A formação docente e a finalidade do trabalho educacional/ La formación docente y la finalidad del trabajo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOGUEIRA, MAKELINY OLIVEIRA GOMES
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BOCK, ANA MERCÊS BAHIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/309
Resumo: Este estudo teve como objetivo pesquisar a dimensão sociopolítica no trabalho de formação do pedagogo, trazendo para o debate a reflexão sobre a finalidade do trabalho educacional. A questão que se coloca é identificar, por meio da “voz” do docente, se ele tem clareza da presença dessa dimensão no trabalho de formação que realiza e como ele articula isso em sala de aula. Para realizar esse estudo, foram aplicados questionários em docentes de universidades brasileiras, públicas e privadas, e realizadas entrevistas de aprofundamento. Os resultados apontam que o docente não desconhece a presença da dimensão sociopolítica em seu trabalho de formação, mas, no dia a dia da sala de aula, na maioria das vezes, perde esse foco, leciona de maneira genérica e ingênua e deixa de contribuir para uma formação autônoma, critica e esclarecida dos futuros pedagogos e, consequentemente, não dá sua parcela de contribuição à transformação social.  RESUMENEste estudio tuvo como objetivo pesquisar la dimensión sociopolítica en el trabajo de formación del pedagogo, trayendo para el debate la reflexión sobre la finalidad del trabajo educacional. La cuestión que se pone es identificar, por medio de la “voz” del docente, si el tiene claridad de la presencia de esta dimensión en el trabajo de formación que realiza y como el articula eso en sala de aula. Para realizar este estudio, fueron aplicados cuestionarios en docentes de las Universidades brasileras, públicas y privadas, y realizadas entrevistas de ahondamiento. Los resultados apuntan que el docente no desconoce la presencia de la dimensión sociopolítica en su trabajo de formación, pero en el día a día de la sala de aula, en la mayoría de las veces, pierde este foco, enseña de manera genérica e ingenua y deja de contribuir para una formación inicial autónoma, critica y esclarecida de los futuros pedagogos, y consecuentemente, su parte de contribución a la transformación social.
id UEMG-2_f4007af4028ee2b55cbc74d3df3ebb01
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/309
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A formação docente e a finalidade do trabalho educacional/ La formación docente y la finalidad del trabajo educacionalFormação DocenteTrabalho DocentePedagogiaDimensão SociopolíticaTransformação Social.Este estudo teve como objetivo pesquisar a dimensão sociopolítica no trabalho de formação do pedagogo, trazendo para o debate a reflexão sobre a finalidade do trabalho educacional. A questão que se coloca é identificar, por meio da “voz” do docente, se ele tem clareza da presença dessa dimensão no trabalho de formação que realiza e como ele articula isso em sala de aula. Para realizar esse estudo, foram aplicados questionários em docentes de universidades brasileiras, públicas e privadas, e realizadas entrevistas de aprofundamento. Os resultados apontam que o docente não desconhece a presença da dimensão sociopolítica em seu trabalho de formação, mas, no dia a dia da sala de aula, na maioria das vezes, perde esse foco, leciona de maneira genérica e ingênua e deixa de contribuir para uma formação autônoma, critica e esclarecida dos futuros pedagogos e, consequentemente, não dá sua parcela de contribuição à transformação social.  RESUMENEste estudio tuvo como objetivo pesquisar la dimensión sociopolítica en el trabajo de formación del pedagogo, trayendo para el debate la reflexión sobre la finalidad del trabajo educacional. La cuestión que se pone es identificar, por medio de la “voz” del docente, si el tiene claridad de la presencia de esta dimensión en el trabajo de formación que realiza y como el articula eso en sala de aula. Para realizar este estudio, fueron aplicados cuestionarios en docentes de las Universidades brasileras, públicas y privadas, y realizadas entrevistas de ahondamiento. Los resultados apuntan que el docente no desconoce la presencia de la dimensión sociopolítica en su trabajo de formación, pero en el día a día de la sala de aula, en la mayoría de las veces, pierde este foco, enseña de manera genérica e ingenua y deja de contribuir para una formación inicial autónoma, critica y esclarecida de los futuros pedagogos, y consecuentemente, su parte de contribución a la transformación social.EDUEMG2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/30910.24934/eef.v18i26.309Educação em Foco; Vol. 18 No. 26 (2015): Educação em Foco; 95-112Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 26 (2015): Educação em Foco; 95-112Educação em Foco; v. 18 n. 26 (2015): Educação em Foco; 95-1122317-00931519-332210.24934/eef.v18i26reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/309/790NOGUEIRA, MAKELINY OLIVEIRA GOMESBOCK, ANA MERCÊS BAHIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/309Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente e a finalidade do trabalho educacional/ La formación docente y la finalidad del trabajo educacional
title A formação docente e a finalidade do trabalho educacional/ La formación docente y la finalidad del trabajo educacional
spellingShingle A formação docente e a finalidade do trabalho educacional/ La formación docente y la finalidad del trabajo educacional
NOGUEIRA, MAKELINY OLIVEIRA GOMES
Formação Docente
Trabalho Docente
Pedagogia
Dimensão Sociopolítica
Transformação Social.
