A escre(vivência) presente em Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo: Uma análise dos contos “A escrava” e “Maria”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Michelly Cristina Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martinelli Filho, Nelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3164
Resumo: A representação da personagem feminina negra na literatura brasileira possui diferentes abordagens no decorrer da história literária, principalmente quando comparamos a forma como os escritores homens, tanto brancos quanto negros, as apresentam com a representação das escritoras negras, a chamada escre(vivência) por Conceição Evaristo. Dessa forma, faz-se importante pesquisar e discutir a trajetória da mulher negra, tanto como personagem como também escritora, pois a literatura, até certo ponto, acaba sendo uma representação da vida social da comunidade em que está inserida. Por consequência disso, é de extrema importância entender como as personagens eram e são representadas e quais os caminhos percorridos por esse grupo levando em consideração os estudos pós-coloniais. O texto é dividido em duas partes: a primeira consiste em desvelar não só a forma como a personagem feminina negra é representada por escritores, mas também a importância da escritora negra na literatura brasileira; a segunda pretende analisar os contos “A escrava”, de Maria Firmina dos Reis, e “Maria”, de Conceição Evaristo, dando ênfase à maternidade e à violência sofrida pelas personagens negras. Os resultados dessa discussão serão relevantes para futuros estudos que pretendam tratar desse tema.
id UEMS-2_2570e7afb0a2232ce81e3ce9e7a856d1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3164
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling A escre(vivência) presente em Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo: Uma análise dos contos “A escrava” e “Maria”.Literatura afro-brasileiraPós-colonialProtagonismo feminino negroEscrita feminina.A representação da personagem feminina negra na literatura brasileira possui diferentes abordagens no decorrer da história literária, principalmente quando comparamos a forma como os escritores homens, tanto brancos quanto negros, as apresentam com a representação das escritoras negras, a chamada escre(vivência) por Conceição Evaristo. Dessa forma, faz-se importante pesquisar e discutir a trajetória da mulher negra, tanto como personagem como também escritora, pois a literatura, até certo ponto, acaba sendo uma representação da vida social da comunidade em que está inserida. Por consequência disso, é de extrema importância entender como as personagens eram e são representadas e quais os caminhos percorridos por esse grupo levando em consideração os estudos pós-coloniais. O texto é dividido em duas partes: a primeira consiste em desvelar não só a forma como a personagem feminina negra é representada por escritores, mas também a importância da escritora negra na literatura brasileira; a segunda pretende analisar os contos “A escrava”, de Maria Firmina dos Reis, e “Maria”, de Conceição Evaristo, dando ênfase à maternidade e à violência sofrida pelas personagens negras. Os resultados dessa discussão serão relevantes para futuros estudos que pretendam tratar desse tema.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2019-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3164REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 3 n. 20 (2018): NOVAS NARRADORAS LATINO-AMERICANAS: CORPO, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO; 314 - 3342179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3164/pdfCopyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Michelly Cristina AlvesMartinelli Filho, Nelson2020-11-10T16:35:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3164Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:35:16REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A escre(vivência) presente em Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo: Uma análise dos contos “A escrava” e “Maria”.
title A escre(vivência) presente em Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo: Uma análise dos contos “A escrava” e “Maria”.
spellingShingle A escre(vivência) presente em Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo: Uma análise dos contos “A escrava” e “Maria”.
Lopes, Michelly Cristina Alves
Literatura afro-brasileira
Pós-colonial
Protagonismo feminino negro
Escrita feminina.
title_short A escre(vivência) presente em Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo: Uma análise dos contos “A escrava” e “Maria”.
title_full A escre(vivência) presente em Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo: Uma análise dos contos “A escrava” e “Maria”.
title_fullStr A escre(vivência) presente em Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo: Uma análise dos contos “A escrava” e “Maria”.
title_full_unstemmed A escre(vivência) presente em Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo: Uma análise dos contos “A escrava” e “Maria”.
title_sort A escre(vivência) presente em Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo: Uma análise dos contos “A escrava” e “Maria”.
author Lopes, Michelly Cristina Alves
author_facet Lopes, Michelly Cristina Alves
Martinelli Filho, Nelson
author_role author
author2 Martinelli Filho, Nelson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Michelly Cristina Alves
Martinelli Filho, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura afro-brasileira
Pós-colonial
Protagonismo feminino negro
Escrita feminina.
topic Literatura afro-brasileira
Pós-colonial
Protagonismo feminino negro
Escrita feminina.
description A representação da personagem feminina negra na literatura brasileira possui diferentes abordagens no decorrer da história literária, principalmente quando comparamos a forma como os escritores homens, tanto brancos quanto negros, as apresentam com a representação das escritoras negras, a chamada escre(vivência) por Conceição Evaristo. Dessa forma, faz-se importante pesquisar e discutir a trajetória da mulher negra, tanto como personagem como também escritora, pois a literatura, até certo ponto, acaba sendo uma representação da vida social da comunidade em que está inserida. Por consequência disso, é de extrema importância entender como as personagens eram e são representadas e quais os caminhos percorridos por esse grupo levando em consideração os estudos pós-coloniais. O texto é dividido em duas partes: a primeira consiste em desvelar não só a forma como a personagem feminina negra é representada por escritores, mas também a importância da escritora negra na literatura brasileira; a segunda pretende analisar os contos “A escrava”, de Maria Firmina dos Reis, e “Maria”, de Conceição Evaristo, dando ênfase à maternidade e à violência sofrida pelas personagens negras. Os resultados dessa discussão serão relevantes para futuros estudos que pretendam tratar desse tema.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3164
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3164/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 3 n. 20 (2018): NOVAS NARRADORAS LATINO-AMERICANAS: CORPO, MEMÓRIA, IMAGINÁRIO; 314 - 334
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174564261724160