O saber moral de Carolina Maria de Jesus: uma experiência de vida na invisibilidade urbana
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4525 |
Resumo: | O presente artigo busca realizar uma breve análise do pensamento crítico de Carolina Maria de Jesus, contido em sua obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada (1960), mais especificamente sobre seus aforismos, os quais permeiam o processo de construção de sua escrita poética e reflexiva ao longo do registro de seu cotidiano. A partir dos relatos de sua vivência, a autora utiliza a composição literária como instrumento de denúncia e emancipação social para expressar seu posicionamento diante da condição precária dos pobres, pretos favelados no Brasil do século XX, o que chama atenção pela sua postura de mulher negra que utiliza a linguagem literária em uma época em que não havia espaço no mundo das Letras para o discurso feminino, mais especificamente de uma negra em estado de miserabilidade e “iletrada”. Para fundamentar o contexto histórico e cultural, referente à inserção da mulher no universo literário, recorremos à teoria crítica do feminismo e aos pressupostos teóricos da crítica literária, entre os quais: bell Hooks (2014), Dijamila Ribeiro (2017), Antonio Candido (2000), FUNCK (2016), Gonçalves (2014), entre outros. |
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O saber moral de Carolina Maria de Jesus: uma experiência de vida na invisibilidade urbanaCarolina Maria de JesusIntelectuais negrasSubjetividadeAforismos.O presente artigo busca realizar uma breve análise do pensamento crítico de Carolina Maria de Jesus, contido em sua obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada (1960), mais especificamente sobre seus aforismos, os quais permeiam o processo de construção de sua escrita poética e reflexiva ao longo do registro de seu cotidiano. A partir dos relatos de sua vivência, a autora utiliza a composição literária como instrumento de denúncia e emancipação social para expressar seu posicionamento diante da condição precária dos pobres, pretos favelados no Brasil do século XX, o que chama atenção pela sua postura de mulher negra que utiliza a linguagem literária em uma época em que não havia espaço no mundo das Letras para o discurso feminino, mais especificamente de uma negra em estado de miserabilidade e “iletrada”. Para fundamentar o contexto histórico e cultural, referente à inserção da mulher no universo literário, recorremos à teoria crítica do feminismo e aos pressupostos teóricos da crítica literária, entre os quais: bell Hooks (2014), Dijamila Ribeiro (2017), Antonio Candido (2000), FUNCK (2016), Gonçalves (2014), entre outros.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4525REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 24 (2020): Escrevivências de mulheres negras em diáspora; 40-622179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4525/pdfCopyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSodré, Patrícia Rosicleia da SilvaLopes, Michelly Cristina Alves2021-09-12T00:24:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4525Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2021-09-12T00:24:15REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false |
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