Coordenação de cursos no Ensino Médio e Técnico: : aspectos históricos da função no Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira da Silva, Cristiano
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Roberto Prado Constantino, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5705
Resumo: O objetivo é apresentar um histórico da coordenação de cursos de ensino médio e técnico nas Escolas Técnicas Estaduais [Etecs] de São Paulo, explorando aspectos relacionados à sua inserção e trajetória no âmbito de um sistema público de educação profissional – o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Circunscrevemos esta pesquisa documental, de ordem qualitativa, ao âmbito da história das instituições escolares e dos espaços formais de educação. Buscou-se demonstrar o perfil do coordenador de curso, e como se constituiu historicamente este personagem nas Etecs. Sua atual forma derivou de outras funções, durante a expansão das unidades escolares e do próprio sistema estadual, conforme apontaram os registros iniciais da atividade de coordenação em 1988, passando pelo seu momento mais incisivo na segunda década dos anos 2000. A amplitude de suas competências e atribuições foi se modificando e ajustando às demais presenças, como as dos orientadores educacionais ou coordenadores pedagógicos.
id UEMG-2_f933cd1bd58fb11049fff3f8a9151a33
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5705
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Coordenação de cursos no Ensino Médio e Técnico: : aspectos históricos da função no Estado de São PauloGestão educacionalEducação profissionalHistória e memória da educação.O objetivo é apresentar um histórico da coordenação de cursos de ensino médio e técnico nas Escolas Técnicas Estaduais [Etecs] de São Paulo, explorando aspectos relacionados à sua inserção e trajetória no âmbito de um sistema público de educação profissional – o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Circunscrevemos esta pesquisa documental, de ordem qualitativa, ao âmbito da história das instituições escolares e dos espaços formais de educação. Buscou-se demonstrar o perfil do coordenador de curso, e como se constituiu historicamente este personagem nas Etecs. Sua atual forma derivou de outras funções, durante a expansão das unidades escolares e do próprio sistema estadual, conforme apontaram os registros iniciais da atividade de coordenação em 1988, passando pelo seu momento mais incisivo na segunda década dos anos 2000. A amplitude de suas competências e atribuições foi se modificando e ajustando às demais presenças, como as dos orientadores educacionais ou coordenadores pedagógicos.EDUEMG2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/570510.36704/eef.v24i44.5705Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 108-134 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 108-134 Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 108-134 2317-00931519-332210.36704/eef.v24i44reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5705/3876Copyright (c) 2021 Cristiano Pereira da Silva, Paulo Roberto Prado Constantinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira da Silva, CristianoRoberto Prado Constantino, Paulo2021-12-29T12:33:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5705Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-12-29T12:33:36Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Coordenação de cursos no Ensino Médio e Técnico: : aspectos históricos da função no Estado de São Paulo
title Coordenação de cursos no Ensino Médio e Técnico: : aspectos históricos da função no Estado de São Paulo
spellingShingle Coordenação de cursos no Ensino Médio e Técnico: : aspectos históricos da função no Estado de São Paulo
Pereira da Silva, Cristiano
Gestão educacional
Educação profissional
História e memória da educação.
title_short Coordenação de cursos no Ensino Médio e Técnico: : aspectos históricos da função no Estado de São Paulo
title_full Coordenação de cursos no Ensino Médio e Técnico: : aspectos históricos da função no Estado de São Paulo
title_fullStr Coordenação de cursos no Ensino Médio e Técnico: : aspectos históricos da função no Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Coordenação de cursos no Ensino Médio e Técnico: : aspectos históricos da função no Estado de São Paulo
title_sort Coordenação de cursos no Ensino Médio e Técnico: : aspectos históricos da função no Estado de São Paulo
author Pereira da Silva, Cristiano
author_facet Pereira da Silva, Cristiano
Roberto Prado Constantino, Paulo
author_role author
author2 Roberto Prado Constantino, Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira da Silva, Cristiano
Roberto Prado Constantino, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão educacional
Educação profissional
História e memória da educação.
topic Gestão educacional
Educação profissional
História e memória da educação.
description O objetivo é apresentar um histórico da coordenação de cursos de ensino médio e técnico nas Escolas Técnicas Estaduais [Etecs] de São Paulo, explorando aspectos relacionados à sua inserção e trajetória no âmbito de um sistema público de educação profissional – o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Circunscrevemos esta pesquisa documental, de ordem qualitativa, ao âmbito da história das instituições escolares e dos espaços formais de educação. Buscou-se demonstrar o perfil do coordenador de curso, e como se constituiu historicamente este personagem nas Etecs. Sua atual forma derivou de outras funções, durante a expansão das unidades escolares e do próprio sistema estadual, conforme apontaram os registros iniciais da atividade de coordenação em 1988, passando pelo seu momento mais incisivo na segunda década dos anos 2000. A amplitude de suas competências e atribuições foi se modificando e ajustando às demais presenças, como as dos orientadores educacionais ou coordenadores pedagógicos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5705
10.36704/eef.v24i44.5705
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5705
identifier_str_mv 10.36704/eef.v24i44.5705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5705/3876
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cristiano Pereira da Silva, Paulo Roberto Prado Constantino
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cristiano Pereira da Silva, Paulo Roberto Prado Constantino
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 108-134
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 108-134
Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 108-134
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v24i44
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470345199616