SANGUE LATINO NO PALCO: NUANCES DE DECOLONIALIDADE NA ARTE DE NEY MATOGROSSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3803 |
Resumo: | No presente manuscrito, propomos discutir a performance artístico-musical do cantor Ney Matogrosso, ao longo de seus 45 anos de carreira no cenário da música popular brasileira, em que foram lançados 35 discos com vendagem superior a 25 milhões de cópias. Analisamos o compromisso estético decolonial do artista ao perceber seu discurso em defesa da cultura latino-americana, dos povos nativos e de sua performance inovadora nos palcos, quando lida com questões ligadas à liberdade sexual, androgenia e quebra de tabus. Para isso, apresentamos uma crítica da performance do artista à luz das teorias decoloniais e o seu posicionamento contrário ou, pelo menos, alheio às culturas europeias e norte-americanas. Como material de verificação, buscamos desenvolver uma análise crítico-descritiva utilizando a obra Sangue Latino, considerada pela crítica especializada o maior sucesso da carreira do artista (CUNHA, 2013) e por tematizar os principais elementos decolonizadores da Epistemologia do Sul (QUINJANO, 2005). Por fim, apontamos nuances como elementos comprobatórios da ideologia interpretativa e do posicionamento crítico do artista em relação ao fazer-se artista brasileiro, sul-americano, tupiniquim, pós-moderno e liberto de rótulos e classificações genéricas e redundantes da imposição globalizante, da modernidade, do tradicionalismo e do hegemônico. |
id |
UEMS-2_92ef67392a3b0f735c1618489aec5d54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3803 |
network_acronym_str |
UEMS-2 |
network_name_str |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
repository_id_str |
|
spelling |
SANGUE LATINO NO PALCO: NUANCES DE DECOLONIALIDADE NA ARTE DE NEY MATOGROSSOMúsica Popular BrasileiraTeoria DecolonialPerformance Artístico-musicalNo presente manuscrito, propomos discutir a performance artístico-musical do cantor Ney Matogrosso, ao longo de seus 45 anos de carreira no cenário da música popular brasileira, em que foram lançados 35 discos com vendagem superior a 25 milhões de cópias. Analisamos o compromisso estético decolonial do artista ao perceber seu discurso em defesa da cultura latino-americana, dos povos nativos e de sua performance inovadora nos palcos, quando lida com questões ligadas à liberdade sexual, androgenia e quebra de tabus. Para isso, apresentamos uma crítica da performance do artista à luz das teorias decoloniais e o seu posicionamento contrário ou, pelo menos, alheio às culturas europeias e norte-americanas. Como material de verificação, buscamos desenvolver uma análise crítico-descritiva utilizando a obra Sangue Latino, considerada pela crítica especializada o maior sucesso da carreira do artista (CUNHA, 2013) e por tematizar os principais elementos decolonizadores da Epistemologia do Sul (QUINJANO, 2005). Por fim, apontamos nuances como elementos comprobatórios da ideologia interpretativa e do posicionamento crítico do artista em relação ao fazer-se artista brasileiro, sul-americano, tupiniquim, pós-moderno e liberto de rótulos e classificações genéricas e redundantes da imposição globalizante, da modernidade, do tradicionalismo e do hegemônico.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2020-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3803REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 22/2 (2019): Temática Livre; 297-3192179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3803/pdfCopyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFlorêncio, Roberto RemígioAbib, Pedro Rodolpho Jungers2020-11-10T16:31:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3803Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:31:01REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SANGUE LATINO NO PALCO: NUANCES DE DECOLONIALIDADE NA ARTE DE NEY MATOGROSSO |
title |
SANGUE LATINO NO PALCO: NUANCES DE DECOLONIALIDADE NA ARTE DE NEY MATOGROSSO |
spellingShingle |
SANGUE LATINO NO PALCO: NUANCES DE DECOLONIALIDADE NA ARTE DE NEY MATOGROSSO Florêncio, Roberto Remígio Música Popular Brasileira Teoria Decolonial Performance Artístico-musical |
title_short |
SANGUE LATINO NO PALCO: NUANCES DE DECOLONIALIDADE NA ARTE DE NEY MATOGROSSO |
title_full |
SANGUE LATINO NO PALCO: NUANCES DE DECOLONIALIDADE NA ARTE DE NEY MATOGROSSO |
title_fullStr |
SANGUE LATINO NO PALCO: NUANCES DE DECOLONIALIDADE NA ARTE DE NEY MATOGROSSO |
title_full_unstemmed |
SANGUE LATINO NO PALCO: NUANCES DE DECOLONIALIDADE NA ARTE DE NEY MATOGROSSO |
title_sort |
SANGUE LATINO NO PALCO: NUANCES DE DECOLONIALIDADE NA ARTE DE NEY MATOGROSSO |
author |
Florêncio, Roberto Remígio |
author_facet |
Florêncio, Roberto Remígio Abib, Pedro Rodolpho Jungers |
author_role |
author |
author2 |
Abib, Pedro Rodolpho Jungers |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Florêncio, Roberto Remígio Abib, Pedro Rodolpho Jungers |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Popular Brasileira Teoria Decolonial Performance Artístico-musical |
topic |
Música Popular Brasileira Teoria Decolonial Performance Artístico-musical |
description |
No presente manuscrito, propomos discutir a performance artístico-musical do cantor Ney Matogrosso, ao longo de seus 45 anos de carreira no cenário da música popular brasileira, em que foram lançados 35 discos com vendagem superior a 25 milhões de cópias. Analisamos o compromisso estético decolonial do artista ao perceber seu discurso em defesa da cultura latino-americana, dos povos nativos e de sua performance inovadora nos palcos, quando lida com questões ligadas à liberdade sexual, androgenia e quebra de tabus. Para isso, apresentamos uma crítica da performance do artista à luz das teorias decoloniais e o seu posicionamento contrário ou, pelo menos, alheio às culturas europeias e norte-americanas. Como material de verificação, buscamos desenvolver uma análise crítico-descritiva utilizando a obra Sangue Latino, considerada pela crítica especializada o maior sucesso da carreira do artista (CUNHA, 2013) e por tematizar os principais elementos decolonizadores da Epistemologia do Sul (QUINJANO, 2005). Por fim, apontamos nuances como elementos comprobatórios da ideologia interpretativa e do posicionamento crítico do artista em relação ao fazer-se artista brasileiro, sul-americano, tupiniquim, pós-moderno e liberto de rótulos e classificações genéricas e redundantes da imposição globalizante, da modernidade, do tradicionalismo e do hegemônico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3803 |
url |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3803/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 22/2 (2019): Temática Livre; 297-319 2179-4456 reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) instacron:UEMS |
instname_str |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) |
instacron_str |
UEMS |
institution |
UEMS |
reponame_str |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
collection |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
repository.name.fl_str_mv |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com |
_version_ |
1797174564690591744 |