Comunicação em saúde e ambiência nos atendimentos ofertados a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scias. /p Direitos Humanos e Educação |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7096 |
Resumo: | Esta pesquisa se propõe a analisar a importância da comunicação em saúde e ambiência nos atendimentos ofertados por técnicos, psicólogos e assistentes sociais a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. A metodologia se orientou com base em abordagem qualitativa e explicativa, o levantamento de dados foi feito por meio de levantamento bibliográfico a fim de construir um percurso sobre a importância dessa comunicação e da ambiência como facilitador no atendimento. Ter uma comunicação assertiva, ofertada por equipe qualificada, em ambiente acolhedor, é essencial para que os objetivos propostos sejam alcançados, para oferta de atendimento de qualidade e que seja efetivo reduzindo as violações de direitos, favorecendo a superação das situações de vivência de violência por estas crianças e adolescentes. É preciso cuidar para que a comunicação seja de fato dialógica, relacional, centrada na pessoa atendida e não na violência sofrida. |
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Comunicação em saúde e ambiência nos atendimentos ofertados a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual Comunicação em saúdeViolência sexualCrianças e adolescentesEsta pesquisa se propõe a analisar a importância da comunicação em saúde e ambiência nos atendimentos ofertados por técnicos, psicólogos e assistentes sociais a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. A metodologia se orientou com base em abordagem qualitativa e explicativa, o levantamento de dados foi feito por meio de levantamento bibliográfico a fim de construir um percurso sobre a importância dessa comunicação e da ambiência como facilitador no atendimento. Ter uma comunicação assertiva, ofertada por equipe qualificada, em ambiente acolhedor, é essencial para que os objetivos propostos sejam alcançados, para oferta de atendimento de qualidade e que seja efetivo reduzindo as violações de direitos, favorecendo a superação das situações de vivência de violência por estas crianças e adolescentes. É preciso cuidar para que a comunicação seja de fato dialógica, relacional, centrada na pessoa atendida e não na violência sofrida. EdUEMG2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/709610.36704/sdhe.v5i2.7096SCIAS. Direitos Humanos e Educação; v. 5 n. 2 (2022): SCIAS. Direitos Humanos e Educação ; 165-1842596-177210.36704/sdhe.v5i2reponame:Scias. /p Direitos Humanos e Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7096/4406Copyright (c) 2022 SCIAS. Direitos Humanos e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho, Elaine Silva2023-02-14T10:12:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7096Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacaoPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/oairevistadheeducacao@uemg.br2596-17722596-1772opendoar:2023-02-14T10:12:07Scias. /p Direitos Humanos e Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
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