Didática no Brasil: planejamento de ensino e avaliação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1473 |
Resumo: | O presente estudo, de caráter bibliográfico, objetiva compreender a importância do planejamento e da avaliação no âmbito educacional, bem como instrumentalizar os profissionais da educação com estratégias que demonstrem como funcionam esses processos dentro da didática de ensino usada no Brasil. Ferramentas essenciais no processo de ensino-aprendizagem, muitos professores ressentem do seu uso, quando no exercício da atividade didática. Dessa forma, será possível observar que o planejamento escolar, nada mais é do que um método utilizado nas atividades didáticas para a organização e coordenação dos objetivos que deseja alcançar durante o processo de ensino. Já a avaliação consiste em auxiliar o trabalho docente, pois através dela poderá se analisar os resultados do ensino aplicado, podendo assim se constatar os progressos e também as dificuldades, para que sejam realizadas as correções necessárias. Destacam-se com isso, as características e peculiaridades que envolvem o planejamento e a avaliação, baseando-se em leituras acerca do assunto em questão. Tomando-se por base teórica os estudos produzidos por Libâneo (2013), Candau (2011), Veiga (1996), dentre outros. Observou-se o quanto é essencial o planejamento de ensino e a avaliação escolar, para que os professores possam desenvolver suas práticas educacionais com organização e adequação, visando alcançar um desempenho na aprendizagem de qualidade dos seus alunos. |
id |
UEMS-2_6d5196ca6662e2943f60a7134363a7ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1473 |
network_acronym_str |
UEMS-2 |
network_name_str |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
repository_id_str |
|
spelling |
Didática no Brasil: planejamento de ensino e avaliação escolarEducaçãoPlanejamento de ensinoAvaliação escolar.O presente estudo, de caráter bibliográfico, objetiva compreender a importância do planejamento e da avaliação no âmbito educacional, bem como instrumentalizar os profissionais da educação com estratégias que demonstrem como funcionam esses processos dentro da didática de ensino usada no Brasil. Ferramentas essenciais no processo de ensino-aprendizagem, muitos professores ressentem do seu uso, quando no exercício da atividade didática. Dessa forma, será possível observar que o planejamento escolar, nada mais é do que um método utilizado nas atividades didáticas para a organização e coordenação dos objetivos que deseja alcançar durante o processo de ensino. Já a avaliação consiste em auxiliar o trabalho docente, pois através dela poderá se analisar os resultados do ensino aplicado, podendo assim se constatar os progressos e também as dificuldades, para que sejam realizadas as correções necessárias. Destacam-se com isso, as características e peculiaridades que envolvem o planejamento e a avaliação, baseando-se em leituras acerca do assunto em questão. Tomando-se por base teórica os estudos produzidos por Libâneo (2013), Candau (2011), Veiga (1996), dentre outros. Observou-se o quanto é essencial o planejamento de ensino e a avaliação escolar, para que os professores possam desenvolver suas práticas educacionais com organização e adequação, visando alcançar um desempenho na aprendizagem de qualidade dos seus alunos. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2017-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1473REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 15 (2017): VI - Encontro de Estudos Literários; 36 - 502179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1473/pdfCopyright (c) 2017 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Reis, João Carlos Barbosade Carvalho, Agenor Francisco2020-12-14T23:20:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1473Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-12-14T23:20:55REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didática no Brasil: planejamento de ensino e avaliação escolar |
title |
Didática no Brasil: planejamento de ensino e avaliação escolar |
spellingShingle |
Didática no Brasil: planejamento de ensino e avaliação escolar dos Reis, João Carlos Barbosa Educação Planejamento de ensino Avaliação escolar. |
title_short |
Didática no Brasil: planejamento de ensino e avaliação escolar |
title_full |
Didática no Brasil: planejamento de ensino e avaliação escolar |
title_fullStr |
Didática no Brasil: planejamento de ensino e avaliação escolar |
title_full_unstemmed |
Didática no Brasil: planejamento de ensino e avaliação escolar |
title_sort |
Didática no Brasil: planejamento de ensino e avaliação escolar |
author |
dos Reis, João Carlos Barbosa |
author_facet |
dos Reis, João Carlos Barbosa de Carvalho, Agenor Francisco |
author_role |
author |
author2 |
de Carvalho, Agenor Francisco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Reis, João Carlos Barbosa de Carvalho, Agenor Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Planejamento de ensino Avaliação escolar. |
topic |
Educação Planejamento de ensino Avaliação escolar. |
description |
O presente estudo, de caráter bibliográfico, objetiva compreender a importância do planejamento e da avaliação no âmbito educacional, bem como instrumentalizar os profissionais da educação com estratégias que demonstrem como funcionam esses processos dentro da didática de ensino usada no Brasil. Ferramentas essenciais no processo de ensino-aprendizagem, muitos professores ressentem do seu uso, quando no exercício da atividade didática. Dessa forma, será possível observar que o planejamento escolar, nada mais é do que um método utilizado nas atividades didáticas para a organização e coordenação dos objetivos que deseja alcançar durante o processo de ensino. Já a avaliação consiste em auxiliar o trabalho docente, pois através dela poderá se analisar os resultados do ensino aplicado, podendo assim se constatar os progressos e também as dificuldades, para que sejam realizadas as correções necessárias. Destacam-se com isso, as características e peculiaridades que envolvem o planejamento e a avaliação, baseando-se em leituras acerca do assunto em questão. Tomando-se por base teórica os estudos produzidos por Libâneo (2013), Candau (2011), Veiga (1996), dentre outros. Observou-se o quanto é essencial o planejamento de ensino e a avaliação escolar, para que os professores possam desenvolver suas práticas educacionais com organização e adequação, visando alcançar um desempenho na aprendizagem de qualidade dos seus alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1473 |
url |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1473/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 15 (2017): VI - Encontro de Estudos Literários; 36 - 50 2179-4456 reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) instacron:UEMS |
instname_str |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) |
instacron_str |
UEMS |
institution |
UEMS |
reponame_str |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
collection |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
repository.name.fl_str_mv |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com |
_version_ |
1797174563682910208 |