Educar para transformar : (Re)pensando uma educação em Direitos Humanos sob a perspectiva do feminismo decolonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Serrano, Ana Clara
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Scodeler de Souza Barreiro, Guilherme, Assis, Marcelle Regina, Mara Gomes Magalhães, Tânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scias. /p Direitos Humanos e Educação
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/6448
Resumo: O panorama do sistema educacional brasileiro revela o profundo e enraizado efeito que o processo de colonização impôs ao país, evidenciando a padronização e hegemonia europeia na construção do saber e do conhecimento, o que levam à exclusão e opressão de existências que não caibam no modelo universalizante de ser. Essa dominação acaba se estabelecendo nas bases dos diversos movimentos sociais, o que contribui para a consolidação de pautas engessadas, as quais perpetuam a invisibilidade dos grupos oprimidos. Ao ignorar a diversidade social, é desencadeada uma crise no que se refere à proteção dos direitos humanos, aqui notadamente trabalhada no âmbito do movimento feminista. E é nesse sentido que o presente texto se propõe a contribuir, evidenciando a necessidade de se repensar e reinventar essa educação, a partir da perspectiva do feminismo decolonial, incluindo categorias que representam e explicam as opressões sofridas por grupos vulneráveis. 
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