Alguns dispersos em prosa de B. Lopes na Gazeta da Tarde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Isabela Melim
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Luiz dos Santos, Alckmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2211
Resumo: Resumo: O presente artigo tem o objetivo de trazer luz à obra do poeta fluminense B. Lopes que escreveu seus textos em livros e periódicos durante a virada do século XIX para o XX sem receber a devida visibilidade nos compêndios de História literária que lhe eram contemporâneos, tampouco nos atuais.  Para fundamentar nosso trabalho, nos apropriamos das principais ideias de Flora Süssekind, Pierre Bourdieu, Silviano Santiago, entre outros. Dessa maneira, almejamos problematizar a pretensa diferenciação entre uma escrita “parnasiana” e uma escrita “jornalística”, ideia esta que aparece corriqueiramente nos manuais de história e crítica literárias. Para tal, utilizamos os textos em prosa de B. Lopes (presentes no periódico Gazeta da Tarde e somente lá até o momento) comparando-os aos seus textos poéticos e concluímos que não houve qualquer dissolução de sua poética quando ele passa a escrever prosa em jornais da época. Ocorreu justamente o contrário, isto é, B. Lopes se utiliza da sua escrita em prosa nos jornais para promover sua escrita em versos, e não subverte nenhuma das duas.
id UEMS-2_53cbcccd9f588a08ee6685f3614b5ca6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2211
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling Alguns dispersos em prosa de B. Lopes na Gazeta da TardeB. LopespoesiaprosaResumo: O presente artigo tem o objetivo de trazer luz à obra do poeta fluminense B. Lopes que escreveu seus textos em livros e periódicos durante a virada do século XIX para o XX sem receber a devida visibilidade nos compêndios de História literária que lhe eram contemporâneos, tampouco nos atuais.  Para fundamentar nosso trabalho, nos apropriamos das principais ideias de Flora Süssekind, Pierre Bourdieu, Silviano Santiago, entre outros. Dessa maneira, almejamos problematizar a pretensa diferenciação entre uma escrita “parnasiana” e uma escrita “jornalística”, ideia esta que aparece corriqueiramente nos manuais de história e crítica literárias. Para tal, utilizamos os textos em prosa de B. Lopes (presentes no periódico Gazeta da Tarde e somente lá até o momento) comparando-os aos seus textos poéticos e concluímos que não houve qualquer dissolução de sua poética quando ele passa a escrever prosa em jornais da época. Ocorreu justamente o contrário, isto é, B. Lopes se utiliza da sua escrita em prosa nos jornais para promover sua escrita em versos, e não subverte nenhuma das duas.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2018-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2211REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 18 (2018): Narrativas transbordantes: olhares sobre a literatura e o pensamento boliviano; 294 - 3162179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2211/pdfCopyright (c) 2018 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Isabela MelimLuiz dos Santos, Alckmar2020-11-10T16:38:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2211Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:38:18REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Alguns dispersos em prosa de B. Lopes na Gazeta da Tarde
title Alguns dispersos em prosa de B. Lopes na Gazeta da Tarde
spellingShingle Alguns dispersos em prosa de B. Lopes na Gazeta da Tarde
Borges, Isabela Melim
B. Lopes
poesia
prosa
title_short Alguns dispersos em prosa de B. Lopes na Gazeta da Tarde
title_full Alguns dispersos em prosa de B. Lopes na Gazeta da Tarde
title_fullStr Alguns dispersos em prosa de B. Lopes na Gazeta da Tarde
title_full_unstemmed Alguns dispersos em prosa de B. Lopes na Gazeta da Tarde
title_sort Alguns dispersos em prosa de B. Lopes na Gazeta da Tarde
author Borges, Isabela Melim
author_facet Borges, Isabela Melim
Luiz dos Santos, Alckmar
author_role author
author2 Luiz dos Santos, Alckmar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Isabela Melim
Luiz dos Santos, Alckmar
dc.subject.por.fl_str_mv B. Lopes
poesia
prosa
topic B. Lopes
poesia
prosa
description Resumo: O presente artigo tem o objetivo de trazer luz à obra do poeta fluminense B. Lopes que escreveu seus textos em livros e periódicos durante a virada do século XIX para o XX sem receber a devida visibilidade nos compêndios de História literária que lhe eram contemporâneos, tampouco nos atuais.  Para fundamentar nosso trabalho, nos apropriamos das principais ideias de Flora Süssekind, Pierre Bourdieu, Silviano Santiago, entre outros. Dessa maneira, almejamos problematizar a pretensa diferenciação entre uma escrita “parnasiana” e uma escrita “jornalística”, ideia esta que aparece corriqueiramente nos manuais de história e crítica literárias. Para tal, utilizamos os textos em prosa de B. Lopes (presentes no periódico Gazeta da Tarde e somente lá até o momento) comparando-os aos seus textos poéticos e concluímos que não houve qualquer dissolução de sua poética quando ele passa a escrever prosa em jornais da época. Ocorreu justamente o contrário, isto é, B. Lopes se utiliza da sua escrita em prosa nos jornais para promover sua escrita em versos, e não subverte nenhuma das duas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2211
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2211/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 18 (2018): Narrativas transbordantes: olhares sobre a literatura e o pensamento boliviano; 294 - 316
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174564109680640