A literatura como potência para movimentar redes de pensamentos e de sentimentos na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Sandra Kretli
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira Werneck, Hociene Nobre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4924
Resumo: O artigo apresenta partes de pesquisa cartográfica sobre a potência de ação coletiva e os movimentos inventivos curriculares criados por professoras e crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil do município de Serra/ES, em composição com os signos da arte. Utiliza redes de conversações, sendo elemento disparador a literatura como signo artístico. Os signos artísticos revelam processos de subjetivação que permitem ao sujeito atingir os diversos mundos que o constituem por meio da experimentação; assim, funcionam como fluxo de força para quebra das representações, impulsionando invenções de possíveis e de novas imagens de pensamento. Conclui que a experimentação e a problematização são caminhos para que professores e crianças escapem às prescrições de diretrizes curriculares, procurando algo que realmente lhes afete, com movimentos inventivos que transbordam vida nos currículos, além de possibilitar a constituição de um comum plural de modo que a escola se torne uma comunidade compartilhada.
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