Um beijo na boca maldita: configurações da personagem travesti no romance brasileiro contemporâneo (1970-2015)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2384 |
Resumo: | Este artigo aborda a configuração de personagens travestis em romances brasileiros publicados entre 1970 e 2015. A partir do mapeamento de obras e personagens, o artigo analisa o processo de configuração dessas personagens travestis, tanto protagonistas quanto personagens secundárias, partindo da problematização dos espaços de ocupação e representações dessas personagens. Foi possível verificar, a partir das análises, que, embora a literatura contemporânea brasileira esteja ligada à multiplicidade de vozes e modos de produção cultural na atualidade, a personagem travesti ainda é representada como o “outro” nos discursos sociais. Nesse sentido, percebe-se que o corpo travesti é constantemente recriado a partir de imagens e discursos hegemônicos, quase sempre negativos e que produzem “verdades” sobre as vivências. Para tanto, a base teórica, sob o olhar crítico dos Estudos Culturais, consiste em Dalcastagnè (2012), Resende (2008), Shohat e Stam (2006), Kulick (2008), Butler (2003), Fernandes (2016), dentre outros. |
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Um beijo na boca maldita: configurações da personagem travesti no romance brasileiro contemporâneo (1970-2015)Romance contemporâneo brasileiroMapeamentoPersonagens travestisConfigurações.Este artigo aborda a configuração de personagens travestis em romances brasileiros publicados entre 1970 e 2015. A partir do mapeamento de obras e personagens, o artigo analisa o processo de configuração dessas personagens travestis, tanto protagonistas quanto personagens secundárias, partindo da problematização dos espaços de ocupação e representações dessas personagens. Foi possível verificar, a partir das análises, que, embora a literatura contemporânea brasileira esteja ligada à multiplicidade de vozes e modos de produção cultural na atualidade, a personagem travesti ainda é representada como o “outro” nos discursos sociais. Nesse sentido, percebe-se que o corpo travesti é constantemente recriado a partir de imagens e discursos hegemônicos, quase sempre negativos e que produzem “verdades” sobre as vivências. Para tanto, a base teórica, sob o olhar crítico dos Estudos Culturais, consiste em Dalcastagnè (2012), Resende (2008), Shohat e Stam (2006), Kulick (2008), Butler (2003), Fernandes (2016), dentre outros.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2018-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2384REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 19 (2018): REPRESENTAÇÕES DA MASCULINIDADE NAS LITERATURAS LUSÓFONAS; 88-1162179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2384/pdfCopyright (c) 2018 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Adenize AparecidaLopes do Vale, Rosiney AparecidaSoares, Luiz Henrique Moreira2020-11-10T16:36:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2384Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:36:19REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false |
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