Coxas de Roberto Piva: ars erotica & solidão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, Fabrício Carlos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leal, Cristyane Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5761
Resumo: Este texto realiza uma leitura do livro Coxas: sex fiction & Delírios, de Roberto Piva, publicado primeiramente em 1979 e depois em 2006, em Obras reunidas, organizadas por Alcir Pécora. Partindo dos conceitos de “Ars erotica”, de Michel Foucault (2012), “política dos anormais”, de Beatriz Preciado (2011) e de performatividade, de Judith Butller (2008), percorremos a linguagem transgressora da poética de Piva. Em Coxas, o homoerotismo ou a sexualidade transgressiva assume as feições do fazer poético, o que se equivale à busca pelo conhecimento e erudição como maneira de empreender, como diz o poeta,  a “destruição maravilhosa do Caráter”. Nesse sentido, o anárquico sincretismo brasileiro de Piva radicaliza  as visões de Oswald de Andrade, redefinindo a antropofagia em sexualidade transgressiva  . Essa abordagem traz novas possibilidades de pensar relações entre literatura e vida, em que um esforço existencial luta e se debate para não ser sufocado pela normalidade triunfante.
id UEMS-2_8a28f4487ef6b0924fd4099b4ca95ba4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5761
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling Coxas de Roberto Piva: ars erotica & solidãoRoberto Pivaars eroticatransgressãoliteraturavida.Este texto realiza uma leitura do livro Coxas: sex fiction & Delírios, de Roberto Piva, publicado primeiramente em 1979 e depois em 2006, em Obras reunidas, organizadas por Alcir Pécora. Partindo dos conceitos de “Ars erotica”, de Michel Foucault (2012), “política dos anormais”, de Beatriz Preciado (2011) e de performatividade, de Judith Butller (2008), percorremos a linguagem transgressora da poética de Piva. Em Coxas, o homoerotismo ou a sexualidade transgressiva assume as feições do fazer poético, o que se equivale à busca pelo conhecimento e erudição como maneira de empreender, como diz o poeta,  a “destruição maravilhosa do Caráter”. Nesse sentido, o anárquico sincretismo brasileiro de Piva radicaliza  as visões de Oswald de Andrade, redefinindo a antropofagia em sexualidade transgressiva  . Essa abordagem traz novas possibilidades de pensar relações entre literatura e vida, em que um esforço existencial luta e se debate para não ser sufocado pela normalidade triunfante.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5761REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 28 (2021): Eros irreverente e subversivo: os ecos do modernismo na literatura brasileira; 81-1032179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5761/pdfCopyright (c) 2021 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessClemente, Fabrício CarlosLeal, Cristyane Batista2021-07-06T16:58:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5761Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2021-07-06T16:58:14REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Coxas de Roberto Piva: ars erotica & solidão
title Coxas de Roberto Piva: ars erotica & solidão
spellingShingle Coxas de Roberto Piva: ars erotica & solidão
Clemente, Fabrício Carlos
Roberto Piva
ars erotica
transgressão
literatura
vida.
title_short Coxas de Roberto Piva: ars erotica & solidão
title_full Coxas de Roberto Piva: ars erotica & solidão
title_fullStr Coxas de Roberto Piva: ars erotica & solidão
title_full_unstemmed Coxas de Roberto Piva: ars erotica & solidão
title_sort Coxas de Roberto Piva: ars erotica & solidão
author Clemente, Fabrício Carlos
author_facet Clemente, Fabrício Carlos
Leal, Cristyane Batista
author_role author
author2 Leal, Cristyane Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clemente, Fabrício Carlos
Leal, Cristyane Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Roberto Piva
ars erotica
transgressão
literatura
vida.
topic Roberto Piva
ars erotica
transgressão
literatura
vida.
description Este texto realiza uma leitura do livro Coxas: sex fiction & Delírios, de Roberto Piva, publicado primeiramente em 1979 e depois em 2006, em Obras reunidas, organizadas por Alcir Pécora. Partindo dos conceitos de “Ars erotica”, de Michel Foucault (2012), “política dos anormais”, de Beatriz Preciado (2011) e de performatividade, de Judith Butller (2008), percorremos a linguagem transgressora da poética de Piva. Em Coxas, o homoerotismo ou a sexualidade transgressiva assume as feições do fazer poético, o que se equivale à busca pelo conhecimento e erudição como maneira de empreender, como diz o poeta,  a “destruição maravilhosa do Caráter”. Nesse sentido, o anárquico sincretismo brasileiro de Piva radicaliza  as visões de Oswald de Andrade, redefinindo a antropofagia em sexualidade transgressiva  . Essa abordagem traz novas possibilidades de pensar relações entre literatura e vida, em que um esforço existencial luta e se debate para não ser sufocado pela normalidade triunfante.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5761
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5761/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 28 (2021): Eros irreverente e subversivo: os ecos do modernismo na literatura brasileira; 81-103
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174565081710592