A recepção crítica e historiográfica da ficção decadente na França e no Brasil: convergências e inconsistências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3397 |
Resumo: | Neste artigo, temos como objetivo analisar as principais tendências da recepção crítica e historiográfica da ficção decadente na França e no Brasil, desde as décadas finais do século XIX até a segunda metade do XX. Partimos da hipótese de que, nos dois países, as reflexões sobre a literatura decadente tiveram focos bastante semelhantes. Na explicitação dos juízos sobre essa produção literária, observamos, pelo menos, três recorrências: a instabilidade terminológica e conceitual de grande parte dos estudos literários em relação à decadência literária; a avaliação negativa da linguagem das obras decadentes, acusadas de serem obscuras e ininteligíveis; e a acusação de que, nas letras brasileiras, a ficção decadente seria fruto de uma influência estrangeira, sobretudo de base francesa. Para cada um desses pontos, propomos uma outra leitura da decadência literária. |
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A recepção crítica e historiográfica da ficção decadente na França e no Brasil: convergências e inconsistênciasFicção decadenteDecadentismoÉcriture artisteLiteratura brasileiraLiteratura francesa.Neste artigo, temos como objetivo analisar as principais tendências da recepção crítica e historiográfica da ficção decadente na França e no Brasil, desde as décadas finais do século XIX até a segunda metade do XX. Partimos da hipótese de que, nos dois países, as reflexões sobre a literatura decadente tiveram focos bastante semelhantes. Na explicitação dos juízos sobre essa produção literária, observamos, pelo menos, três recorrências: a instabilidade terminológica e conceitual de grande parte dos estudos literários em relação à decadência literária; a avaliação negativa da linguagem das obras decadentes, acusadas de serem obscuras e ininteligíveis; e a acusação de que, nas letras brasileiras, a ficção decadente seria fruto de uma influência estrangeira, sobretudo de base francesa. Para cada um desses pontos, propomos uma outra leitura da decadência literária.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2019-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3397REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 21 (2019): A LITERATURA FRANCESA NA REPÚBLICA MUNDIAL DAS LETRAS: CONVERGÊNCIAS; 184-2092179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3397/pdfCopyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Silva, Daniel Augusto2020-11-10T16:33:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3397Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:33:13REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false |
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