FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/539 |
Resumo: | Com base nos objetivos propostos pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido por professores e alunos de licenciaturas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), este trabalho discute a importância da participação de professores da escola básica nesse tipo de projeto, que tenciona constituir parceria entre Universidade e Unidade Escolar. A pesquisa procura analisar como esses professores compreendem sua participação no projeto e em que medida a concebem como processo de formação em serviço. Os dados foram organizados a partir de informações obtidas por meio de questionários semiestruturados, dirigidos a dezenove sujeitos que atuam nas escolas envolvidas no projeto, circunscritas aos municípios da região mineira dos Inconfidentes. |
id |
UEMG-2_f43a737e972d1c4afd2e537b4cb511c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/539 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊformação continuadapolíticas educacionaisPIBID.Com base nos objetivos propostos pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido por professores e alunos de licenciaturas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), este trabalho discute a importância da participação de professores da escola básica nesse tipo de projeto, que tenciona constituir parceria entre Universidade e Unidade Escolar. A pesquisa procura analisar como esses professores compreendem sua participação no projeto e em que medida a concebem como processo de formação em serviço. Os dados foram organizados a partir de informações obtidas por meio de questionários semiestruturados, dirigidos a dezenove sujeitos que atuam nas escolas envolvidas no projeto, circunscritas aos municípios da região mineira dos Inconfidentes.EDUEMG2014-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/53910.24934/eef.v17i24.539Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 43-69Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 43-69Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 43-692317-00931519-332210.24934/eef.v17i24reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/539/409Jardilino, Jose RubensOliveri, Andressa Marisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/539Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ Jardilino, Jose Rubens formação continuada políticas educacionais PIBID. |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ |
author |
Jardilino, Jose Rubens |
author_facet |
Jardilino, Jose Rubens Oliveri, Andressa Maris |
author_role |
author |
author2 |
Oliveri, Andressa Maris |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jardilino, Jose Rubens Oliveri, Andressa Maris |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação continuada políticas educacionais PIBID. |
topic |
formação continuada políticas educacionais PIBID. |
description |
Com base nos objetivos propostos pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido por professores e alunos de licenciaturas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), este trabalho discute a importância da participação de professores da escola básica nesse tipo de projeto, que tenciona constituir parceria entre Universidade e Unidade Escolar. A pesquisa procura analisar como esses professores compreendem sua participação no projeto e em que medida a concebem como processo de formação em serviço. Os dados foram organizados a partir de informações obtidas por meio de questionários semiestruturados, dirigidos a dezenove sujeitos que atuam nas escolas envolvidas no projeto, circunscritas aos municípios da região mineira dos Inconfidentes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/539 10.24934/eef.v17i24.539 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/539 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v17i24.539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/539/409 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 43-69 Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 43-69 Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 43-69 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v17i24 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468907601920 |