ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capobianco, Nathiara Cristina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fonseca, Débora Cristina, Lopes, Renice Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scias. /p Direitos Humanos e Educação
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7765
Resumo: A garantia dos direitos das crianças e adolescentes colocam a educação em uma posição fundamental, considerando-a “um meio privilegiado na promoção dos direitos humanos” (Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, 2012), porém a realidade está bem distante de garantir bem estar social na escola. Muitas crianças e adolescentes são marginalizadas e vivem em situações de exclusão, preconceito e violação dos seus direitos básicos, mesmo após mais de uma década da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (BRASIL, 1990). Nesse contexto, com foco na formação ética, crítica e política se desenvolveu o projeto de iniciação científica “Educação em Direitos Humanos na Escola: investigação em intervenção propositiva”. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de parte dos dados desse projeto de iniciação científica, desenvolvido no modelo pesquisa- ação, que teve como proposta analisar a contribuição da educação em direitos humanos, a capacidade crítica e potencial de defesa de direitos de estudantes de uma turma de 3º. ano do Ensino Fundamental. Através dos dados obtidos foi possível identificar que a Educação em Direitos Humanos, reconhecida como um dos pilares do ensino, não é promovida na escola. Para promover a cidadania, a Educação deve estar fundamentada em uma política de atendimento que priorize a garantia de direitos básicos e que possibilite ao aluno conhecer esses direitos.
id UEMG-3_eb107be0b1647e6c202cdab60725265d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7765
network_acronym_str UEMG-3
network_name_str Scias. /p Direitos Humanos e Educação
repository_id_str
spelling ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental Direitos HumanosEducaçãoECAA garantia dos direitos das crianças e adolescentes colocam a educação em uma posição fundamental, considerando-a “um meio privilegiado na promoção dos direitos humanos” (Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, 2012), porém a realidade está bem distante de garantir bem estar social na escola. Muitas crianças e adolescentes são marginalizadas e vivem em situações de exclusão, preconceito e violação dos seus direitos básicos, mesmo após mais de uma década da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (BRASIL, 1990). Nesse contexto, com foco na formação ética, crítica e política se desenvolveu o projeto de iniciação científica “Educação em Direitos Humanos na Escola: investigação em intervenção propositiva”. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de parte dos dados desse projeto de iniciação científica, desenvolvido no modelo pesquisa- ação, que teve como proposta analisar a contribuição da educação em direitos humanos, a capacidade crítica e potencial de defesa de direitos de estudantes de uma turma de 3º. ano do Ensino Fundamental. Através dos dados obtidos foi possível identificar que a Educação em Direitos Humanos, reconhecida como um dos pilares do ensino, não é promovida na escola. Para promover a cidadania, a Educação deve estar fundamentada em uma política de atendimento que priorize a garantia de direitos básicos e que possibilite ao aluno conhecer esses direitos.EdUEMG2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/776510.36704/sdhe.v6i2.7765SCIAS. Direitos Humanos e Educação; v. 6 n. 2 (2023): Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação ; 27-382596-177210.36704/sdhe.v6i2reponame:Scias. /p Direitos Humanos e Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7765/4985Copyright (c) 2023 SCIAS. Direitos Humanos e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCapobianco, Nathiara CristinaFonseca, Débora CristinaLopes, Renice Ribeiro2024-01-01T23:21:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7765Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacaoPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/oairevistadheeducacao@uemg.br2596-17722596-1772opendoar:2024-01-01T23:21:11Scias. /p Direitos Humanos e Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental
title ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental
spellingShingle ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental
Capobianco, Nathiara Cristina
Direitos Humanos
Educação
ECA
title_short ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental
title_full ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental
title_fullStr ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental
title_full_unstemmed ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental
title_sort ECA, Educação e Direitos Humanos na Escola de Ensino Fundamental
author Capobianco, Nathiara Cristina
author_facet Capobianco, Nathiara Cristina
Fonseca, Débora Cristina
Lopes, Renice Ribeiro
author_role author
author2 Fonseca, Débora Cristina
Lopes, Renice Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capobianco, Nathiara Cristina
Fonseca, Débora Cristina
Lopes, Renice Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos Humanos
Educação
ECA
topic Direitos Humanos
Educação
ECA
description A garantia dos direitos das crianças e adolescentes colocam a educação em uma posição fundamental, considerando-a “um meio privilegiado na promoção dos direitos humanos” (Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, 2012), porém a realidade está bem distante de garantir bem estar social na escola. Muitas crianças e adolescentes são marginalizadas e vivem em situações de exclusão, preconceito e violação dos seus direitos básicos, mesmo após mais de uma década da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (BRASIL, 1990). Nesse contexto, com foco na formação ética, crítica e política se desenvolveu o projeto de iniciação científica “Educação em Direitos Humanos na Escola: investigação em intervenção propositiva”. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de parte dos dados desse projeto de iniciação científica, desenvolvido no modelo pesquisa- ação, que teve como proposta analisar a contribuição da educação em direitos humanos, a capacidade crítica e potencial de defesa de direitos de estudantes de uma turma de 3º. ano do Ensino Fundamental. Através dos dados obtidos foi possível identificar que a Educação em Direitos Humanos, reconhecida como um dos pilares do ensino, não é promovida na escola. Para promover a cidadania, a Educação deve estar fundamentada em uma política de atendimento que priorize a garantia de direitos básicos e que possibilite ao aluno conhecer esses direitos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7765
10.36704/sdhe.v6i2.7765
url https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7765
identifier_str_mv 10.36704/sdhe.v6i2.7765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7765/4985
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 SCIAS. Direitos Humanos e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 SCIAS. Direitos Humanos e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUEMG
publisher.none.fl_str_mv EdUEMG
dc.source.none.fl_str_mv SCIAS. Direitos Humanos e Educação; v. 6 n. 2 (2023): Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação ; 27-38
2596-1772
10.36704/sdhe.v6i2
reponame:Scias. /p Direitos Humanos e Educação
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Scias. /p Direitos Humanos e Educação
collection Scias. /p Direitos Humanos e Educação
repository.name.fl_str_mv Scias. /p Direitos Humanos e Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revistadheeducacao@uemg.br
_version_ 1814984280461279232