Representação e razão negra em Conceição Evaristo: insubmissas lágrimas de mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Souza, Josane
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5098
Resumo: A literatura, apesar de não possuir compromisso com a realidade, vem servindo como recurso, altamente efetivo, para albergar modos e costumes de uma sociedade. E é esse o artifício com o qual contamos para entender, a partir de que lugar, a escrita feita por pessoas negras revoluciona e preserva nossas expressões culturais e históricas. Desse modo, eu proponho discutir, neste artigo, o entrecruzamento entre história e ficção no conto “Maria do Rosário Imaculada dos Santos”, da escritora Conceição Evaristo (2016), levando em conta, a partir do texto ficcional, como as histórias e memórias de pessoas negras foram necrosadas pelo processo de escravidão e como é possível redimensionar nossas experiências, como sujeitos que caminham para outra história possível. Para tanto, pretendo, inicialmente, fazer uma contextualização dos espaços e histórias que assentaram a produção literária da coletânea de contos “Insubmissas lágrimas de mulheres”, publicada pela primeira vez em 2011. Para embasar, teoricamente, a análise do conto, tomo como referência principal os autores Stuart Hall (2016), com o livro “Cultura e representação” e Achille Mbembe (2014), com o livro “Crítica da Razão Negra”. Essa decisão se sustenta, especialmente, a partir das reflexões que ambos fazem em suas obras a respeito da existência do sujeito negro.
id UEMS-2_91e53c3ab7265f29836e4ab8cc4e6d8c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5098
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling Representação e razão negra em Conceição Evaristo: insubmissas lágrimas de mulheresRepresentaçãoRazão negraLiteraturaInsubmissas lágrimas de mulheres.A literatura, apesar de não possuir compromisso com a realidade, vem servindo como recurso, altamente efetivo, para albergar modos e costumes de uma sociedade. E é esse o artifício com o qual contamos para entender, a partir de que lugar, a escrita feita por pessoas negras revoluciona e preserva nossas expressões culturais e históricas. Desse modo, eu proponho discutir, neste artigo, o entrecruzamento entre história e ficção no conto “Maria do Rosário Imaculada dos Santos”, da escritora Conceição Evaristo (2016), levando em conta, a partir do texto ficcional, como as histórias e memórias de pessoas negras foram necrosadas pelo processo de escravidão e como é possível redimensionar nossas experiências, como sujeitos que caminham para outra história possível. Para tanto, pretendo, inicialmente, fazer uma contextualização dos espaços e histórias que assentaram a produção literária da coletânea de contos “Insubmissas lágrimas de mulheres”, publicada pela primeira vez em 2011. Para embasar, teoricamente, a análise do conto, tomo como referência principal os autores Stuart Hall (2016), com o livro “Cultura e representação” e Achille Mbembe (2014), com o livro “Crítica da Razão Negra”. Essa decisão se sustenta, especialmente, a partir das reflexões que ambos fazem em suas obras a respeito da existência do sujeito negro.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5098REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 24 (2020): Escrevivências de mulheres negras em diáspora; 63-842179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5098/pdfCopyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Souza, Josane2021-09-12T00:24:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5098Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2021-09-12T00:24:15REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação e razão negra em Conceição Evaristo: insubmissas lágrimas de mulheres
title Representação e razão negra em Conceição Evaristo: insubmissas lágrimas de mulheres
spellingShingle Representação e razão negra em Conceição Evaristo: insubmissas lágrimas de mulheres
Silva Souza, Josane
Representação
Razão negra
Literatura
Insubmissas lágrimas de mulheres.
title_short Representação e razão negra em Conceição Evaristo: insubmissas lágrimas de mulheres
title_full Representação e razão negra em Conceição Evaristo: insubmissas lágrimas de mulheres
title_fullStr Representação e razão negra em Conceição Evaristo: insubmissas lágrimas de mulheres
title_full_unstemmed Representação e razão negra em Conceição Evaristo: insubmissas lágrimas de mulheres
title_sort Representação e razão negra em Conceição Evaristo: insubmissas lágrimas de mulheres
author Silva Souza, Josane
author_facet Silva Souza, Josane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Souza, Josane
dc.subject.por.fl_str_mv Representação
Razão negra
Literatura
Insubmissas lágrimas de mulheres.
topic Representação
Razão negra
Literatura
Insubmissas lágrimas de mulheres.
description A literatura, apesar de não possuir compromisso com a realidade, vem servindo como recurso, altamente efetivo, para albergar modos e costumes de uma sociedade. E é esse o artifício com o qual contamos para entender, a partir de que lugar, a escrita feita por pessoas negras revoluciona e preserva nossas expressões culturais e históricas. Desse modo, eu proponho discutir, neste artigo, o entrecruzamento entre história e ficção no conto “Maria do Rosário Imaculada dos Santos”, da escritora Conceição Evaristo (2016), levando em conta, a partir do texto ficcional, como as histórias e memórias de pessoas negras foram necrosadas pelo processo de escravidão e como é possível redimensionar nossas experiências, como sujeitos que caminham para outra história possível. Para tanto, pretendo, inicialmente, fazer uma contextualização dos espaços e histórias que assentaram a produção literária da coletânea de contos “Insubmissas lágrimas de mulheres”, publicada pela primeira vez em 2011. Para embasar, teoricamente, a análise do conto, tomo como referência principal os autores Stuart Hall (2016), com o livro “Cultura e representação” e Achille Mbembe (2014), com o livro “Crítica da Razão Negra”. Essa decisão se sustenta, especialmente, a partir das reflexões que ambos fazem em suas obras a respeito da existência do sujeito negro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5098
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5098/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 24 (2020): Escrevivências de mulheres negras em diáspora; 63-84
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174565071224832