The Handmaid’s Tale: relações entre ficção e história
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3965 |
Resumo: | RESUMOA premiada série de televisão The Handmaid´s Tale surgiu 32 anos após a publicação do renomado romance de mesmo nome da autora Margaret Atwood, em um contexto histórico de tensões com discursos extremistas e de ódio, cada vez menos velados e mais frequentes. Baseado no romance, o enredo da série é sobre Gilead, uma autocracia religiosa em que as mulheres férteis são transformadas em handmaids, sujeitas à escravidão sexual e que têm como função dar à luz os descendentes dos homens da alta classe social. Esse artigo tem como objetivo analisar a série por meio de algumas cenas e passagens em que elementos formais remetem a contradições presentes nos sistemas de poder. As cenas escolhidas, além do repertório crítico, demonstram como a adaptação de The Handmaid´s Tale, assim como a obra literária, faz um poderoso e preciso diagnóstico dos problemas do século XXI e dos retrocessos de nossa realidade. |
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The Handmaid’s Tale: relações entre ficção e históriaO Conto da AiadistopiasliteraturahistóriaRESUMOA premiada série de televisão The Handmaid´s Tale surgiu 32 anos após a publicação do renomado romance de mesmo nome da autora Margaret Atwood, em um contexto histórico de tensões com discursos extremistas e de ódio, cada vez menos velados e mais frequentes. Baseado no romance, o enredo da série é sobre Gilead, uma autocracia religiosa em que as mulheres férteis são transformadas em handmaids, sujeitas à escravidão sexual e que têm como função dar à luz os descendentes dos homens da alta classe social. Esse artigo tem como objetivo analisar a série por meio de algumas cenas e passagens em que elementos formais remetem a contradições presentes nos sistemas de poder. As cenas escolhidas, além do repertório crítico, demonstram como a adaptação de The Handmaid´s Tale, assim como a obra literária, faz um poderoso e preciso diagnóstico dos problemas do século XXI e dos retrocessos de nossa realidade.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2020-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3965REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 3 n. 23 (2019): LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA HOJE: DEBATES SOBRE FORMA E HISTÓRIA; 34-602179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3965/pdfCopyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPuglia, DanielBonezi, Aline Gevezier2020-11-10T16:30:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3965Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:30:15REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false |
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