O direito à educação infantil em Belo Horizonte: acesso, oferta e trabalho docente
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4453 |
Resumo: | Este artigo objetiva monitorar a expansão do atendimento escolar da primeira infância em Belo Horizonte com vistas ao cumprimento do direito à educação das crianças de 0 a 5 anos em três dimensões: acesso, oferta e trabalho docente. Foram analisados os documentos internacionais, nacionais e municipais que regulamentam a educação para essa faixa de idade. Foram coletados dados sobre as matrículas nas creches e pré-escolas; informações sobre a infraestrutura das instituições dessa etapa; e sobre a formação dos professores/as. Os dados foram tratados em sua evolução histórica no período entre 1996 (quando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tornou a educação infantil a primeira etapa da educação básica no país) e 2018. Os principais achados apontam que apesar dos avanços nas últimas décadas, permanecem limites para as políticas educacionais destinadas a esse público e para a efetivação do direito à educação das crianças na primeira infância |
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O direito à educação infantil em Belo Horizonte: acesso, oferta e trabalho docenteDireito à educaçãoEducação infantilAcesso à escolaCondições de oferta da educação básicaTrabalho docenteEste artigo objetiva monitorar a expansão do atendimento escolar da primeira infância em Belo Horizonte com vistas ao cumprimento do direito à educação das crianças de 0 a 5 anos em três dimensões: acesso, oferta e trabalho docente. Foram analisados os documentos internacionais, nacionais e municipais que regulamentam a educação para essa faixa de idade. Foram coletados dados sobre as matrículas nas creches e pré-escolas; informações sobre a infraestrutura das instituições dessa etapa; e sobre a formação dos professores/as. Os dados foram tratados em sua evolução histórica no período entre 1996 (quando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tornou a educação infantil a primeira etapa da educação básica no país) e 2018. Os principais achados apontam que apesar dos avanços nas últimas décadas, permanecem limites para as políticas educacionais destinadas a esse público e para a efetivação do direito à educação das crianças na primeira infânciaEDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/445310.24934/eef.v23i41.4453Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 315-335Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 315-335Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 315-3352317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4453/3157Copyright (c) 2020 Daniel Santos Braga, Maria Cecília Conceição Golçalves, Cíntia Pinheiro Franco de Araújo, Sandra Cristina Machado dos Santos Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Daniel SantosGonçalves, Maria Cecília ConceiçãoAraújo, Cíntia Pinheiro Franco deSilva, Sandra Cristina Machado dos Santos2020-12-21T21:08:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4453Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-21T21:08:32Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
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