ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scias. /p Direitos Humanos e Educação |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7765 |
Resumo: | A garantia dos direitos das crianças e adolescentes colocam a educação em uma posição fundamental, considerando-a “um meio privilegiado na promoção dos direitos humanos” (Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, 2012), porém a realidade está bem distante de garantir bem estar social na escola. Muitas crianças e adolescentes são marginalizadas e vivem em situações de exclusão, preconceito e violação dos seus direitos básicos, mesmo após mais de uma década da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (BRASIL, 1990). Nesse contexto, com foco na formação ética, crítica e política se desenvolveu o projeto de iniciação científica “Educação em Direitos Humanos na Escola: investigação em intervenção propositiva”. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de parte dos dados desse projeto de iniciação científica, desenvolvido no modelo pesquisa- ação, que teve como proposta analisar a contribuição da educação em direitos humanos, a capacidade crítica e potencial de defesa de direitos de estudantes de uma turma de 3º. ano do Ensino Fundamental. Através dos dados obtidos foi possível identificar que a Educação em Direitos Humanos, reconhecida como um dos pilares do ensino, não é promovida na escola. Para promover a cidadania, a Educação deve estar fundamentada em uma política de atendimento que priorize a garantia de direitos básicos e que possibilite ao aluno conhecer esses direitos. |
id |
UEMG-3_eb107be0b1647e6c202cdab60725265d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7765 |
network_acronym_str |
UEMG-3 |
network_name_str |
Scias. /p Direitos Humanos e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental Direitos HumanosEducaçãoECAA garantia dos direitos das crianças e adolescentes colocam a educação em uma posição fundamental, considerando-a “um meio privilegiado na promoção dos direitos humanos” (Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, 2012), porém a realidade está bem distante de garantir bem estar social na escola. Muitas crianças e adolescentes são marginalizadas e vivem em situações de exclusão, preconceito e violação dos seus direitos básicos, mesmo após mais de uma década da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (BRASIL, 1990). Nesse contexto, com foco na formação ética, crítica e política se desenvolveu o projeto de iniciação científica “Educação em Direitos Humanos na Escola: investigação em intervenção propositiva”. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de parte dos dados desse projeto de iniciação científica, desenvolvido no modelo pesquisa- ação, que teve como proposta analisar a contribuição da educação em direitos humanos, a capacidade crítica e potencial de defesa de direitos de estudantes de uma turma de 3º. ano do Ensino Fundamental. Através dos dados obtidos foi possível identificar que a Educação em Direitos Humanos, reconhecida como um dos pilares do ensino, não é promovida na escola. Para promover a cidadania, a Educação deve estar fundamentada em uma política de atendimento que priorize a garantia de direitos básicos e que possibilite ao aluno conhecer esses direitos.EdUEMG2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/776510.36704/sdhe.v6i2.7765SCIAS. Direitos Humanos e Educação; v. 6 n. 2 (2023): Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação ; 27-382596-177210.36704/sdhe.v6i2reponame:Scias. /p Direitos Humanos e Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7765/4985Copyright (c) 2023 SCIAS. Direitos Humanos e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCapobianco, Nathiara CristinaFonseca, Débora CristinaLopes, Renice Ribeiro2024-01-01T23:21:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7765Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacaoPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/oairevistadheeducacao@uemg.br2596-17722596-1772opendoar:2024-01-01T23:21:11Scias. /p Direitos Humanos e Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental |
title |
ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental |
spellingShingle |
ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental Capobianco, Nathiara Cristina Direitos Humanos Educação ECA |
title_short |
ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental |
title_full |
ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental |
title_fullStr |
ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental |
title_sort |
ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental |
author |
Capobianco, Nathiara Cristina |
author_facet |
Capobianco, Nathiara Cristina Fonseca, Débora Cristina Lopes, Renice Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Débora Cristina Lopes, Renice Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capobianco, Nathiara Cristina Fonseca, Débora Cristina Lopes, Renice Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direitos Humanos Educação ECA |
topic |
Direitos Humanos Educação ECA |
description |
A garantia dos direitos das crianças e adolescentes colocam a educação em uma posição fundamental, considerando-a “um meio privilegiado na promoção dos direitos humanos” (Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, 2012), porém a realidade está bem distante de garantir bem estar social na escola. Muitas crianças e adolescentes são marginalizadas e vivem em situações de exclusão, preconceito e violação dos seus direitos básicos, mesmo após mais de uma década da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (BRASIL, 1990). Nesse contexto, com foco na formação ética, crítica e política se desenvolveu o projeto de iniciação científica “Educação em Direitos Humanos na Escola: investigação em intervenção propositiva”. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de parte dos dados desse projeto de iniciação científica, desenvolvido no modelo pesquisa- ação, que teve como proposta analisar a contribuição da educação em direitos humanos, a capacidade crítica e potencial de defesa de direitos de estudantes de uma turma de 3º. ano do Ensino Fundamental. Através dos dados obtidos foi possível identificar que a Educação em Direitos Humanos, reconhecida como um dos pilares do ensino, não é promovida na escola. Para promover a cidadania, a Educação deve estar fundamentada em uma política de atendimento que priorize a garantia de direitos básicos e que possibilite ao aluno conhecer esses direitos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7765 10.36704/sdhe.v6i2.7765 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7765 |
identifier_str_mv |
10.36704/sdhe.v6i2.7765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7765/4985 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 SCIAS. Direitos Humanos e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 SCIAS. Direitos Humanos e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
SCIAS. Direitos Humanos e Educação; v. 6 n. 2 (2023): Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação ; 27-38 2596-1772 10.36704/sdhe.v6i2 reponame:Scias. /p Direitos Humanos e Educação instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Scias. /p Direitos Humanos e Educação |
collection |
Scias. /p Direitos Humanos e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Scias. /p Direitos Humanos e Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadheeducacao@uemg.br |
_version_ |
1814984280461279232 |