FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardilino, Jose Rubens
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveri, Andressa Maris
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/539
Resumo: Com base nos objetivos propostos pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido por professores e alunos de licenciaturas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), este trabalho discute a importância da participação de professores da escola básica nesse tipo de projeto, que tenciona constituir parceria entre Universidade e Unidade Escolar. A pesquisa procura analisar como esses professores compreendem sua participação no projeto e em que medida a concebem como processo de formação em serviço. Os dados foram organizados a partir de informações obtidas por meio de questionários semiestruturados, dirigidos a dezenove sujeitos que atuam nas escolas envolvidas no projeto, circunscritas aos municípios da região mineira dos Inconfidentes.
id UEMG-2_f43a737e972d1c4afd2e537b4cb511c5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/539
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊformação continuadapolíticas educacionaisPIBID.Com base nos objetivos propostos pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido por professores e alunos de licenciaturas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), este trabalho discute a importância da participação de professores da escola básica nesse tipo de projeto, que tenciona constituir parceria entre Universidade e Unidade Escolar. A pesquisa procura analisar como esses professores compreendem sua participação no projeto e em que medida a concebem como processo de formação em serviço. Os dados foram organizados a partir de informações obtidas por meio de questionários semiestruturados, dirigidos a dezenove sujeitos que atuam nas escolas envolvidas no projeto, circunscritas aos municípios da região mineira dos Inconfidentes.EDUEMG2014-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/53910.24934/eef.v17i24.539Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 43-69Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 43-69Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 43-692317-00931519-332210.24934/eef.v17i24reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/539/409Jardilino, Jose RubensOliveri, Andressa Marisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/539Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ
title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ
Jardilino, Jose Rubens
formação continuada
políticas educacionais
PIBID.
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO – O PIBID DOSSIÊ
author Jardilino, Jose Rubens
author_facet Jardilino, Jose Rubens
Oliveri, Andressa Maris
author_role author
author2 Oliveri, Andressa Maris
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardilino, Jose Rubens
Oliveri, Andressa Maris
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada
políticas educacionais
PIBID.
topic formação continuada
políticas educacionais
PIBID.
description Com base nos objetivos propostos pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido por professores e alunos de licenciaturas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), este trabalho discute a importância da participação de professores da escola básica nesse tipo de projeto, que tenciona constituir parceria entre Universidade e Unidade Escolar. A pesquisa procura analisar como esses professores compreendem sua participação no projeto e em que medida a concebem como processo de formação em serviço. Os dados foram organizados a partir de informações obtidas por meio de questionários semiestruturados, dirigidos a dezenove sujeitos que atuam nas escolas envolvidas no projeto, circunscritas aos municípios da região mineira dos Inconfidentes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/539
10.24934/eef.v17i24.539
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/539
identifier_str_mv 10.24934/eef.v17i24.539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/539/409
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 43-69
Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 43-69
Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 43-69
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v17i24
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468907601920