso FormativoGraduaçãoAnálise FatorialíndiceO estudo consiste em analisar os Institutos Federais, na perspectiva de política pública para ampliação do acesso ao ensino superior, bem como aferir as condições oferecidas por estas instituições para o processo formativo. Utilizou-se a análise fatorial, e a criação do Índice das Condições do Processo Formativo (ICPF). As análises indicaram que os Institutos têm ampliado o acesso ao ensino superior para grupos específicos, especialmente na região Norte. Assim, destaca-se a contribuição destas instituições no processo de ampliação do acesso ao ensino superior ofertado por instituições federais. Contudo, a elaboração do ICPF permitiu identificar aspectos destas instituições que, na perspectiva dos estudantes, carecem de aprimoramento. Dessa forma, sugere-se que ações integradas entre o Ministério da Educação e os institutos sejam discutidas, para que se criem políticas públicas que visem o aperfeiçoamento destes institutos como grandes propulsores de mudança do status quo.EDUEMG2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/428010.24934/eef.v23i40.4280Educação em Foco; Vol. 23 No. 40 (2020): Educação em Foco; 68-88Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 40 (2020): Educação em Foco; 68-88Educação em Foco; v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco; 68-882317-00931519-332210.24934/eef.v23i40reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4280/2848Copyright (c) 2020 Sabrina Olimpio Caldas de Castro, Débora Gonzaga Martin, Nuno Felizardo Júnior, Valter Machado da Fonseca, Fernanda Maria de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Castro, Sabrina Olimpio CaldasMartin, Débora GonzagaJúnior, Nuno Felizardoda Fonseca, Valter Machadode Almeida, Fernanda Maria2020-12-14T22:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4280Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-14T22:22:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ampliação do acesso ao Ensino Superior e as condições oferecidas para o processo formativo: os institutos federais brasileiros em análise |
title |
A ampliação do acesso ao Ensino Superior e as condições oferecidas para o processo formativo: os institutos federais brasileiros em análise |
spellingShingle |
A ampliação do acesso ao Ensino Superior e as condições oferecidas para o processo formativo: os institutos federais brasileiros em análise de Castro, Sabrina Olimpio Caldas Instituto Federal Processo Formativo Graduação Análise Fatorial índice |
title_short |
A ampliação do acesso ao Ensino Superior e as condições oferecidas para o processo formativo: os institutos federais brasileiros em análise |
title_full |
A ampliação do acesso ao Ensino Superior e as condições oferecidas para o processo formativo: os institutos federais brasileiros em análise |
title_fullStr |
A ampliação do acesso ao Ensino Superior e as condições oferecidas para o processo formativo: os institutos federais brasileiros em análise |
title_full_unstemmed |
A ampliação do acesso ao Ensino Superior e as condições oferecidas para o processo formativo: os institutos federais brasileiros em análise |
title_sort |
A ampliação do acesso ao Ensino Superior e as condições oferecidas para o processo formativo: os institutos federais brasileiros em análise |
author |
de Castro, Sabrina Olimpio Caldas |
author_facet |
de Castro, Sabrina Olimpio Caldas Martin, Débora Gonzaga Júnior, Nuno Felizardo da Fonseca, Valter Machado de Almeida, Fernanda Maria |
author_role |
author |
author2 |
Martin, Débora Gonzaga Júnior, Nuno Felizardo da Fonseca, Valter Machado de Almeida, Fernanda Maria |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Castro, Sabrina Olimpio Caldas Martin, Débora Gonzaga Júnior, Nuno Felizardo da Fonseca, Valter Machado de Almeida, Fernanda Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituto Federal Processo Formativo Graduação Análise Fatorial índice |
topic |
Instituto Federal Processo Formativo Graduação Análise Fatorial índice |
description |
O estudo consiste em analisar os Institutos Federais, na perspectiva de política pública para ampliação do acesso ao ensino superior, bem como aferir as condições oferecidas por estas instituições para o processo formativo. Utilizou-se a análise fatorial, e a criação do Índice das Condições do Processo Formativo (ICPF). As análises indicaram que os Institutos têm ampliado o acesso ao ensino superior para grupos específicos, especialmente na região Norte. Assim, destaca-se a contribuição destas instituições no processo de ampliação do acesso ao ensino superior ofertado por instituições federais. Contudo, a elaboração do ICPF permitiu identificar aspectos destas instituições que, na perspectiva dos estudantes, carecem de aprimoramento. Dessa forma, sugere-se que ações integradas entre o Ministério da Educação e os institutos sejam discutidas, para que se criem políticas públicas que visem o aperfeiçoamento destes institutos como grandes propulsores de mudança do status quo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4280 10.24934/eef.v23i40.4280 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4280 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i40.4280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4280/2848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 40 (2020): Educação em Foco; 68-88 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 40 (2020): Educação em Foco; 68-88 Educação em Foco; v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco; 68-88 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i40 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469823008768 |