Junius Villeneuve e a circulação de estratégias de edição francesas no Brasil do século XIX: romances-folhetim e o Museo Universal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3375 |
Resumo: | Durante parte do século XIX, notadamente na década de 1840, Junius Villeneuve se estabeleceu como o maior impressor do Rio de Janeiro, além de estar à frente do mais importante jornal diário do período, o Jornal do Commercio. Seja pelos prelos de sua tipografia, seja nas páginas de seu jornal, o editor e empresário contribuiu para a circulação de ideias, modos de publicação, autores e textos franceses. Este artigo explora a atividade de impressão e publicação realizada por Villeneuve à frente da tipografia do Jornal do Commercio, tendo esse agente utilizado estratégias de edição próprias à imprensa francesa. Uma delas era o aproveitamento máximo das publicações literárias, sendo o romance-folhetim (que alimentava o rodapé dos jornais) reimpresso em livro; outra era a criação de um periódico semanal, a ser recolhido em anuário, o Museo Universal, ambiciosa revista ilustrada de variedades que circulou por sete anos. Por meio desses exemplos, destacaremos a atuação desse francês à frente da mais importante oficina de impressão da corte (a tipografia do Jornal do Commercio), tendo essa produção brasileira participado da centralidade que a França exercia no século XIX na República Mundial das Letras. |
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