title_short A formação docente e a finalidade do trabalho educacional/ La formación docente y la finalidad del trabajo educacional
title_full A formação docente e a finalidade do trabalho educacional/ La formación docente y la finalidad del trabajo educacional
title_fullStr A formação docente e a finalidade do trabalho educacional/ La formación docente y la finalidad del trabajo educacional
title_full_unstemmed A formação docente e a finalidade do trabalho educacional/ La formación docente y la finalidad del trabajo educacional
title_sort A formação docente e a finalidade do trabalho educacional/ La formación docente y la finalidad del trabajo educacional
author NOGUEIRA, MAKELINY OLIVEIRA GOMES
author_facet NOGUEIRA, MAKELINY OLIVEIRA GOMES
BOCK, ANA MERCÊS BAHIA
author_role author
author2 BOCK, ANA MERCÊS BAHIA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NOGUEIRA, MAKELINY OLIVEIRA GOMES
BOCK, ANA MERCÊS BAHIA
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Trabalho Docente
Pedagogia
Dimensão Sociopolítica
Transformação Social.
topic Formação Docente
Trabalho Docente
Pedagogia
Dimensão Sociopolítica
Transformação Social.
description Este estudo teve como objetivo pesquisar a dimensão sociopolítica no trabalho de formação do pedagogo, trazendo para o debate a reflexão sobre a finalidade do trabalho educacional. A questão que se coloca é identificar, por meio da “voz” do docente, se ele tem clareza da presença dessa dimensão no trabalho de formação que realiza e como ele articula isso em sala de aula. Para realizar esse estudo, foram aplicados questionários em docentes de universidades brasileiras, públicas e privadas, e realizadas entrevistas de aprofundamento. Os resultados apontam que o docente não desconhece a presença da dimensão sociopolítica em seu trabalho de formação, mas, no dia a dia da sala de aula, na maioria das vezes, perde esse foco, leciona de maneira genérica e ingênua e deixa de contribuir para uma formação autônoma, critica e esclarecida dos futuros pedagogos e, consequentemente, não dá sua parcela de contribuição à transformação social.  RESUMENEste estudio tuvo como objetivo pesquisar la dimensión sociopolítica en el trabajo de formación del pedagogo, trayendo para el debate la reflexión sobre la finalidad del trabajo educacional. La cuestión que se pone es identificar, por medio de la “voz” del docente, si el tiene claridad de la presencia de esta dimensión en el trabajo de formación que realiza y como el articula eso en sala de aula. Para realizar este estudio, fueron aplicados cuestionarios en docentes de las Universidades brasileras, públicas y privadas, y realizadas entrevistas de ahondamiento. Los resultados apuntan que el docente no desconoce la presencia de la dimensión sociopolítica en su trabajo de formación, pero en el día a día de la sala de aula, en la mayoría de las veces, pierde este foco, enseña de manera genérica e ingenua y deja de contribuir para una formación inicial autónoma, critica y esclarecida de los futuros pedagogos, y consecuentemente, su parte de contribución a la transformación social.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/309
10.24934/eef.v18i26.309
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/309
identifier_str_mv 10.24934/eef.v18i26.309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/309/790
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 18 No. 26 (2015): Educação em Foco; 95-112
Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 26 (2015): Educação em Foco; 95-112
Educação em Foco; v. 18 n. 26 (2015): Educação em Foco; 95-112
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v18i26
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468853075968